Quantos tipos de banana existem e quais são as bananas mais nutritivas?

A banana é uma das frutas mais baratas e disponíveis durante o ano todo no país. Veja como identificar os tipos e seus benefícios nutricionais.

Tipos de banana - Principais variedades encontradas no Brasil

A banana é a fruta tropical mais popular que oferece além de sabor, nutrição. Existem cerca de 1000 tipos de banana em todo o mundo, e cada uma delas tem uma cor, textura e sabor únicos! Dessa forma, no Brasil, a banana tem um lugar de destaque além de ser a fruta mais consumida no país. Como resultado a produção de bananas no Brasil é a segunda no mundo, atrás apenas da Índia. Nesse sentido, a maior parte da safra comercial de banana no país, vem da região Nordeste, seguida pelo Norte.

A banana é uma das frutas que possui alto teor calórico. Isto é, 100 gramas de banana contêm 90 calorias. No entanto, apesar disso ela contém inúmeros fitonutrientes benéficos para a saúde, como fibras alimentares, antioxidantes, minerais e vitaminas. Além disso, sua polpa é composta por açúcares simples como a frutose e a sacarose, que ao consumir repõe instantaneamente a energia e revitaliza o corpo.

Assim, por essas qualidades, é uma das opções favoritas entre os atletas para obter energia instantânea. É também um dos suplementos alimentares recomendados incluídos no plano de tratamento para crianças subnutridas. Continue lendo e confira os principais tipos de bananas mais comuns no Brasil.

Tipos de banana

1. Banana-da-terra

Características: essa banana geralmente exibe uma forma achatada. Tem menos açúcar do que a maioria das bananas e mais amido. Não comido cru, mas cozido quando verde (sabor amiláceo) ou quando maduro (sabor doce).

Continua após a publicidade

Benefícios nutricionais: esse é o tipo de banana mais calórica, devido à presença de carboidratos amiláceos. Calorias até 60% mais altas do que algumas outras variedades de banana.

2. Banana- maçã

Características: como o nome já sugere, essa banana possui sabor semelhante ao de maçã. Sua pele é amarela escura e, quando madura, pode ficar completamente preta.

Continua após a publicidade

Benefícios nutricionais: essa é a variedade de banana mais rica em manganês, importante no metabolismo de proteínas e carboidratos.

3. Banana-nanica ou anã

Características: apesar de sugerir que a fruta é pequena, a denominação “nanica” se refere à planta que produz o fruto e não ao fruto em si. Portanto essa variedade da fruta é grande, muito doce e aromática.

Continua após a publicidade

Benefícios nutricionais: esse é o tipo de banana mais rica em potássio entre todas as variedades da fruta.

4. Banana prata

Características: essa banana não é tão doce quanto a maioria das outras. Todavia, essa é a variedade mais consumida no Brasil.

Benefícios nutricionais: Assim como a banana-maçã, ela é uma importante fonte de manganês.

5. Banana ouro ou dourada

Características: esta é a menor de todas as variedades comerciais, com até 10 cm de comprimento, além de ser a mais doce.

Continua após a publicidade

Benefícios nutricionais: alto teor de carboidratos, alto teor calórico que proporciona energia instantânea.

6. Banana pacova ou pacovan

Características: por fim, a banana pacova é considerada a maior de todas as variedades, podendo chegar até 50 cm de comprimento. Ademais, esse tipo é bastante cultivado no norte amazônico do país e fortemente presente na culinária da região.

Benefícios nutricionais: é o tipo mais rico em magnésio.

Como saber quando as bananas estão maduras?

Você sabia que pode comer bananas em qualquer estágio de maturação? A maioria dos tipos de banana é colhida da bananeira planta enquanto ainda está verde. Em seguida, levam cerca de 8 dias para amadurecer. Confira a seguir os estágios de maturação da banana de acordo com a cor da casca:

Continua após a publicidade

As bananas verdes ainda não estão maduras e contêm mais amido do que açúcar. Normalmente, as bananas verdes são usadas na culinária semelhante à banana-da-terra. Embora sejam comestíveis, as bananas verdes não são tão saborosas.

As bananas verdes e amarelas estão quase maduras e terão alguma doçura. Sua polpa costuma ser firme e pode ser levemente densa dependendo da variedade. Nesta fase de maturação, você pode comer bananas cruas ou cozinhá-las.

A casca amarela das bananas é quando elas estão em sua maturação ideal. Assim, a polpa deve ser agradável, macia e fácil de morder. Nesse estágio, as variedades populares de bananas de sobremesa, como a banana prata, são doces, aromáticas e fáceis de comer. Eles geralmente ainda são firmes o suficiente para usar na cozinha.

Casca amarela e manchas marrons mostram que a polpa da banana está muito madura. Nesta fase, a banana estará muito doce e a polpa muito macia.

Continua após a publicidade

Bananas marrons são bananas maduras demais, com textura pastosa e sabor forte. A melhor forma de usar esse tipo de banana é em sobremesas ou smoothies.

Benefícios gerais da fruta

A banana é uma fruta saudável, baixa em calorias e rica em nutrientes. Além disso, não apenas a polpa da banana pode servir de consumo; a casca de banana também contém muitas qualidades.

De acordo com pesquisadores, uma banana média de 17 cm de comprimento tem 105 calorias e muitas vitaminas e minerais. Cada banana aumenta suas necessidades diárias de fibra, vitamina C, vitamina B6, potássio e manganês.

Se você gosta de um smoothie saudável pela manhã, não jogue fora a casca de banana, pois é uma boa fonte de antioxidantes. Por exemplo, pesquisas descobriram que a casca da banana possui galocatequina – um importante antioxidante que protege contra os danos celulares dos radicais livres.

Continua após a publicidade

Então,  gostou desse artigo? Pois clique e confira também: Combinações perfeitas – 20 mix de alimentos que vão te surpreender

Fontes: Banana blog, Minha vida, Daninoce

Outras postagens