Curiosidades

Benefícios da leitura – Os motivos para se tornar um leitor assíduo

Sabia que existem diversas vantagens de ler frequentemente? Um dos vários benefícios da leitura é o desenvolvimento do cérebro.

Você sabia que os benefícios da leitura são diversos? Calma, vai dizer que, além de se divertir, você acreditava que não existiam vantagens de ler diversos livros?

Em primeiro lugar, esse hábito é incrível para fazer com que o nosso cérebro e as nossas competências mentais se mantenham em forma.

Além disso, entre as vantagens de ler está o reforço de habilidades sociais e da empatia. Por fim, é sempre bom lembrar que todo o conhecimento conquistado através da leitura se torna lembranças e experiências boas.

Em 2019, uma pesquisa feita mostrou que, em média, os brasileiros não chegam a ler 2,5 livros por ano. E assim como a leitura traz benefícios, a falta dela traz malefícios.

Continua após a publicidade

Então, pessoas com hábitos ruins de leitura costumam ter uma baixa capacidade em manter uma conversa produtiva, além dos pobres debates que acabam em ofensas pessoais.

Enfim, vamos conhecer todas as vantagens de ler?

Benefícios da leitura

Melhora o conhecimento

Benefícios da leitura - Os motivos para se tornar um leitor assíduo
Fonte: Gramaticaonline

Entre os benefícios da leitura temos o universo de coisas novas que está disponível e super acessível quando você abre um novo livro. Portanto, ao ler você se torna uma pessoa capaz de manter qualquer conversa, porque consegue dominar vários assuntos.

Além disso, novas palavras sempre aparecerão nos livros, aumentando o seu repertório verbal e o seu conhecimento geral. Ou seja, sempre haverá informações novas sobre culturas diferentes, outros lugares no mundo e até momentos diferentes na história.

Continua após a publicidade

Por fim, você sabia que saber se comunicar com facilidade, seja de forma escrita ou verbalmente, auxilia muito quando uma pessoa almeja promoções, cargos maiores e até mesmo papéis de liderança? Isso é uma dos benefícios da leitura, melhora a articulação.

Estimula a criatividade

Benefícios da leitura - Os motivos para se tornar um leitor assíduo
Fonte: Catracalivre

Mais uma das vantagens de ler é o quanto a criatividade é estimulada. Isso porque, diferentemente dos filmes que trabalham com a visão e a audição do telespectador, na leitura você só consegue ler. Portanto, um livro quase sempre detalha muito bem os cenários e a aparência física dos personagens para que você crie tudo na sua mente.

Quem nunca assistiu um filme que era a adaptação de um livro e comentou que imaginava certo personagem diferente do que aparecia na telona? É isso que a leitura proporciona. Criatividade e individualidade, fazendo com que o leitor construa um universo totalmente seu.

Trabalha várias partes do cérebro

Benefícios da leitura - Os motivos para se tornar um leitor assíduo
Fonte: Escolameucaminhar

Entre as vantagens de ler está o quanto o seu cérebro é instigado e trabalhado. Ou seja, várias atividades mentais são colocadas em prática com o simples hábito de leitura. Ou seja, o cérebro realiza diversas sinapses. Por exemplo, ao ler você trabalha a sua memória, o raciocínio e a percepção.

Continua após a publicidade

Além disso, a leitura estimula o lado esquerdo do cérebro, região que é responsável pela linguagem e pela maior parte da capacidade analítica. Por outro lado, outras partes também acabam sendo ativadas, com o córtex cerebral. É ele quem decifra palavras e frases, transformando-os em nossas vozes mentais.

Por fim, com histórias mais sentimentais, podemos ativar também as áreas emocionais do cérebro. Ou seja, o córtex pré-frontal e a memória do trabalho. Essa segunda nós utilizamos quando estamos tomando decisões ou planejando o futuro, por exemplo.

Prevenção do Alzheimer

Benefícios da leitura - Os motivos para se tornar um leitor assíduo
Fonte: Sbaresidencial

Alguns estudos feitos tentam relacionar a leitura frequente com a prevenção de doenças degenerativas. Como por exemplo, o Alzheimer. Apesar de ainda não haver confirmação, existe uma hipótese de que ao exercitar a mente, ou seja ler com frequência, o declínio do cérebro pode ser reduzido.

Melhora a escrita

Vantagens de ler
Fonte: Nanofregonese

É verdade que quanto mais você se dedica a leitura, melhor você escreve. A realidade é que entre as vantagens de ler muito, está o aumento na qualidade da escrita. Isso ocorre devido as habilidades que acabam se desenvolvendo por causa da leitura. São elas a capacidade de organizar o pensamento, interpretar dados, formular sínteses e conectar ideias.

Continua após a publicidade

Por outro lado, os livros também nos ensina novas palavras que podemos começar a utilizar no dia-a-dia. Aliás, uma forma de melhorar esse processo e fixar na mente as novidades, é pesquisando o significado de palavras e expressões não conhecidas.

Um dos benefícios da leitura é a redução do estresse

Vantagens de ler
Fonte: Mlabs

Tirar alguns minutinhos do dia para dedicar a leitura pode ajudar a reduzir a frequência cardíaca e a aliviar a tensão muscular. Como resultado, o nível de estresse vai cair e você vai se sentir mais relaxado. Aliás, muita gente gosta de ler antes de dormir.

Se falar que, ao embarcar em uma história que realmente te prende, sua mente deixa a ansiedade de lado porque conquista novas coisas para pensar. Enfim, isso é muito bom para te colocar de volta no controle dos seus pensamento, reduzindo o sentimento de preocupação e angústia.

Melhora a empatia

Vantagens de ler
Fonte: Mensagenscomamor

Uma pessoa que tem empatia, é alguém que consegue se solidarizar e compreender as pessoas emocionalmente. Portanto, uma das vantagens de ler é que você passa a entender melhor e se colocar no lugar dos outros de forma mais fácil.

Continua após a publicidade

Isso ocorre porque o leitor passa a conviver diariamente com os sentimentos de diversos personagens, entendendo seus medos, seus sonhos e todos os dilemas que atravessam na vida. Ou seja, mesmo que seja um personagem fictício, ler acaba conectando as pessoas a realidades diferentes das delas.

Melhora a concentração e a memória

Vantagens de ler
Fonte: Opapel

É necessário concentração para conseguir realmente ler um livro, principalmente se a pessoa estiver em um ambiente movimentado e com várias distrações. Assim como a concentração, a memória também é reforçada com o hábito da leitura.

Isso porque a frequência ajuda a memorizar as coisas mais facilmente. Esse treino acontece constantemente para que as pessoas consigam acompanhar a história do livro e todos os novos dados que vão aparecendo no decorrer da leitura.

Portanto, ler estimula bastante essas funções cognitivas. Além disso, os leitores ainda conseguem, com maior facilidade, aprender outros idiomas.

Continua após a publicidade

Desenvolvimento do pensamento crítico

Vantagens de ler
Fonte: Diariodonordeste

Mesmo sendo, na maioria das vezes, uma ficção, as obras literárias quase sempre possuem um ensinamento ou uma moral escondido no final da história. E o que essa moral faz com o leitor? O coloca para pensar, refletindo mais sobre seus valores e suas ideias.

Sem falar que, quem lê frequentemente, conquista mais conhecimento, tendo muita bagagem para embasar suas opiniões. Ou seja, o leitor foge do convencional e da opinião alheia. Porque tem argumentos para defender o que pensa e se posicionar como acredita.

Entre os benefícios da leitura está a oportunidade de viajar para outro universo

Fonte: Maven

Por fim, não existe nada melhor que terminar aquele dia cansativo abrindo um livro e se transportando para um universo completamente novo, não é?! Ler ajuda a aliviar o estresse, nos distrai e nos relaxa. Ou seja, ao mergulhar na história de um livro, deixamos de lado os problemas do dia-a-dia.

Aliás não existe nada melhor do que ler uma história que te prende do início ao fim e te teletransporta para o universo dela, fazendo como que você se sinta parte do enredo.

Continua após a publicidade

Então, gostou da matéria? Em seguida leia: Mangá, o que é? História, principais características e tipos

Imagens: Academiawashington, Catracalivre, Escolameucaminhar, Gramaticaonline, Sbaresidencial, Nanofregonese, Mlabs, Opapel, Mensagenscomamor, Diariodonordeste e

Fontes: Guiadosestudante, Unicesumar e Unyleya

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você