Os benefícios do alho estão muito além de um simples tempero, além de temperar e condimentar os alimentos, o alho é um excelente remédio natural. De acordo com estudos realizados, foi comprovada a eficácia do alho no auxílio de tratamentos de vários problemas de saúde.
Por exemplo, infecções, controle da pressão alta, doenças do coração, entre outras. Ademais, se trata de um alimento rico em compostos fitoquímicos sulfurados, como a alicina, responsável pelo cheiro característico do alho e por suas propriedades funcionais. E compostos não sulfurados, que ajudam a controlar o colesterol, a pressão arterial e no combate a vírus, bactérias e fungos.
Além disso, também é rico em minerais que ajudam na nutrição do corpo e proporciona benefícios para a saúde, como potássio, magnésio, manganês, ferro, selênio e cálcio, por exemplo. Também é um ótimo antioxidante, rico em vitaminas do complexo B. Por isso, o uso do alho vem se popularizando cada vez mais. No entanto, os benefícios do alho são exaltados desde civilizações antigas, como a dos egípcios, babilônios, gregos, romanos e chineses.
De acordo com nutricionistas, a melhor forma de consumir o alho é em sua forma natural, ou seja, cru e picado. Pois, dessa forma todos os seus nutrientes são melhores absorvidos pelo corpo. No entanto, não se deve exagerar, pois mesmo com todos os benefícios que o alho oferece, há algumas restrições.
Por exemplo, pessoas que sofrem da Síndrome de Intestino Irritável (SII) ou outro tipo de distúrbio digestivo devem evitar o alimento in natura. Pois, o alho cru pode ser mal digerido pelo organismo, causando náuseas, vômitos, cólicas, gases, diarreia, dores abdominais e desconfortos em geral.
Também é contra indicado para recém-nascidos, durante pós-operatório, pressão baixa, dor no estômago, hemorragias e pessoas que usam remédios para afinar o sangue.
Benefícios do alho: Valor nutricional
Entre os benefícios do alho, podemos destacar seu alto poder nutritivo e baixo teor calórico. Por exemplo, uma porção de 2 gramas de alho (mais ou menos cinco dentes de alho), possui:
- 42 calorias
- 1,8 gramas de proteína
- 9 gramas de carboidratos
Representa:
- 23% da ingestão diária recomendada de manganês
- 17% da ingestão diária recomendada de vitamina B6
- 15% de vitamina C
- 6% de selênio
- E quantidades significativas dos minerais: cálcio, potássio, ferro e cobre
- Vitamina B1
De acordo com especialistas, para obter todos os benefícios que o alho tem a oferecer à saúde, o ideal é consumir entre ½ e 3 dentes de alho por dia. Uma dica, para potencializar seus efeitos, é necessário picar ou amassar os dentes de alho 10 minutos antes de preparar a comida. Dessa forma, a quantidade de alicina, responsável pelas propriedades benéficas do alho, aumentará significadamente.
Benefícios do alho
O alho é um remédio natural comprovado que traz inúmeros benefícios para a saúde do corpo, além de auxiliar na boa forma, no aumento do metabolismo e atuar na prevenção de resfriados. E graças a suas propriedades de antibiótico natural (alicina), ajuda no tratamento de diversas infecções. Também atua no combate de vírus, bactérias e fungos. Por isso, é um alimento natural que ajuda na manutenção da saúde do corpo, auxiliando no:
- Combate ao câncer de cólon
- Prevenção de aterosclerose
- Redução do colesterol e triglicerídeos
- Protege o coração
- Controle da pressão arterial
- Prevenção de trombose
- Melhora a circulação sanguínea
- Ação anti-inflamatória
- Melhora sintomas de asma
- Aumenta imunidade
- Alivia os sintomas de gripes e resfriados
- Prevenção de demência e doença de Alzheimer
- Reduz a fadiga
- Combate à intoxicação por metais pesados, por exemplo, o chumbo
- Minimiza a perda da estrutura óssea
- Aumenta o estrogênio em mulheres
- Aumenta a longevidade
- Combate doenças infecciosas
- Evita tosse e dor de garganta
- Estimula o ganho de massa magra
- Antioxidante
- Controla a glicose do sangue
- Melhora alergias
- Cicatrizante
Benefícios do alho no tratamento de doenças
1 – Colesterol
Entre os benefícios do alho comprovados, os especialistas destacam a redução entre 10 e 15% do colesterol total ou LDL (colesterol ruim) do sangue. Ademais, o alimento natural atua na absorção de colesterol no intestino e na síntese do colesterol endógeno (produzido no fígado).
2 – Benefícios do alho: Prevenção da Diabetes
Após a realização de mais de dez estudos sobre os benefícios do alho no controle da diabetes, especialistas chegaram à conclusão de que realmente funciona. Ou seja, o alimento funciona positivamente na redução da glicose, já que a alicina e seus compostos ajudam a melhorar o transporte de glicose para dentro das células. Também age diminuindo os produtos finais da glicação avançada (proteínas responsáveis pela complicação da diabetes).
3 – Pressão arterial
Um dos benefícios do alho é a função de vasodilatador, ou seja, sua capacidade de dilatar as artérias, o que beneficia a reversão de quadros de hipertensão arterial.
4 – Saúde do coração
Devido sua ação antioxidante, o alho contribui na manutenção da saúde do endotélio (parede das artérias). Dessa forma, ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares. Pois, quando as partículas de colesterol se oxidam no sangue (estresse oxidativo), e se alojam no endotélio, acabam formando placas de gorduras que levam ao entupimento dessas artérias. Portanto, ao consumir o alimento natural, ele irá ajudar na redução do acúmulo dessas placas de gordura (marcadores de aterosclerose).
5 – Benefícios do alho: Prevenção do Câncer
Outro benefício do alho é auxiliar na proteção das células do organismo, graças aos compostos sulfurados (alicina, aliina e alhoeno). Pois sua ação antioxidante previne contra formações de radicais livres. Além de estimular enzimas que irão desintoxicar o organismo de agentes que causam o câncer, principalmente o de cólon.
No entanto, há dados que comprovam que o alho também ajuda na prevenção de câncer de estômago, pulmão e mama. Entretanto, é importante ressaltar que o alho não previne o câncer, mas funciona como um auxiliar benéfico na prevenção, juntamente com uma dieta equilibrada com frutas, verduras, legumes e grãos in natura. Além de manter uma rotina de exercícios físicos, não fumar e beber com moderação.
6 – Manter o cérebro saudável
Como já mencionado, um dos benefícios do alho é sua ação antioxidante e anti-inflamatória, graças à alicina, enxofre, selênio e colina presentes no alho. Por isso, ao consumir o alimento in natura, ele ajuda a proteger as células do cérebro e a diminuir os danos causados por radicais livres. Que são responsáveis pelo surgimento de doenças neurodegenerativas, como a demência e Alzheimer, por exemplo.
7 – Aumenta a imunidade
Ao consumir o alho, seus benefícios vão atuar na redução dos sintomas de gripes e resfriados. De acordo com o estudo, a redução dos sintomas pode chegar a 61%. Portanto, adicionar o remédio natural ao tratamento, pode ajudar a se livrar mais rápido dos incômodos da gripe e do resfriado. Já que o alho ajuda no aumento da imunidade do corpo.
8 – Benefícios do alho: Melhora o desempenho
Desde as culturas antigas, o alho é usado para reduzir a fadiga e para aumentar a capacidade e desempenho de trabalho. Ademais, foi muito usado inclusive por atletas olímpicos na Grécia Antiga.
Benefícios do alho: opções de uso
1 – Chá de alho
Para preparar o chá de alho é necessário:
- 1 dente de alho
- 100 a 200 mL de água
Basta colocar o alho picado e amassado na água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Depois retirar do fogo, coar e deixar esfriar. No entanto, caso queira adicionar mais sabor ao chá, você pode acrescentar gotas de limão, gengibre ralado e uma colher de sobremesa de mel.
2 – Água de alho
Uma maneira rápida e fácil de ter os benefícios do alho é preparando a água com alho. Ademais, coloque um dente de alho esmagado em 100 ml de água. Em seguida, deixe repousando durante a noite ou por 8 horas. Por fim, beba a água em jejum, ela vai ajudar a limpar o intestino e a reduzir o colesterol.
3 – Creme de alho para carnes
Ademais, além de saboroso, o creme de alho colabora para manter a saúde do corpo. Para isso, é necessário:
- 1 copo americano de leite
- 3 dentes de alho
- 1 pitada de sal, de salsa e de orégano
- Azeite a gosto
Modo de Preparo:
Bater no liquidificador o leite, o alho, o sal, a salsa e o orégano. Em seguida, adicionar o azeite aos poucos até ficar com a textura cremosa. Ademais, essa receita é ideal para acompanhar carnes de churrasco ou para fazer pão de alho.
Por fim, são muitos os benefícios do alho, que ajudam na manutenção da saúde do corpo e no bom funcionamento do metabolismo. No entanto, é importante lembrar que o alho funciona como coadjuvante nos tratamentos, ou seja, ele não deve substituir tratamentos indicados pelo médico.
Então, se você gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: Chá de alho, como fazer? Benefícios da bebida para o organismo.
Fontes: Ecycle, Tua Saúde, Uol, Unimed, Conquiste Sua Vida, Segredos do Mundo
Imagens: Globo, Ativo Saúde, Veja, Uol, Suprevida, Sua Dieta e Saúde, Catraca Livre