Curiosidades

A Família Addams: história da família mais sinistra e atemporal da ficção

A Família Addams surgiu nos quadrinhos e ganhou adaptações para a TV e o cinema. Confira 15 curiosidades sobre essa família horripilante.

Certamente, a Família Addams é uma das produções mais conhecidas e queridas de todo mundo. Apesar de terem surgido como uma História em Quadrinhos em 1932, os monstrinhos ganharam adaptações para a TV e o cinema. Desse modo, a história se popularizou e continua divertindo fãs de todas as idades.

Primeiramente, o responsável pela criação dessa família foi o cartunista Charles Addams. Ele criou os personagens a fim de fazer uma sátira da família tradicional do século 20, que se vestia de forma elegante, mas não se preocupava com o que os “mortais” pensavam de seu comportamento estranho.

Os quadrinhos de Charles Adams começaram a ser publicados em 1937, mas, nessa época, os personagens ainda não tinham os nomes que tem hoje e sequer eram referenciados como Família Addams. Sendo assim, eram quadrinhos de uma família mórbida e com humor bem ácido, características que se mantiveram ao longo do tempo.

A Família Addams: história da família mais sinistra e atemporal da ficção
Fonte: Leijá

De modo geral, o humor da família de monstrinhos está relacionada com a subversão de situações cotidianas. Por exemplo, em um episódio da série, os pais Gomez e Mortícia ficam desesperados, pois o filho, Feioso, tomou uma atitude absurda: ser escoteiro. Para uma família tradicional isso seria um bom sinal, mas não para os Addams.

Continua após a publicidade

Além de excêntricos e góticos, os Addams também são donos de uma grande fortuna. Eles nunca trabalharam, apenas administram os negócios da família ao longo dos séculos, já que eles vivem muito mais que os seres humanos. Apesar de serem muito generosos, a família dos monstrinhos tem uma rixa com seus vizinhos, os Lohman-Myers.

Personagens da Família Addams

Os personagens da Família Addams talvez sejam os grandes responsáveis pelo sucesso da produção. Cada um com suas características divertidas e “monstruosas”, eles são lembrados até hoje. Vamos conhecer um pouco de cada um dos integrantes dessa família.

Continua após a publicidade

Gomez

Fonte: Retro Goth 666

Pai e marido apaixonado. Sendo assim, Gomez frequentemente tem que abrir mão do que quer para agradar a esposa e os filhos. Além disso é sádico e tem um hobby peculiar: tortura.

Mortícia

A Família Addams: história da família mais sinistra e atemporal da ficção
Fonte: Retro Goth 666

O nome da personagem já revela um pouco sobre sua personalidade. Isso porque Mortícia é muito pálida, o que contrasta com o longo cabelo preto e as cores escuras que usa. Ela é a esposa de Gomez e mãe de família. No mais, ela ama sua roseira, da qual arranca as rsas e deixa só os espinhos.

Continua após a publicidade

Vandinha

Fonte: Retro Goth 666

A filha dos Addams pode ser representada em diversas fases de sua vida de acordo com a adaptação. No entanto, ela tem sempre algumas características peculiares, como gostar de histórias de homicídio e brincar de torturar seu irmão. Além disso, ela não se interessa por nada que as meninas de sua idade gostam e é super rabugenta.

Feioso

A Família Addams: história da família mais sinistra e atemporal da ficção
Fonte: Retro Goth 666

Irmão de Vandinha, o garoto sofre com as torturas da irmã. Além de ser super agitado e sempre se envolver em confusões, o garoto é conhecido por criar animais exóticos, como lagartos e aranhas.

Tio Chico

Fonte: Retro Goth 666

Atrapalhado e super engraçado, Tio Chico é tio de Mortícia e um grande amigo de Gomez. O personagem careca e já com idade avançada é muito conhecido por dormir de cabeça para baixo e saber tudo sobre explosivos.

Tropeço

Fonte: Retro Goth 666

Esse é o mordomo dos Addams. O nome dele também é sugestivo, já que seu jeito de andar chama atenção. Ele é tão desengonçado que parece um pouco o monstro clássico Frankenstein. Apesar de falar muito pouco, ele popularizou o bordão “Chamoooou?”, toda vez que alguém o solicitava.

Continua após a publicidade

Vovó

A Família Addams: história da família mais sinistra e atemporal da ficção
Fonte: Retro Goth 666

Já essa personagem lembra um pouco a representação da bruxa: corcunda, descabelada, capaz de fazer feitiços e poções. Ela é a mãe de Mortícia e ficou famosa por sua especialidade culinária: miolos de morcego fritos.

Mãozinha

A Família Addams: história da família mais sinistra e atemporal da ficção
Fonte: Retro Goth 666

Trata-se, literalmente, de uma mão decepada com vida própria. Mesmo não se comunicando por palavras, ele fazia gestos e era carregado dentro de uma caixa pelos demais personagens.

Primo It

A Família Addams: história da família mais sinistra e atemporal da ficção
Fonte: Retro Goth 666

Primo da família Addams, é uma criatura super peluda e que tinha influência dentro do governo norte-americano. Engraçado e meio desajeitado, It aparecia as vezes nas histórias.

A família Addams na TV

Continua após a publicidade

A família Addams ganhou a TV quando o produtor David Lery viu os quadrinhos de Addams no jornal e pensou em uma adaptação em formato seriado. Em 1964, os monstrinhos chegaram à TV, onde permaneceram até 1966. Além disso, neste ano, foi lançado um especial de Natal para ser transmitido e que reuniu todo o elenco original.

Ao longo de três temporadas, a família Addams foi sucesso na emissora americana ABC. Além de personagens incríveis e histórias engraçadas e inusitadas, a série tinha uma atração à parte: a casa da família. O cenário podia ser descrito como um misto entre parque de diversões e casa de horrores.

Apesar de realmente ter existido em Los Angeles, a casa foi demolida. Já no Brasil, o seriado dos monstrinhos estreou em agosto de 1965 pela emissora Tv Rio e suas afiliadas. Posteriormente, a Rede Globo conseguiu o direito de exibir o programa de 1969 até 1977. Por último, a Rede Record passou o programa em 1985.

Desenhos animados da Família Addams

Continua após a publicidade

O sucesso da adaptação para a TV resultou em uma legião de fãs para os monstrinhos, sobretudo ao longo da década de 70. Desse modo, David Levy pensou também em uma adaptação dos monstrinhos em forma de série, mas, dessa vez, uma adaptação. Assim, os estúdios Hanna-Barbera ficaram responsáveis por desenhar e animar a família.

A animação estreou em 1973 e contou com apenas 16 episódios. Contudo, a família Addams ganhou mais uma chance na TV e outras duas temporadas foram lançadas, em 1991 e 1993. Depois do último episódio, os monstrinhos migrariam em definitivo para o cinema.

Contudo, em 1973, a família Addams fez uma aparição história na TV. Isso porque, os monstrinhos encontraram outros personagens famosos dos desenhos em um episódio de Scooby Doo.

A família Addams no cinema

Continua após a publicidade

Primeiramente, o longa de estreia da família Addams nas telonas foi lançado em 1991 e teve como diretor o estreante Barry Sonnenfeld. Sendo assim, o filme conta a história dos monstrinhos a partir de Tio Chico, que voltou recentemente para a mansão de seus familiares depois de anos desaparecido. Contudo, ele está com uma personalidade totalmente diferente e ainda por cima acompanhado de um casal de pilantras que quer roubar a fortuna da família.

Já em 1993, com o fim da série de TV, os monstrinhos voltam ao cinema em uma continuação igualmente bem humorada. No entanto, alguns personagens mudaram. Os Addams tiveram um terceiro filho, por exemplo, e contrataram uma babá. Ela, contudo, também se tratava de uma golpista e queria apenas colocar as mãos no dinheiro dos monstrinhos.

Já em 2019, 26 anos depois da última aparição, a família Addams voltou ao cinema, desta vez em animação. Além de matar a saudade de quem já era fã, o longa teve o objetivo de apresentar os monstrinhos para as novas gerações. Por isso, o filme apresenta várias características clássicas dos personagens, mas com um enredo diferente.

Continua após a publicidade

Nesta última adaptação, os Addams estão vivendo tranquilamente, quando uma decoradora e apresentadora de reality shows aparece querendo redecorar a famosa mansão. Contudo, o estilo dela é totalmente diferente dos monstrinhos e as intenções reais da reforma não eram tão boas quanto pareciam.

15 curiosidades sobre a Família Addams

1-Nos palcos

Além de adaptações para o cinema e a TV, a família Addams ganhou também uma versão teatral. No Brasil, por exemplo, a Broadway São Paulo realizou um musical dos monstrinhos em 2012. Já o Teatro Lala, em Curitiba, realizou uma peça sobre a família que ficou disponível durante 2018.

2-Scott Rudin

Esse é o nome do responsável pelos monstrinhos chegarem ao cinema. Isso porque, o cineasta estava dirigindo uma van com outros trabalhadores da área, quando começou a cantarolar a música de abertura da série. Assim, todos também começaram a cantarolar e o homem percebeu o enorme sucesso da família Addams. Por isso, ele sugeriu uma adaptação para as telonas e deu certo!

Continua após a publicidade

3-Abertura

Apesar de super famosa na abertura da série, o diretor do primeiro longa, Barry Sonnenfeld, não queria que a música fizesse parte do filme. Contudo, ele mudou de ideia ao ver a reação do público quando tocava a canção.

4-Tio Chico X Hannibal

O ator Anthony Hopkins foi chamado para interpretar o Tio Chico na primeira versão do longa. No entanto, ele recusou o convite para dar vida ao psicopata Hannibal Lecter em O Silêncio dos Inocentes.

5-Ilustrações

Fonte: Rede Globo

De modo geral, diversas cenas da série lembram as ilustrações feitas por Charles Addams. Como por exemplo, quando a família joga óleo em um coral natalino.

6-Direção

Inicialmente, cogitou-se o nome de Tim Burton para dirigir os filmes, já que os roteiristas Caroline Thompson e Larry Wilson já tinham trabalhado com o diretor. Contudo, o diretor acabou não fazendo parte da equipe de produção dos longas.

Continua após a publicidade

7-Parentesco

Apesar de na série Tio Chico ser irmão de Mortícia, ele se tornou irmão de Gomez na adaptação para o filme.

8-Estreia

Como já contamos, o primeiro longa da Família Addams foi a estreia de Barry Sonnenfeld na direção. Por isso, para brincar com o amigo, Scott Rudin colocava um nome diferente na cadeira de diretor do filme.

9-Direção de fotografia

A Família Addams: história da família mais sinistra e atemporal da ficção
Fonte: Retro Goth 666

O cargo de diretor de fotografia ficou vago e isso quase causou o cancelamento do longa. Isso porque, o primeiro a ocupar o cargo, Owen Roizman se demitiu para participar de outra produção. Em seguida, Gale Tattersall foi contratado, mas também deixou a franquia. Então, o próprio Sonnenfeld resolveu ocupar tal cargo.

10-Corta!

Em meio às gravações Sonnenfeld simplesmente desmaiou e precisou ser socorrido no set de gravação. De acordo com o diretor, antes de apagar, ele sentiu dores fortes no peito. Mais tarde, ficou esclarecido que o homem estava com problemas no nervo ciático, o que interrompeu as gravações por vários dias.

Continua após a publicidade

11-Vovó

Na série Vovó Addams era mãe de Gomez e seu nome era Eudora. Enquanto isso, no filme, a idosa é mãe de Mortícia e seu nome é Esmeralda. Por isso, em uma das adaptações para o teatro, a mudança de nome e parentesco foi incluída no roteiro como forma de piada. Sendo assim, no musical, Gomez se refere assim à velhinha: “Minha mãe? Eu pensei que ela fosse a sua mãe!”.

12-Nuvem negra

Definitivamente, as gravações do longa não foram fáceis para Sonnenfeld. Isso porque, além de todos os problemas já listados, ele teve que lidar com o fato de que Raul Julia, o Gomez, teve um problema de visão. Por isso, o diretor disse em entrevista que acreditava haver uma nuvem negra pairando sobre o estúdio.

13-Cher

A Família Addams: história da família mais sinistra e atemporal da ficção
Fonte: Leiajá

A cantora Cher chegou a mencionar que queria o papel de Mortícia, contudo, a personagem acabou sendo interpretada por Anjelica Huston.

14-Rebelião

Os problemas de Sonnenfeld não param por aí. Isso porque, ele precisou lidar com uma espécie de rebelião entre os atores. Tudo começou pois, no roteiro original, Tio Chico era um impostor, o que não agradou a equipe. Com o tempo e a mobilização, o diretor cedeu e mudou a história do personagem.

Continua após a publicidade

15-Processo

David Levy, o produtor executivo da antiga série de TV, processou a Paramount Pictures e a Orion Pictures, pois alegou que muitas ideias do filme eram suas, e não dos quadrinhos. No entanto, o caso acabou sendo resolvido fora dos tribunais.

Não vá embora ainda! Aqui tem mais uma matéria incrível para você: Drácula – Origem, história e a verdade por trás do clássico vampiro

Fonte: Infantv, Leiajá, RetroGoth 666, Rede Globo, Megacurioso

Imagens: Filmes Band, RetroGoth 666, Leiajá

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você