Curiosidades

Behemoth: significado do nome e o que é o monstro na bíblia?

Descubra tudo sobre o Behemoth, suas diferenças do Leviatã e porque ele é um dos monstros mais impressionantes da Bíblia.

Entre as estranhas criaturas vistas e descritas na Bíblia cristã, duas criaturas sempre se destacaram entre historiadores e teólogos por suas descrições: o Leviatã e o Behemoth.

O Behemoth é mencionado pela primeira vez no Livro de Jó, onde Deus usa sua descrição para ilustrar o imenso poder de Deus para Jacó. Comparado com a descrição posterior do Leviatã, que Deus descreve como um monstro marinho enorme, poderoso e quase apocalíptico, o Behemoth soa mais como uma besta de grande porte.

O próprio nome “Behemoth” foi visto como possivelmente um derivado da palavra egípcia para “boi de água”, uma palavra possivelmente assíria que significa “monstro” ou uma forma plural intensificada da palavra hebraica behe-mah’, que significa “besta” ou “animal selvagem” e também pode significar “grande besta” ou “enorme besta”.

Além disso, existem até várias versões da Bíblia que usam a palavra “hipopótamo” no texto ou notas de rodapé para identificar a criatura. Veja as principais características desse monstro abaixo.

Continua após a publicidade

10 curiosidades sobre o Behemoth

1. Aparência

Fonte: Pinterest

Esta besta bíblica aparece junto com outra chamada Leviatã no livro de Jó especificamente para mostrar a sabedoria e força de Deus.

2. Possível referência a dinossauros

Fonte: Pinterest

Muitos estudos se referem a talvez a figura do Behemoth se refere aos dinossauros que habitaram a Terra muitos milhares de anos atrás. Desse modo, os especialistas que se colocam ao lado desta teoria, asseguram que tal figura gigantesca não é senão a primeira aparição documentada da existência destes enormes animais.

3. Semelhança com crocodilos

Behemoth: significado do nome e o que é o monstro na bíblia?
Fonte: Pinterest

Em suma, existem outras correntes, que sugerem que o Behemoth era um crocodilo. Com efeito, uma das ideias em que se baseiam é um antigo costume dos egípcios que era a caça de crocodilos nas margens do Nilo.

Assim, o escritor poderia se inspirar nessa atividade tão típica que existia no Egito Antigo, para dar-lhe as características desse monstro bíblico.

Continua após a publicidade

4. Cauda da besta

Fonte: Pinterest

Uma das características que mais chama a atenção no Behemoth, é a sua cauda. Ademais, em alguns dos textos em que este monstro lendário aparece, é dito que seu membro é como um cedro e se move como tal.

Portanto, se sua cauda já fosse do tamanho de uma árvore, o resto de seu corpo seria compatível com esse tamanho enorme.

5. Semelhança com hipopótamos

Fonte: Pinterest

Outro dos animais que têm sido relacionados com o Behemoth são os hipopótamos. Aliás, em uma das passagens do livro de Jó é dito que esse monstro bíblico brinca entre os juncos e chafurda na lama comendo grama. Ou seja, várias características que os hipopótamos cumprem perfeitamente.

6. Sexo masculino

Behemoth: significado do nome e o que é o monstro na bíblia?
Fonte: Pinterest

Sempre de acordo com esses textos sagrados, Deus criou duas bestas e cada uma delas tinha um gênero diferente. O Behemoth era uma besta que era macho, enquanto o chamado Leviatã era uma fêmea.

Continua após a publicidade

7. Batalha de feras

Behemoth: significado do nome e o que é o monstro na bíblia?
Fonte: Pinterest

A maioria das lendas hebraicas que têm o Behemoth como protagonista falam de uma batalha entre as duas feras bíblicas mais importantes. Assim, o Leviatã e o Behemoth se enfrentam no início dos tempos ou durante os últimos dias do mundo. Aliás, em todas as histórias fala-se de uma luta entre os dois, embora não coincidam com a época em que é disputada.

8. Aparição da besta no Livro de Jó

Fonte: Pinterest

Seja uma besta do presente ou do passado, o que fica claro é que o Behemoth apareceu no Livro de Jó para a humanidade saber de sua existência. Este livro entrou para a história como uma das primeiras compilações científicas, embora a priori possa parecer outro tipo de livro.

9. Animal herbívoro

Fonte: Pinterest

De acordo com uma passagem literal do livro de Jó, o próprio criador contou a ele sobre o Behemoth e uma das características mais marcantes que surgiu naquela conversa foi que a besta mítica comia grama como bois.

Portanto, podemos ter clareza sobre duas informações importantes sobre a criatura, uma delas é que era herbívoro e a outra que não era um boi porque compara o monstro bíblico com esses animais.

Continua após a publicidade

10. Besta pacífica

Fonte: Pinterest

Pelas descrições que existem do Behemoth, podemos chegar à conclusão de que, apesar de ser uma fera grande, seu caráter era muito afável. No livro de Jó, aparece um texto relacionado ao personagem do Behemoth, dizendo que ele não será perturbado nem mesmo quando todo o rio Jordão bater em sua foz.

Diferença entre o Behemoth e o Leviatã

Behemoth: significado do nome e o que é o monstro na bíblia?
Fonte: Pinterest

A descrição de Deus das duas criaturas é obviamente ele relacionando a seu imenso e inspirador poder a Jó, mas o Behemoth parece uma escolha estranha, especialmente em comparação com o outro animal, o Leviatã.

O Leviathan ou Leviatã é descrito como sendo um monstro maciço, cuspidor de fogo, impenetrável contra armamentos e não tendo nenhum outro rival na Terra.

Também é referenciado mais tarde no livro de Salmos e Isaías como uma criatura que Deus matou no passado e matará novamente durante a libertação de Israel.

Continua após a publicidade

Por fim, o Leviatã e o Behemoth são considerados selecionados por Deus para representar animais marinhos e terrestres, respectivamente.

Então, se você gostou deste artigo sobre o monstro bíblico, leia também: Por que o 666 é o número da besta?

Fontes: Aminoapps, Estilo Adoração, Mitologia Hi7

Fotos: Pinterest

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você