Mundo Animal

Black cod, o que é? Origem, valores e curiosidades sobre a iguaria

Black cod é o nome popular para o peixe-carvão-do-pacífico, uma iguaria localizada nas profundezas do Oceano Pacífico cujo preparo é especial.

Em primeiro lugar, black cod é o nome popular do peixe-carvão-do-pacífico, um dos membros da família Anoplopomatidae, sendo uma iguaria como o bacalhau. Nesse sentido, é a única espécie do gênero Anoplopoma e habita fundos marinhos lodosos no Pacífico Norte. No geral, encontra-se essa espécie a profundidades entre 300 e 2700 metros.

Sobretudo, é uma espécie comercialmente importante no Japão. Portanto, consiste em uma iguaria em países do globo por conta do seu sabor adocicado e textura única. Comumente, chegam a viver mais de 90 anos, principalmente porque na medida em que crescem, se movem para os fundos lodosos do Pacífico, mantendo-se em segurança.

Além disso, costuma-se confundir o black cod com o bacalhau, mas eles somente pertencem à mesma família, com gêneros distintos. Apesar disso, conhece-se o peixe-carvão-do-pacífico como bacalhau preto, bacalhau azul, anchova e escamudos. Curiosamente, considera-se essa iguaria como o peixe mais saboroso do mundo, com grande valor no Alasca, por exemplo.

Desse modo, consiste em um alimento com alto teor natural de óleo, além de um sabor doce por conta da profundidade que vive. No entanto, o mais interessante é a textura escamosa na língua, promovendo uma experiência única. Por fim, costuma-se servir esse prato sem acompanhamentos a fim de evitar a perda do sabor.

Black cod, o que é? Origem, valores e curiosidades sobre a iguaria

Quanto custa o black cod?

Sobretudo, no Brasil pode-se encontrar o black cod em restaurantes especializados e de alto grau. No geral, estabelecimentos no Rio de Janeiro e em São Paulo são os mais populares no preparo desse peixe. Apesar disso, prepara-se para pagar uma conta salgada, porque se trata de uma iguaria importada.

Continua após a publicidade

Porém, estima-se que em 2013, 14 toneladas do peixe-carvão-do-pacífico chegaram ao Brasil, mas a meta envolve quintuplicar essa quantidade. Sendo assim, a introdução desse alimento na cultura brasileira começou a partir desse ano e está em expansão desde então. Em especial, o mercado do sudeste brasileiro é o maior foco de importação e comercialização.

Nesse sentido, especialistas em gastronomia indicam que o peixe é um produto de alta qualidade, o que explica seu sucesso. Mais ainda, porque tem muita gordura natural, o preparo é relativamente fácil e ampliar os sabores não é um desafio. Curiosamente, considera-se o black cod como a Ferrari do oceano.

Sendo assim, a faixa de preço para um prato de preparo simples envolvendo o black cod, ou seja, que não possui grandes acompanhamentos além do peixe, fica em torno de 60 reais. Contudo, os preços variam de acordo com o estabelecimento e o prato onde se utiliza o peixe-carvão-do-pacífico.

Portanto, pode-se encontrar o produto por mais de 120 reais em alguns casos, especialmente estabelecimentos em que o preparo leva dias e diversos ingredientes. Acima de tudo, o preço baseia-se na raridade do produto, e também no fato de ser um animal selvagem na natureza, pois vive nas profundezas do oceano.

Black cod, o que é? Origem, valores e curiosidades sobre o peixe

Curiosidades sobre o animal

A princípio, o black cod com cobertura e misso é uma receita japonesa que tornou o peixe famoso no mundo inteiro. Basicamente, o peixe-carvão-do-pacífico torna-se mais macio por conta do misso. Além disso, durante o cozimento no ingrediente japonês, a carne se esfola de modo a expor aa parte branca, incorporando o sabor ainda mais.

Continua após a publicidade

Curiosamente, a preparação desse modo chama-se de gindara misoyaki no Japão. Ou seja, o black cod marinado por horas em missô e sakê para ser grelhado posteriormente e finalmente servido. Além disso, consiste em um alimento com alto teor de ômega 3, chegando a 1.800mg em uma porção de 100g.

Por outro lado, especialistas estudam esse alimento como forma de combater a concentração de mercúrio. Dessa forma, instituições como a US Food and Drug Administration considera o black cod como uma boa escolha para mulheres grávidas e pais, mas não para crianças. Em contrapartida, especialistas do Alasca indicam o consumo irrestrito.

No geral, conhece-se essa espécie como Sablefish, porém há regiões do globo que o chamam de butterfish, bacalhau carvão e até mesmo coalfish. Comumente, a diferenciação dos nomes parte do preparo desse alimento. Por fim, costuma-se pescar essa espécie por meio de pesca de arrastro de fundo, para alcançar a alta profundidade que habitam.

E ai, aprendeu sobre o black cod? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.

Próxima página »

Escolhidas para você