Curiosidades

Clorofila líquida, o que é? Função e benefícios da substância

A clorofila líquida refere-se à substância responsável pelo pigmento verde natural nas plantas diluída em água ou sucos de fruta naturais.

Em primeiro lugar, clorofila líquida refere-se ao pigmento verde natural, responsável pela fotossíntese em plantas, algas e algumas bactérias. No geral, a substância está em alta por conta do sucesso na rede social TikTok, onde usuários e influenciadores aparecem consumindo-a em líquido. Sobretudo, o fazem divulgando os benefícios para a pele e tratamento da acne.

Contudo, não existe ao certo uma substância capaz de fazer com que as marcas de acne desapareçam completamente. Ou seja, não é um tratamento aceito pelos dermatologistas, pois não há prova da eficácia. Apesar disso, recomenda-se o consumo de clorofila para outras funções, sendo possível encontrá-la em alimentos como espinafre e espargos.

Em resumo, trata-se de um alimento rico em magnésio, com altas propriedades antioxidantes. Desse modo, a clorofila ajuda a neutralizar partículas que podem causar danos para as células saudáveis do corpo. Porém, também melhora a oxigenação das células.

Basicamente, a clorofila líquida consiste no extrato concentrado de clorofila diluído em um copo de água. Entretanto, não existe nenhuma comprovação que essa mistura combata a acne. Portanto, as tendências nas redes sociais envolvem outros tratamentos aliados ao consumo, de modo que a eficácia surja por conta disso.

Continua após a publicidade
Clorofila líquida, o que é? Função e benefícios da substância
Fonte: Revista Glamour

Benefícios da clorofila

A princípio, a clorofila ajuda a reduzir a fome e favorece a perda de peso, porque está presente em alimentos ricos em fibras. Além disso, também reduz o inchaço do pâncreas em casos de pancreatite. Mais ainda, melhora a cicatrização de feridas, como as que surgem em decorrência da herpes.

Por outro lado, ainda previne o câncer de cólon porque protege o intestino de substâncias tóxicas que causem alterações nas células. Sobretudo, atua como antioxidante, evitando o envelhecimento de células. Porém, atua na desintoxicação do fígado e previne a anemia por conta da alta concentração de ferro.

Continua após a publicidade

Ademais, combate infecções como gripes e candidíase. No geral, a clorofila é uma excelente revigorante para o organismo porque atua removendo toxinas. Desse modo, melhora o metabolismo e colabora com o processo de emagrecimento. Em contrapartida ,existem estudos na Universidade Estadual de Londrina e na Universidade de Oxford sobre o consumo de clorofila.

Basicamente, os estudos revelam que a ingestão de clorofila pelo organismo reduz o portencual de aproveitamento do organismo de substâncias químicas cancerígenas. Ou seja, substâncias como o tabaco, diesel, alcatrão e contaminações por ingredientes químicos presentes em alimentos processados. Contudo, há ainda a ação antiviral e inibidora do vírus da poliomelite.

Continua após a publicidade
Clorofila líquida, o que é? Função e benefícios da substância
Fonte: Revista Glamour

Onde encontrar a substância?

Primeiramente, a recomendação geral é que se consuma uma quantidade de 100mg da clorofila, 3 vezes por dia. No geral, o consumo é feito através da Espirulina, clorela ou nas folhas de cevada ou trigo. Porém, existem alternativas, como no tratamento da herpes que utiliza de cremes contendo entre 2 a 5 mg de clorofila por grama de creme.

Nesse sentido, deve-se aplicar as pomadas de 3 a 6 vezes na região afetada. Ademais, há a possibilidade de consumir uma colher de sopa do suplemento de clorofila líquida, dissolvendo-a em 100ml de líquido, seja água ou suco de frutas. Entretanto, existem alimentos ricos em clorofila que devem ser parte da dieta.

Comumente, os alimentos contém uma quantidade específica de clorofila para a medida de 1 xícara de chá de cada alimento. Ou seja, pode-se encontrar até 23,7mg em uma xícara de chá de espinafre, por exemplo. Além disso, a salsa, a vagem, aa rúcula, o alho poró e a endívia contém entre 5,2mg e 38mg de clorofila na composição.

Por fim, pode-se consumir as clorofila em farmácias ou lojas de produtos naturais na forma de clorofila líquida. Mais ainda, existe a possibilidade de manipular o extrato ou consumir o suplemento alimentar em cápsulas.

Continua após a publicidade
Clorofila líquida, o que é? Função e benefícios da substância
Fonte: Revista Glamour

Contraindicações da clorofila

No entanto, há contraindicações do consumo de suplementos para crianças, mulheres grávidas amamentando e pessoas que usam remédios anticoagulantes. Como exemplo pode-se citar a Aspirina, porque a clorofila líquida ou em cápsulas possui um alto teor de vitamina K que favorece a coagulação e interfere no tratamento medicamentoso.

Em contrapartida, quem utiliza remédios para hipertensão devem estar atentas ao uso desses suplementos. Basicamente, a concentração de magnésio pode causar quedas de pressão inesperadas. Além disso, deve-se evitar a clorofila em capsulas durante o tratamento com medicamentos que aumentam a sensibilidade da pele a raios solares, como antibióticos.

Mais ainda, no caso de consumo de medicamentos para dor e para acne também deve-se evitar. Finalmente, o consumo exagerado desses suplementos causam diarreia e até alterações na cor das fezes e da urina. Portanto, há maior chances de surgirem manchas na pele por causa do Sol.

E aí, aprendeu sobre a clorofila líquida? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.

Continua após a publicidade

Fontes: Revista Glamour | Sic Notícias | Tua Saúde

Imagens: Revista Glamour

Próxima página »

Escolhidas para você