Ciência & Tecnologia

Bumerangue – Entenda como funciona o famoso vai e vem!

De arma de caça, a um elemento para diversão. Entenda a origem do bumerangue na humanidade, e o que torna possível seu movimento de vai e vem.

Certamente, você já se surpreendeu com alguma invenção do homem na antiguidade. Uma delas, o bumerangue – que hoje é usado para jogos e esportes -, tem sua origem ligada à necessidades básicas. Este, aliás, foi o primeiro aparato voador criado pela humanidade.

Basicamente, a Austrália é conhecida como o País do Bumerangue. Isso porque há dados que indicam que o primeiros exemplares do objeto foram produzidos nessa região.

Contudo, há também informações que contrariam esses dados. Há quem alegue, por exemplo, que a primeira peça do bumerangue foi esculpida com presa de mamute, na Polônia.

Bumerangues - entenda como funciona o famoso vai e vem!
O Segredo

Aliás, existem várias especulações do tipo, já que o bumerangue, supostamente, esteve presente no Egito antigo. Porém, o que realmente interessa é que hoje eles garantem a diversão de muitas pessoas por todo o mundo.

Mas, nem todas elas sabem como estes funcionam. Você, por exemplo, sabe?

Bumerangues não retornáveis

Primeiramente, é importante frisar que há dois tipos de bumerangue. Nesse sentido, os primeiros a serem criados foram os não retornáveis.

Continua após a publicidade

Isso porque sua única função era ser uma arma de caça. Basicamente, a intenção era de que ela se mantivesse o maior tempo possível no ar. E, claro, que fosse mais precisa possível em sua mira.

Bumerangues - entenda como funciona o famoso vai e vem!
Boomania

Por isso, seus registros na humanidade somam mais de 20 mil anos. E sua eficácia garantia que não só animais de pequeno porte fossem capturados, mas até mesmo grandes mamíferos. Aliás, eles não conseguiam fugir após serem atingidos.

O famoso vai e volta

Na verdade, o bumerangue tradicional, ou seja, aquele utilizado para fins esportivos e de diversão, possui sua origem diretamente ligada a um erro de cálculo. Isso porque, curiosamente, ao tentarem esculpir a arma de caça, fizeram algo sem muita utilidade para o contexto da época.

Bumerangues - entenda como funciona o famoso vai e vem!
GIZ MODO

Nesse sentido, há suposições de que os primeiros a utilizarem o objeto como um jogo foram os aborígines. Porém, outras culturas também possuíam bumerangues.A té mesmo o Faraó Tutancâmon os colecionava, por exemplo.

Como funcionam o bumerangue?

É claro que uma peça como esta depende de alguns conceitos físicos para que, de fato, funcione. Isto é, a volta do bumerangue exatamente para o seu ponto de partida, só é possível através dos conceitos de sustentação, velocidade relativa e precessão giroscópica.

Basicamente, sua versão clássica é feita em madeira leve, e possui duas asas ligadas por um mesmo ponto. Por isso, quando lançado corretamente – isto é, segurando-o verticalmente com uma asa para cima -, a sustentação acontece. Isso porque a asas giram em torno do seu ponto central, se estabilizando no voo.

Continua após a publicidade
Bumerangues - entenda como funciona o famoso vai e vem!
Vix

Em seguida, o ar passa mais rápido pela parte elevada do bumerangue, gerando mais sustentação na parte inferior. Assim, essas forças em intensidades diferentes, somadas à velocidade a qual é lançado; geram o chamado torque. Isto, por sua vez, é a possibilidade de girar e torcer.

Por fim, ocorre a precessão giroscópica. Ou seja, a inversão da direção do bumerangue, devido aos fatores anteriores. Dessa forma, ele completa o seu trajeto, voltando para seu lançador.

Gostou dessa matéria? Pois então, leia um pouco sobre: 7 invenções mais antigas do que você poderia imaginar

Fontes: GizmodoToday I Found Out, Vix.

Imagem de destaque: Boomania

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você