Curiosidades

Se refrescar sem ar condicionado – Diferentes formas de se livrar do calor

O calor no Brasil costuma judiar. E como se refrescar sem ar condicionado? Existem várias dicas simples para se fazer em casa.

Atualizado em 15/10/2020

Tem dias que o calor no Brasil judia, né?! E os que não são tão privilegiados precisam se virar para se refrescar sem ar condicionado.

Além disso, alguns de nós também sofre com um outro problema: a queda da umidade do ar. E nesse caso, nem o ar condicionado é capaz de ajudar.

Entretanto, sofrer com 40º não é nada positivo. Até porque, calor em excesso faz mal para o organismo. Mas é possível se refrescar sem ar condicionado?

É sim. Muita gente precisa trabalhar a criatividade para conseguir realizar essa tarefa. Entretanto, nós reunimos várias dicas aqui pra você aproveitar e fugir do calor no Brasil.

Como se refrescar sem ar condicionado

Ventilador para dormir fresquinho

Se refrescar sem ar condicionado - Diferentes formas de se livrar do calor
Fonte: Uol

A dica mais comum para se refrescar sem ar condicionado e fugir do calor no Brasil é o ventilador. Sim, ele sozinho já pode fazer milagres na sua noite. Contudo, se você não gosta do vento direto no rosto, uma ideia é colocar o ventilador perto da janela. Assim ele ajuda a ventilar o ar fresco e não bate direto em você.

Ar condicionado home made para se refrescar

Se refrescar sem ar condicionado - Diferentes formas de se livrar do calor
Fonte: Globoplay

Já ouviu a expressão quem não tem cão caça com gato? Pois é, dá pra você criar um ar condicionado com o ventilador. É só pegar duas garrafas pet de 2l, encher de água (mas não até a borda) e colocar uma colher de sal e depois colocar pra congelar.

O sal faz com que a temperatura da garrafa fique abaixo de zero. Enfim, quando o gelo começar a derreter, o ar ao redor da garrafa vai esfriar. Portanto, é só colocar as duas garrafas na frente do ventilador e aproveitar o ventinho fresco sem ar condicionado.

Como deixar a cama mais fresca

Se refrescar sem ar condicionado - Diferentes formas de se livrar do calor
Fonte: Mercadolivre

Várias dicas em uma só pra você se refrescar sem ar condicionado. Você pode:

  • Colocar um travesseiro (menor, é claro) no freezer duas horas antes de deitar. Aliás, coloque ele dentro de algumas sacolas para não molhar ou formar gelo.
  • Exponha a roupa de cama em um local que vente ou que seja mais frio na casa durante o dia. Na hora de dormir elas estarão geladinhas.
  • Pendurar os lençois molhados durante o dia também ajuda a deixá-los mais frescos a noite.
  • Tecidos como seda ou cetim costumam dar a sensação de refrescância. Ou seja, ambos podem ser uma boa ideia para o jogo de lençois da cama.

Para se refrescar sem ar condicionado, faça amizade com o chão

Se refrescar sem ar condicionado - Diferentes formas de se livrar do calor
Fonte: Noticiasaominuto

Já percebeu que o ar condicionado está sempre na parte de cima da parede, enquanto os aquecedores ficam no chão? Isso ocorre porque o ar quente sempre sobe e fica acima do ar gelado. Portanto, é muito provável que no chão da sua casa esteja mais fresco.

Outra dica é, se você mora em sobrado ou apartamento, quanto mais próximo ao nível do solo você estiver, mais fresco você se sentirá. Enfim, está liberado passar os dias deitado no chão.

Exaustor também pode auxiliar

Se refrescar sem ar condicionado - Diferentes formas de se livrar do calor
Fonte: Guiadosmelhores

Em dias normais, o exaustor serve para expulsar a fumaça e o ar quente quando se está cozinhando. Portanto, porque não aproveitá-lo nos dias mais quentes? Deixar o exaustor ligado durante a noite vai reduzir o ar quente da casa. Além disso, aproveite para deixar portas e janelas abertas, assim entra mais vento para refrescar.

Água, água, água e mais água

Se refrescar sem ar condicionado - Diferentes formas de se livrar do calor
Fonte: Livup

Quando está calor você transpira mais, ou seja, desidrata mais. Portanto, só isso é o suficiente para te convencer a beber muita água nesses dias quentes. Entretanto, para aguentar o calor no Brasil, você precisa de ainda mais água. O simples fato de beber o líquido já alivia.

Além disso, quando o seu corpo está realmente hidratado, ele fica mais fresquinho. Sabe como deixar a água um pouco mais refrescante que o normal? Adicione fatias de laranja, limão, folhas de menta ou pepino nela.

Proteção nas janelas

Se refrescar sem ar condicionado - Diferentes formas de se livrar do calor
Fonte: Pinterest

Ter o sol batendo direto na janela da sua casa, independentemente do cômodo, faz com que o local se torne muito mais quente que o normal. Persianas e toldos retráteis podem ajudar nesse problema. Além de não deixar o sol entrar, as persianas, por exemplo, reduzem em torno de 76% o ganho de calor de um cômodo.

Cuide da nuca

Calor no brasil
Fonte: Youtube

Sabia que a nuca possui um sensor que controla a nossa temperatura corporal? E se você tiver que se refrescar sem ar condicionado, uma opção é colocar um lenço molhado no local. Aliás, também dá para se proteger levantando o colarinho da camisa e usando um boné pra trás.

Outras dicas para refrescar a nuca sem ar condicionado é colocar uma bolsa de gelo no local. Você também pode molhar o cabelo (ou as pontas), assim, sua cabeça vai esfriar enquanto a água evapora. Aliás, também dá pra conseguir o mesmo efeito com uma bandana molhada.

Sem ar condicionado dá para se refrescar com climatizador de ar

Calor no Brasil
Fonte: Novaavenida

Um climatizador de ar com névoa também pode ajudar quando o assunto é calor no Brasil. Aliás, uma dica para aumentar o efeito desse objeto é usar uma camiseta úmida e ficar em frente a ele. Contudo, você pode ficar resfriado. Então, se não quiser arriscar, molhe só as mangas.

Fonte de água espalhada na casa

Fonte: Youtube

A água, além de hidratar nosso corpo consegue deixar a casa mais fresca. Além disso, ela é uma ótima aliada na luta contra a baixa umidade. Enfim, a forma mais simples de utilizá-la a seu favor é distribuindo baldes de água pela casa. Ou instalar uma fonte elétrica.

Estratégia das roupas

Fonte: Lojaemporiostore

A forma mais simples de evitar o calor no Brasil quando não se tem ar condicionado é usando o mínimo de roupa possível. Portanto, se tiver em casa, fique com bíquini/sunga sem preocupação. Caso tenha companhia ou esteja na rua, utilize tecidos frescos.

Ou seja, esteja sempre com roupas de algodão, linha ou seda. E quanto mais folgadas, melhores. Por outro lado, tecidos de fibra artificial, poliéster e raiom devem ser evitados. Além disso, aposte em cores claras. Porque as escuras absorvem muito calor e ficam quentes por mais tempo.

Aposte mais no verde

Fonte: Pinterest

Cimento aumenta o calor. Portanto, se você tem uma área livre na sua casa, ao invés de fazer um calçamento, coloque grama e crie um jardim. Isso vai reduzir um pouco o acúmulo de calor.

Alimentação também ajuda a se refrescar sem ar condicionado

Fonte: Fresasaju

Que tal testar comer algumas frutinhas congeladas? Congele frutas da estação junto com menta. Vai ficar geladinho e refrescante. Aliás, a menta pode ajudar muito. Portanto, use e abuse dela. Chá gelado de menta, trufa de menta, molho pesto com majericão, menta e laranja. Enfim, as opções são infinitas.

Outra opção é usar pepinos. E nem é pra comer. Fatia de pepino gelado na nuca ajuda a refrescar quase que imediatamente. E sabe o que mais ajuda? Comida apimentada. Isso porque, quando você transpira muito, seu corpo refresca.

Mais dicas com água

Fonte: Blogdescalada

Sabe o que fazer para se refrescar sem ar condicionado de forma simples? Deixa água gelada escorrer pelos seus pulsos durante 10 segundos, mais ou menos. Isso fará com que a temperatura do seu corpo caia rapidamente. Outra opção é uma banheira.

Entretanto, essa ideia, assim como o ar condicionado, não cabe para muitos, não é?! Enfim, quem tiver uma banheira pode enche-la de água gelada e até mesmo colocar gelo e entrar. Quando a água começar a ficar em temperatura ambiente, troque novamente por outra mais gelada.

Últimas dicas simples

Fonte: Vix
  • Evite se abanar. Ficar se movimentando faz aumentar o calor.
  • Sente sempre na sombra e próximo a árvores.
  • Evite os horários em que o sol está mais quente. Ou seja, entre 10 e 16h, fique em casa.
  • Lâmpadas incandescentes aumentam o calor, evite-as.
  • Desligue televisões, computadores, extensões e tudo que estiver ligado sem necessidade.

Enfim, gostou da matéria? Em seguida leia: Listas funcionam? Como fazer e 6 ideias para facilitar o dia a dia

Imagens: Zonasul, Uol, Globoplay, Mercadolivre, Noticiasaominuto, Guiadosmelhores, Livup, Pinterest, Youtube, Novaavenida, Youtube, Lojaemporiostore, Pinterest, Fresasaju, Blogdescalada e Vix

Fontes: Eletrodomesticos e Seleções