A Escola Bauhaus foi uma escola de arte e design fundada em 1919 na cidade de Weimar, na Alemanha. Seu nome deriva da junção das palavras “Bau” (construção, em alemão) e “Haus” (casa). O nome indica a ideia de uma escola que se dedicaria à construção de um novo tipo de arte e design que pudesse, assim, estar em sintonia com as necessidades da sociedade moderna.
O principal nome associado à fundação da Bauhaus é o do arquiteto alemão Walter Gropius, que foi o seu primeiro diretor. A escola foi criada a partir da fusão de duas instituições anteriores, a Escola de Artes e Ofícios e a Academia de Belas Artes. Assim, ela contou com a participação de importantes artistas e designers da época, como Wassily Kandinsky, Paul Klee, László Moholy-Nagy e Marcel Breuer.
Aliás, essa foi a primeira escola de design do mundo. Por causa disso, é de extrema importância para o desenvolvimento do segmento como arte, ciência e mercado de trabalho no século XX.
Resumo sobre Bauhaus
A Bauhaus foi um movimento estético que propôs uma abordagem radicalmente nova para o design e a arte. A escola buscava criar uma linguagem visual clara, funcional e racional, adaptada, portanto, às necessidades da sociedade industrial. Em resumo:
- A ênfase na funcionalidade e na simplicidade: a Bauhaus propunha que a forma de um objeto deveria estar diretamente relacionada à sua função, ou seja, que a simplicidade e a clareza de linhas eram fundamentais para criar objetos úteis e acessíveis.
- O uso de materiais modernos: a escola valorizava o uso de materiais industrializados, como o aço, o vidro e o concreto, ou seja, vistos como mais adequados para a produção em massa.
- A integração entre arte e tecnologia: a Bauhaus propunha que a arte deveria estar a serviço da sociedade e que os artistas, portanto, deveriam trabalhar em conjunto com os engenheiros e os técnicos para criar objetos funcionais e esteticamente agradáveis.
- O trabalho em equipe e a abordagem interdisciplinar: a escola enfatizava o trabalho em equipe e a colaboração entre diferentes disciplinas, como a arquitetura, o design gráfico, a pintura e a escultura.
- Apesar de ter existido por apenas 14 anos, a Bauhaus exerceu uma enorme influência no mundo do design e da arte; ademais, suas ideias e princípios continuam a inspirar os artistas e designers até os dias de hoje.
História da Escola Bauhaus
A história da Escola Bauhaus começou em 1919, quando o arquiteto Walter Gropius fundou a escola com a intenção de criar um novo tipo de arte e design que estivesse em sintonia com as necessidades da sociedade moderna.
A Bauhaus foi criada a partir da fusão de duas instituições anteriores, a Escola de Artes e Ofícios e a Academia de Belas Artes, e contou com a participação de importantes artistas e designers da época, como Wassily Kandinsky, Paul Klee, László Moholy-Nagy e Marcel Breuer.
A escola teve uma trajetória turbulenta, marcada por confrontos com as autoridades políticas e ideológicas da época. Em 1923, a Bauhaus foi forçada a se mudar de Weimar para a cidade de Dessau, devido à pressão das autoridades locais. Em 1925, Gropius deixou o cargo de diretor e foi substituído por Hannes Meyer, que promoveu uma maior aproximação da escola com os movimentos operários e socialistas.
No entanto, a abordagem política de Meyer acabou gerando conflitos internos e, em 1928, ele foi substituído por Ludwig Mies van der Rohe, que tentou restaurar a posição da Bauhaus como uma escola de arte e design mais neutra e apolítica.
O fim da Bauhaus
Apesar de seus conflitos internos e das pressões políticas, a Bauhaus foi um movimento estético que propôs uma abordagem radicalmente nova para o design e a arte. A escola valorizava a funcionalidade, a simplicidade e a clareza de linhas, e buscava criar objetos úteis e acessíveis, utilizando materiais modernos e trabalhando em equipe e de forma interdisciplinar.
Em 1933, com a ascensão do partido nazista ao poder na Alemanha, a Bauhaus foi fechada pelas autoridades e muitos de seus membros foram perseguidos e exilados. No entanto, apesar de ter existido por apenas 14 anos, a Bauhaus exerceu uma enorme influência no mundo do design e da arte, e suas ideias e princípios continuam a inspirar os artistas e designers até os dias de hoje.
Quais são as características da Escola Bauhaus?
- Ênfase na funcionalidade e na simplicidade das formas, em detrimento da ornamentação excessiva.
- Busca pela criação de objetos úteis e acessíveis, que pudessem ser produzidos em massa.
- Valorização do trabalho em equipe e da abordagem interdisciplinar, que envolvia a colaboração entre artistas, designers, arquitetos, técnicos e artesãos.
- Utilização de materiais modernos e novas tecnologias, como o aço, o vidro e o concreto armado.
- Preocupação com a ergonomia e a usabilidade dos objetos, que deveriam ser adaptados às necessidades e aos movimentos do corpo humano.
- Experimentação e inovação constantes, com a utilização de novas técnicas e materiais, e a busca por soluções originais para os desafios do design e da produção em massa.
- Interesse pelas formas geométricas básicas, como o quadrado, o círculo e o triângulo, que eram consideradas universais e atemporais.
- Abordagem pedagógica baseada na prática, que envolvia a realização de exercícios e projetos concretos, com o objetivo de desenvolver as habilidades técnicas e criativas dos alunos.
- Valorização da arte abstrata e da expressão pessoal, que eram consideradas importantes para o desenvolvimento da sensibilidade e da criatividade dos alunos, mas sempre a serviço da funcionalidade e da utilidade dos objetos.
- Intenção de criar uma nova estética que estivesse em sintonia com as necessidades e as possibilidades da sociedade moderna, rompendo com as tradições históricas e os estilos do passado.
Entre os grandes nomes influenciados pelo estilo, estão o arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, que projetou Brasília.
Outro famoso nome ligado aos conceitos da escola alemã foi Steve Jobs, co-fundador da Apple. Assim como o designer da empresa, Jony Ive. Esse último, inclusive, é o responsável pelo visual de quase todos os produtos da marca desde o final dos anos 90.
Bauhaus na arquitetura
Na arquitetura, a Escola Bauhaus propôs uma abordagem radicalmente nova, que valorizava a simplicidade, a funcionalidade e a clareza de formas:
- Utilização de materiais modernos, como o concreto armado, o vidro e o aço, que permitiam a criação de edifícios mais leves, resistentes e eficientes.
- Valorização da forma pura e da geometria elementar, com o uso de formas básicas como o quadrado, o círculo e o triângulo, consideradas universais e atemporais.
- Ênfase na transparência e na abertura, que permitiam a integração dos espaços interiores com o entorno e a entrada de luz natural.
- Adoção de plantas livres e flexíveis, que permitiam a adaptação dos espaços às necessidades dos usuários e às mudanças na utilização dos edifícios.
- Preocupação com a ergonomia e a usabilidade dos espaços, que deveriam ser adaptados às necessidades e aos movimentos do corpo humano.
- Busca por soluções técnicas inovadoras e econômicas, que permitissem a produção em massa de edifícios e a redução de custos.
Construções:
- Casa da Floresta (1910), projetada pelo arquiteto Bruno Taut, que apresentava um estilo expressionista e uma fachada colorida e ornamentada.
- Edifício da Bauhaus em Dessau (1926), projetado por Walter Gropius, que se tornou um ícone da arquitetura moderna, com sua fachada branca, limpa e geométrica, e sua estrutura em aço e vidro.
- Casa Tugendhat (1930), projetada pelo arquiteto Mies van der Rohe. Considerada uma das obras-primas da arquitetura moderna, com seu uso elegante de materiais como o mármore, o vidro e o aço, assim como sua integração harmoniosa entre os espaços interiores e exteriores.
- Conjunto residencial Laubenganghäuser (1926), em Berlim, projetado por Walter Gropius, que apresentava uma organização flexível e modular, com varandas corridas que permitiam a integração dos espaços internos e externos, e uma fachada limpa e geométrica.
Com relação à filosofia do movimento, o conceito principal era o de “menos é mais”. Ele prega o design básico, minimalista e simples.
Móveis na estética Bauhaus
Alguns dos móveis mais representativos da estética Bauhaus incluem:
- Cadeira Wassily, projetada por Marcel Breuer em 1925, que utilizava tubos de aço cromado e couro, e se tornou um ícone da estética Bauhaus.
- Mesa Laccio, também projetada por Marcel Breuer, em 1925, que utilizava tubos de aço e tampo de vidro, e apresentava uma forma simples e funcional.
- Poltrona Barcelona, projetada por Mies van der Rohe em 1929. Utilizava uma estrutura de aço cromado e couro, e foi criada para ser usada na residência do Rei Alfonso XIII, na Espanha.
- Cadeira Cesca, projetada por Marcel Breuer em 1928, que utilizava tubos de aço cromado e couro, e apresentava um design leve e elegante.
Principais nomes dessa estética
- Walter Gropius: fundador da Escola Bauhaus e um dos principais arquitetos e designers da estética. Sua visão era integrar arte, design e tecnologia para criar, dessa forma, uma nova estética moderna.
- Mies van der Rohe: arquiteto e designer que se tornou diretor da Escola Bauhaus em 1930. Foi responsável por tornar a estética Bauhaus mais minimalista e funcional, ou seja, com o uso de materiais modernos como o aço e o vidro.
- Marcel Breuer: designer de móveis e arquiteto, que foi aluno e professor da Escola Bauhaus. Foi responsável por criar algumas das peças mais icônicas da estética, entre as quais, a cadeira Wassily.
- Paul Klee: artista suíço que lecionou na Escola Bauhaus. Foi responsável por introduzir a teoria da cor, assim como a experimentação com diferentes técnicas e materiais.
- Wassily Kandinsky: artista russo que lecionou na Escola Bauhaus. Foi responsável por introduzir a teoria da arte abstrata, além da experimentação com formas e cores.
- Josef Albers: artista e designer que lecionou na Escola Bauhaus. Foi responsável por criar a disciplina de design gráfico, além da introdução do ensino de materiais e técnicas industriais.
- László Moholy-Nagy: artista e designer húngaro que lecionou na Escola Bauhaus. Foi responsável pela introdução do ensino de fotografia, cinema e design industrial.
Esses são apenas alguns dos principais nomes da estética Bauhaus. Eles contribuíram para a criação de uma nova abordagem à arte e ao design, integrando, dessa maneira, a tecnologia e a indústria à produção artística. Esta se tornou, assim, acessível e funcional para o dia a dia.
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Fontes: Viva Decora, Olhar Digital, Medium Toda matéria, Cultura genial
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