Saúde

Benefícios da hortelã, propriedades nutricionais e como fazer o chá

Além de ter um sabor refrescante e calmante, a hortelã também é, na verdade, carregada de benefícios à saúde. Leia e descubra todos eles!

A hortelã é uma erva popular famosa por seus benefícios e propriedades medicinais. Em suma, as folhas de hortelã são usadas por humanos há mais de 2.000 anos.

Alguns tipos de folhas de hortelã, como Mentha piperita L, Mentha arvensis L e Menta spicata (hortelã), costumam ser cultivadas para produzir óleos essenciais usados ​​para a fabricação de bebidas alcoólicas e indústria de confeitaria, especiarias, produção de perfumes e como tratamento.

Além de muito úteis para esse fim, as folhas de hortelã também podem ser utilizadas como repelente de insetos, pois contêm óleos essenciais, substâncias que não são apreciadas pelos insetos.

Em suma, a família da Menta é composta por cerca de 4000 espécies, que se espalham por quase todo o mundo. A maior parte dos óleos aromáticos de mentol estão nos caules e nas folhas.

Continua após a publicidade

Propriedades e benefícios para a saúde das folhas de hortelã

A hortelã tem poucas calorias, mas contém muitos nutrientes. Ela fornece apenas 70 calorias por 100 gramas de seu consumo. Então é uma rica fonte de fibra dietética e de proteína. Além disso, é rica em vitamina C, vitamina B e vitamina D e minerais como magnésio, ferro, sódio e potássio.

A maioria de nós está familiarizada com a aplicação refrescante da hortelã, mas ela tem muito mais a oferecer do que isso. Os benefícios para a saúde incluem:

Continua após a publicidade

Alivia os sintomas do resfriado

Fonte: Pexels

A hortelã costuma ser considerada um bom relaxante e pode ajudar a aliviar a congestão. Mas vários ensaios clínicos mostram que ela não tem efeito sobre o descongestionamento. Ou seja, ela pode ajudar a reduzir a obstrução nasal, o que significa, portanto, que a hortelã pode ajudá-lo com sintomas de resfriado e gripe.

Alivia alergias e rinite

Benefícios da hortelã, propriedades nutricionais e como fazer o chá
Fonte: Pexels

As alergias sazonais e a rinite afetam milhões de pessoas em todo o mundo. Com efeito, extratos de folhas de hortelã podem inibir a liberação de certos produtos químicos, que agravam os sintomas nasais graves associados à rinite e alergias sazonais.

Continua após a publicidade

Regula a digestão

Benefícios da hortelã, propriedades nutricionais e como fazer o chá
Fonte: Pexels

A hortelã é um ótimo aperitivo ou um limpador de paladar. Desse modo, o aroma da erva pode ajudar a ativar as glândulas salivares da boca, bem como as glândulas que secretam as enzimas digestivas, facilitando assim a digestão. Ademais, ela também pode acalmar o estômago em caso de indigestão ou inflamação.

Além de ser um remédio potente para o alívio dos sintomas da síndrome do intestino irritável, um estudo de 2013 mostrou que o mentol na hortelã pode aliviar a diarreia.

Ajuda na amamentação

Fonte: Pexels

Uma pesquisa publicada no International Breastfeeding Journal em 2007 mostrou que o óleo de menta pode ajudar a reduzir as rachaduras nos mamilos, bem como o desconforto e a dor que costumam acompanhar a amamentação.

Alivia os distúrbios respiratórios

Benefícios da hortelã, propriedades nutricionais e como fazer o chá
Fonte: Pexels

Uma pesquisa da University of Wales, Reino Unido, afirma que o mentol, presente na hortelã, pode ajudar a aliviar a congestão nasal. Além disso, ela também pode ser muito eficaz para limpar a congestão da garganta, brônquios e pulmões, o que pode aliviar distúrbios respiratórios que geralmente resultam de asma e resfriados comuns.

Continua após a publicidade

Alivia a tosse crônica

Fonte: Pexels

Como pode esfriar e acalmar a garganta, o nariz e outros canais respiratórios, também pode aliviar a irritação que causa tosse crônica. Esta é a principal razão pela qual tantos bálsamos são baseados em hortelã.

Ao contrário dos inaladores à base de aerossóis, os que têm menta como componente fundamental tendem a ser mais eficazes e ecológicos.

Cuidados com a pele

Benefícios da hortelã, propriedades nutricionais e como fazer o chá
Fonte: Pexels

Embora o óleo de menta possa ser um bom material antisséptico e antipruriginoso, o suco obtido das folhas pode ser um excelente limpador de pele. Ou seja, ele pode acalmar a pele e ajudar a reduzir infecções e coceira. Além de ser uma boa forma de reduzir as espinhas, pode até mesmo aliviar alguns dos sintomas da acne.

A sensação de resfriamento pode aliviar a irritação e a necessidade constante de coçar, e a natureza antiinflamatória pode reduzir o inchaço. Assim, seu óleo é frequentemente um componente básico de repelentes de insetos, como velas de citronela, porque o aroma forte não é atraente para a maioria dos insetos.

Continua após a publicidade

Induz a perda de peso

Fonte: Pexels

Folhas de hortelã podem ajudar em seus esforços para perder peso de forma saudável. Um estudo publicado em 2003 sugere que pode ajudar a estimular as enzimas digestivas que absorvem os nutrientes dos alimentos e consomem gordura e a transformam em energia utilizável.

Se você deixar de beber refrigerante ou bebidas adoçadas para beber chá de hortelã sem açúcar, isso pode ajudá-lo a perder peso devido à redução na ingestão de calorias. Ademais, um chá de hortelã de 350 ml sem adição de açúcar tem zero calorias, enquanto um refrigerante de 30 ml tem 150 calorias.

Pode aumentar a memória

Fonte: Pexels

Um estudo conduzido por pesquisadores da Cardiff University, sobre o efeito da goma de mascar no estresse, estado de alerta e cognição, descobriu que pessoas que usavam chicletes com frequência, em que o principal ingrediente ativo é o mentol, tinham níveis mais altos de retenção de memória e agilidade mental do que aquelas que não o faziam.

Como resultado, qualidades estimulantes desta erva mostram que estourar aquele chiclete ou mastigar folhas de hortelã cruas pode ajudar a melhorar a cognição.

Continua após a publicidade

Higiene bucal

Benefícios da hortelã, propriedades nutricionais e como fazer o chá
Fonte: Pexels

De acordo com pesquisas, a hortelã pode ter qualidades germicidas e pode refrescar rapidamente o hálito. Ela também pode contribuir para a saúde bucal, inibindo o crescimento de bactérias prejudiciais dentro da boca e limpando a língua e os dentes.

É por isso que a erva costumava ser esfregada diretamente nos dentes e gengivas para refrescar a boca e talvez eliminar formas perigosas de crescimento.

Nos tempos modernos, pelo mesmo motivo, o mentol é um dos elementos mais comuns em pastas de dente, enxaguantes bucais e outros produtos de higiene dental. Contudo, a maneira mais fácil de obter esses resultados é simplesmente mastigar as folhas.

Alivia a náusea

Fonte: Pexels

Folhas de hortelã, especialmente as recém-esmagadas, podem ajudá-lo a lidar com náuseas e dores de cabeça. O aroma forte e refrescante pode ser um remédio rápido e eficaz para as náuseas.

Continua após a publicidade

Além disso, você pode usar o óleo de menta ou qualquer outro produto com sabor de menta e seus problemas de estômago podem ser aliviados. Muitas pessoas mantêm óleo de mentol ou produtos com sabor de menta à mão para evitar náuseas.

Alivia dores de cabeça

Fonte: Pexels

Uma edição divulgada pelo Instituto Suíço de Bioinformática menciona que o uso de hortelã pode ajudar a aliviar dores de cabeça. Bálsamos à base de mentol ou óleo de menta básico, quando esfregados na testa e no nariz, podem dar um alívio rápido em caso de dor de cabeça.

Ademais, esta erva é uma substância naturalmente calmante, por isso pode aliviar a inflamação frequentemente associada a dores de cabeça e enxaquecas.

Auxilia na redução do estresse

Fonte: Pexels

A hortelã pode ser um estimulante natural e o cheiro por si só pode ser suficiente para melhorar o seu humor. Uma pesquisa feita em 2014 afirma que incluí-lo na dieta pode ser uma ótima opção se você estiver se sentindo lento, ansioso, deprimido ou simplesmente exausto, as folhas de ervas e seu óleo essencial podem ajudar.

Continua após a publicidade

Ele pode ser ingerido, aplicado topicamente em forma de pomada ou inalado como um vapor, e todas essas técnicas podem lhe dar um impulso muito necessário.

Uma maneira popular de obter bons resultados de maneira fácil é colocar algumas gotas de óleo essencial de menta ou óleo de mentol em seu travesseiro à noite e deixá-lo agir em seu corpo e mente enquanto você dorme.

Você pode até experimentar usando um sabonete líquido com menta e eucalipto, pois ele é conhecido por esfriar e revigorar o corpo.

Outros benefícios da hortelã

Benefícios da hortelã, propriedades nutricionais e como fazer o chá
Fonte: Pexels

Além dos benefícios mencionados acima, a hortelã também é útil das seguintes maneiras:

Continua após a publicidade
  • Bebidas e alimentos que contenham esta erva podem ser uma opção refrescante no verão.
  • Uma propriedade peculiar da hortelã que parece totalmente contrária aos seus efeitos calmantes tradicionais é que ela pode induzir suor se consumida durante a febre, diminuindo a febre e acelerando a taxa de recuperação.
  • O suco de menta também pode ajudar a curar queimaduras.
  • Também pode ser benéfico no tratamento do reumatismo.

Adicionando hortelã à sua dieta

Benefícios da hortelã, propriedades nutricionais e como fazer o chá
Fonte: Pexels

Folhas de hortelã para fazer um enfeite perfeito quando você está preparando coquetéis, arroz e saladas. Todavia, você pode adicionar folhas frescas da erva aos seus smoothies, sucos e água potável. Contudo, se for usado como bebida, como folhas de hortelã no chá, siga esse passo a passo:

  • Mergulhe 1 colher de chá de folhas de hortelã secas em uma xícara com água fervente por pelo menos dez minutos e deixe esfriar. Beba duas a três vezes ao dia entre as refeições.

Por fim, lembre-se que o consumo de hortelã na quantidade certa é muito importante para obter os benefícios desta erva e evitar os seus efeitos colaterais.

Agora que você sabe quais são os benefícios da hortelã, leia também: Chás para dormir – Quais os melhores para ter uma ótima noite de sono?

Fotos: Pexels

Continua após a publicidade

Bibliografia 

FLORIEN. Hortelã. Disponível em: <http://florien.com.br/wp-content/uploads/2016/06/HORTEL%C3%83-1.pdf>.

Hernani Pinto de Lemos JúniorI , André Luis Alves de LemosII. Hortelã. Diagn Tratamento. Vol 17. 3 ed; 115-117, 2012

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você