Saúde

Benefícios da maca peruana – 7 efeitos positivos do consumo da raiz

A maca peruana, como o nome sugere é uma raiz originária do Peru e o seu consumo vem ganhando adeptos por ajudar na saúde mental e física.

Por Adelina Lima

-

A maca peruana é uma raiz nativa da região andina, cultivada há pelo menos 2.000 anos principalmente no Peru. Desse modo, a maca é rica em fibras, um grande número de aminoácidos essenciais, ácidos graxos e outros nutrientes, incluindo vitamina C, cobre, ferro e cálcio.

Além desses nutrientes essenciais, essa raiz contém compostos bioativos responsáveis ​​por benefícios ao corpo humano, o que tem causado um aumento considerável no seu consumo nos últimos 20 anos em todo o mundo.

Assim, devido a composição da maca peruana alguns estudos recentes mostraram diversos benefícios dessa raiz na regulação da disfunção sexual, efeitos neuroprotetores, ação no aumento da memória, atividades antidepressivas, antioxidantes, anticâncer e anti-inflamatórias e proteção da pele. Continue lendo e saiba mais sobre cada um deles.

Composição da maca peruana

Fonte: Pinterest

A maca peruana em pó contém carboidratos (65% a 75%), proteínas (9% a 13%), gordura (0,6% a 0,9%) e fibras (4% a 8%, principalmente celulose e lignina). Desse modo, uma porção de 15 gramas é rica em cobre e manganês e uma boa fonte de vitamina B1 e ferro.

Ela também contém oligoelementos, esteróis vegetais e glucosinolatos (compostos que se acredita terem propriedades que previnem o câncer). Ademais, sua principal substância bioativa é um alcaloide conhecido como macaridina.

A raiz da maca peruana costuma ser consumida como farinha. Em geral, recomendam que ela seja misturada com leite ou iogurte. Também é possível adicionar farinha de maca peruana à salada, por exemplo. Além disso, existem versões em cápsula e extratos.

Benefícios da maca peruana

Um exame geral dos efeitos do consumo da maca, especialmente em sua forma em pó, revela que há muitas evidências científicas para os benefícios da maca para a saúde. Alguns destes efeitos benéficos incluem:

1. Fonte de vitaminas, minerais e outros nutrientes

Benefícios da maca peruana – 7 efeitos positivos do consumo da raiz
Fonte: Pinterest

A maca peruana é uma rica fonte de vitaminas, minerais, enzimas, aminoácidos e antioxidantes. Os glucosinatos são apenas um desses antioxidantes – as mesmas substâncias encontradas no brócolis, repolho e outros vegetais.

2. Melhora a função sexual, libido e fertilidade

Fonte: Pinterest

Essa raiz tuberosa também tem sido usada há muito tempo para promover a função sexual de homens e mulheres. Além disso, ela é utilizada para aumentar a libido e a resistência, bem como equilibrar os hormônios e aumentar a fertilidade.

Estudos com homens que tomaram 1.500 a 3.000 mg por dia, apontam que eles experimentaram aumento do desejo sexual, excitação, menor incidência de disfunção erétil e aumento da produção de esperma após a ingestão regular de maca.

Por outro lado, estudos com mulheres que tomaram doses semelhantes da raiz mostraram um aumento significativo no desejo e na excitação, além de alívio nos sintomas de ansiedade e depressão.

3. Alivia sintomas menstruais e da menopausa

Fonte: Pinterest

A maca tem sido usada para aliviar problemas menstruais e os efeitos colaterais da menopausa. Dessa forma, algumas mulheres a utilizam para aliviar cólicas e ondas de calor, assim como culturas indígenas fazem há milênios.

Os resultados de pesquisas recentes revelaram que as mulheres que tomaram maca apresentaram uma variação diminuída nos níveis hormonais em comparação com as mulheres que não tomaram maca durante a menopausa.

4. Estimula a produção de energia física e mental

Fonte: Pinterest

Muitos usuários regulares de maca peruana experimentam um aumento no nível de energia poucos dias após o início de seu uso. Além disso, alguns atletas tomam a maca para obter o melhor desempenho.

Quando usado em conjunto com uma boa rotina de exercícios, a suplementação com maca pode ajudar a preservar a massa muscular, bem como expandir a atividade mental e a memória.

5. Melhor a saúde da pele

Benefícios da maca peruana – 7 efeitos positivos do consumo da raiz
Fonte: Pinterest

Outro benefício da maca peruana é o auxílio no tratamento de problemas de pele como acne e manchas. Ademais, alguns usuários relataram que ela diminui a sensibilidade da pele. Por exemplo, em climas quentes ou frios, a maca pode ajudar a pele a resistir a temperaturas extremas, evitando o ressecamento ou o excesso de oleosidade da pele.

6. Auxilia na saúde mental

Fonte: Pinterest

Para aqueles que lutam com ansiedade, estresse, depressão ou alterações de humor, a maca pode ajudar a aliviar esses sintomas, embora a evidência para isso ainda esteja sendo investigada e portanto, não substitui o tratamento profissional.

Para esclarecer, o equilíbrio hormonal é a chave para regular a função sexual, regular o humor, prevenir doenças e muito mais. Com efeito, a capacidade da maca peruana de equilibrar os hormônios costuma ser creditada à estimulação do hipotálamo e das glândulas pituitárias. Ademais, os fitonutrientes contidos na raiz também atuam para equilibrar o sistema endócrino.

7. Auxilia a saúde geral e contribui para a prevenção de doenças

Fonte: Pinterest

Em suma, a maca peruana melhorar sua saúde geral de várias maneiras. Ela fornece ferro e ajuda a restaurar os glóbulos vermelhos, contribuindo para prevenir anemia e doenças cardiovasculares.

Ademais, alguns acreditam que a maca pode ajudar a promover a saúde da próstata. Por outro lado, os nutrientes da maca há muito são valorizados por manter os ossos e dentes saudáveis, além de acelerar o processo de cicatrização.

Todavia, ao consumir a maca peruana como suplemento ou alimento, leve em consideração os possíveis efeitos indesejáveis. E o mais importante, sempre consulte um profissional da saúde antes de iniciar uma dieta ou suplementação com base em qualquer nova fonte alimentar específica.

Como consumir a raiz de maca peruana?

Benefícios da maca peruana – 7 efeitos positivos do consumo da raiz
Fonte: Pinterest

Existem várias maneiras de consumir maca para obter resultados máximos e ver as maiores melhorias na saúde. As principais receitas são:

Smoothies de maca peruana

Experimente fazer um shake de frutas com leite, banana congelada e sementes de chia ou linhaça e metade de uma colher de sopa de raiz de maca peruana. É rápido, fácil e até pode ser um substituto de refeição adequado, além de ser um ótimo smoothie pré ou pós-treino.

Suco de cenoura com pó de maca peruana

Essa receita combina o poder da raiz de maca peruana com cenoura e castanha de caju originando uma bebida doce, saborosa e rica em nutrientes.

Sopas com farinha de maca peruana

Considere usar a raiz de maca como um ingrediente de uma sopa de abóbora ou ervilhas, misturando-a com outros legumes ou usando-a como um molho de espaguete.

Cápsulas de suplementação

As cápsulas de maca peruana têm entre 450 e 5000 mg de extrato desta raiz, embora isso possa variar de acordo com o fabricante. Todavia, estas cápsulas devem ser tomadas com alimentos e, como qualquer suplemento, necessita de orientação e acompanhamento por um profissional de saúde.

Agora que você conhece os principais benefícios da maca peruana, saiba mais sobre o Noni – Benefícios e efeitos colaterais da fruta proibida no Brasil

Fontes: Veja, Tua Saúde, Viva bem

Fotos: Pinterest

Próxima página »

Escolhidas para você