Café da manhã – 6 motivos para não pular a refeição + o que comer

Sem dúvidas a primeira refeição do dia é a mais importante, por isso ela deve ser preparada com alimentos saudáveis e nutritivos.

Café da manhã: saiba o que comer na refeição mais importante do dia

Certamente você já ouviu que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Mas você sabe por que isso é verdade? Começar o dia com uma refeição completa e rica em nutrientes além de impulsionar seu metabolismo também permite que você continue fazendo melhores escolhas ao longo do dia. Ou seja, tomar um café da manhã saudável também estimula outras refeições nutritivas posteriormente. No entanto, existem outras razões pelas quais você não deve pular o desjejum.

Para esclarecer, um grande conjunto de evidências sustenta a ideia de que consumir café da manhã leva a uma saúde geral melhor e a um índice de massa corporal (IMC) mais baixo. Desse modo, a  pesquisa sugere que é provável que você queime mais calorias ao longo do dia depois de tomar um bom desjejum. Contudo é preciso saber quais alimentos ingerir na primeira refeição do dia. Continue lendo para saber mais.

6 motivos para não pular o café da manhã

Fonte: Pexels

1. Incentiva uma alimentação mais saudável

Em primeiro lugar, aqueles que tomam o café da manhã tendem a consumir mais leite e grãos integrais do que aqueles que pulam a refeição. Além disso, o desjejum também deixa você saciado, ajudando a evitar lanches rápidos ao longo do dia.

2. Equilibra os níveis de açúcar no sangue

Em segundo lugar, comer pela manhã ajuda seu corpo a quebrar melhor a glicose, também chamada de açúcar no sangue.

3. Impulsiona seu metabolismo

Em terceiro lugar, o café da manhã faz seu metabolismo funcionar logo cedo, consequentemente ajudando a queimar calorias ao longo do dia.

4. Aumenta os níveis de energia

O café da manhã energiza o corpo. Assim, pessoas que tomam o café da manhã apresentam um aumento na atividade física ao longo da manhã do que pessoas que o pulam. Aliás, a atividade ajuda a prevenir o ganho de peso e a fadiga.

5. É saudável para o coração

Pessoas que pulam o desjejum tendem a ganhar peso extra, de acordo com estudos. Como resultado, o ganho de peso contribui para o colesterol e a pressão arterial elevados, o que pode contribuir para doenças cardíacas.

6. Estimula o cérebro

Tomar o café da manhã pode realmente lhe dar uma vantagem mental. Ou seja, níveis estáveis ​​de glicose podem ajudar na sua capacidade de enfocar, raciocinar e processar informações.

O que comer no café da manhã?

Um bom desjejum deve combinar proteínas, carboidratos e fibras. Por isso, este é o segredo para se sentir satisfeito, com energia e disposição para as atividades cotidianas. Confira alguns alimentos indicados para serem consumidos na refeição mais importante do dia:

Abacate

Fonte: Pexels

Essas frutas têm uma mistura única de gorduras saudáveis ​​para o coração, água e fibra alimentar. Essa combinação aumenta a sensação de saciedade, tornando-o menos propenso a comer demais durante o resto do dia. Por outro lado, as gorduras insaturadas do abacate também estão ligadas à redução do risco de doenças cardíacas, cânceres relacionados ao estilo de vida e diabetes.

Aveia no café da manhã

Fonte: Pexels

A aveia é um dos melhores alimentos que podemos comer por uma série de razões. Como um grão 100% integral, eles são cheios de fibras, proteínas vegetais, vitaminas B e minerais, incluindo ferro, cálcio e magnésio. Além disso, ela foi associada à redução do risco de doenças cardíacas, graças a um tipo de fibra chamada betaglucana, que demonstrou melhorar os níveis de colesterol.

Banana no café da manhã

Fonte: Pexels

As bananas são ricas em folato e vitamina B6 que auxiliam na produção de serotonina. Ou seja, comer uma banana pela manhã pode ajudar a melhorar o humor e reduzir a ansiedade. A fibra solúvel também ajuda a reduzir o colesterol removendo-o do trato gastrointestinal e evitando que ele se mova para a corrente sanguínea ou seja, obstruindo as artérias.

Batata doce no café da manhã

Fonte: Pexels

Apenas uma batata doce de tamanho médio fornece quase 400% da vitamina A diária que seu corpo precisa. Ela ainda é rica em betacaroteno, que é crucial para a imunidade. Uma única batata-doce também contém 15% de nossa ingestão diária de fibras recomendada, o que pode reduzir os níveis de colesterol LDL e melhorar sua saúde gastrointestinal.

Chá Preto ou Café

Fonte: Pexels

Há uma série de estudos que associam os antioxidantes e a cafeína encontrados no chá preto e café sem açúcar aos benefícios para a saúde, incluindo a redução do risco de doenças crônicas e controle de peso.

Cappuccino

Fonte: Pexels

Ao preparar um copo de café com leite você obterá cerca de 13 gramas de proteína! É uma ótima solução quando você está sem tempo. Como o leite é 80% composto por água, mas também contém minerais como cálcio e potássio, ele pode ajudá-lo a se hidratar com fluidos e eletrólitos.

Iogurte grego sem açúcar

Fonte: Pexels

O iogurte grego natural sem açúcar fornece benefícios probióticos. Além disso, é uma ótima opção se você deseja um café da manhã com menos açúcar, mas quer comer algo doce pela manhã, adicionando pedaços de frutas. O iogurte grego é rico em cálcio, proteínas e muitas versões são enriquecidas com vitamina D.

Ovos no café da manhã

Fonte: Pexels

Cheios de vitaminas A, D e B12, os ovos são um ingrediente barato e rico em nutrientes. Dois ovos grandes contêm mais de 50% da colina de que você precisa a cada dia, o que afeta a memória, o humor e o controle muscular. Apenas um ovo contém cerca de 8 gramas de proteína, desse modo a proteína leva mais tempo para digerir do que os carboidratos, mantendo você mais saciado por mais tempo.

Sementes

Café da manhã: saiba o que comer na refeição mais importante do dia
Fonte: Pexels

Gergelim, chia, girassol, abóbora , linhaça…há uma infinidade de sementes que você pode consumir na primeira refeição da manhã. Como resultado, o zinco, o magnésio, o ferro e o cálcio das sementes ajudarão você a se manter saudável e aumentar a imunidade. As sementes também contêm fibra solúvel que pode ajudar a reduzir o colesterol “ruim” (LDL) enquanto aumenta o colesterol “bom” (HDL).

Queijo fresco

Fonte: Pexels

Apenas um pedaço de mussarela pode adicionar 8 gramas de proteína ao seu café da manhã. Ademais, os laticínios também fornecem cálcio, magnésio e potássio, que ajudam a reduzir o inchaço, equilibrar a pressão arterial e ajudá-lo a se manter energizado.

Torrada Multigrãos

Café da manhã: saiba o que comer na refeição mais importante do dia
Fonte: Pexels

Torradas multigrãos no desjejum é super indicado, pois os grãos inteiros fornecem benefícios antioxidantes, protegendo os tecidos dos danos prejudiciais que causam inflamação. Além disso, eles são carregados com minerais como cálcio, potássio, magnésio, zinco e ferro, o que auxilia na imunidade geral e saúde cardíaca. As vitaminas B encontradas nos grãos inteiros também ajudam seu corpo a converter alimentos em energia.

Não deixe de ler também: Vitaminas – Quais são, classificações e benefícios

Fontes: Terra, Saúde debate, Minha Vida, Conquiste sua vida

Fotos: Pexels

Outras postagens