Mundo Animal

Cachorro da língua azul – Por que isso acontece com os Chow Chows?

Chow Chow, o famoso cachorro de língua azul, é famoso característica por essa e outras características que você vai conhecer agora.

Por Larissa Ariel Lima

-

Quando pensamos em cachorro da língua azul logo nos vem a raça Chow Chow na cabeça, não é mesmo? Então, essa raça de cão é de origem chinesa, sendo considerada a mais antiga do mundo. Bem como uma das primeiras a terem o lobo cinzento como ancestrais.

Sua língua azul, ou levemente roxa deu origem a uma lenda chinesa. Nela, Deus pintava o céu e com suas estrelas, quando deixou cair pingos de tinta azul no chão. Ao ver os pingos de tinta no chão, os ancestrais da raça Chow Chow teriam lambido o conteúdo, deixando assim sua língua azul.

O famoso cachorro da língua azul, os Chows Chows são amigáveis e fofos
Anna Ramalho

Outras raças da língua azul

Contudo, por mais que o Chow Chow seja o cachorro de língua azul mais conhecido, existem outras raças que podem apresentar língua azul, ou pontos azulados. Característica essa que se devido ao seu ancestral comum.

  • Airedale,
  • Akita,
  • Pastor Australiano,
  • Bichon Frise,
  • Bull Mastife,
  • Collie,
  • Cocker Spaniel,
  • Dálmata,
  • Doberman Pinscher,
  • Setter Inglês,
  • Pastor Alemão,
  • Gordon Setter,
  • Lulu da Pomerânia,
  • Setter Irlandê,
  • Labrador Retriever,
  • Terra Nova,
  • Pug,
  • Rottweiler,
  • Shiba Inu,
  • Husky Siberiano
  • Mastife Tibetano

Características do cachorro da língua azul

O famoso cachorro da língua azul, os Chows Chows são amigáveis e fofos
Dog Sand Dog

Os belos e fofos cães da raça Chow Chow possuem pelos macios, assim como são bem limpinhos e exigentes como os gatos. Também são leais e tranquilos, contudo possuem um temperamento muito forte, sendo assim um pouco rebeldes.

Do mesmo modo, o cachorro de língua azul também é bastante fiel a sua família, sendo protetor como um cão de guarda. Em contraste, eles são bem reservados, independentes, e dificilmente agem com agressividade.

O famoso cachorro da língua azul, os Chows Chows são amigáveis e fofos
Pinterets

Seu tamanho vareia entre 48 a 56 centímetros de altura para machos, e de 46 a 51 centímetros para as fêmeas. Bem como eu peso pode varias entre 21 e 32 quilos. Além de que suas cores mesclam em nuances, podendo ser: preto, vermelho (o ruivo), mais conhecido como cachorro leão, cinza ,creme e branco.

O famoso cachorro da língua azul, os Chows Chows são amigáveis e fofos
Pet News Today

Sendo sua maior características os pelos fofinhos, isso requer uma maior atenção, para que eles sempre estejam limpos e apresentáveis. Bem como podem ser de 2 tipos: pelagem áspera, para os pelos grossos, e pelagem macia, sendo eles mais curtos.

Existem também o que chamamos de Chow Chow panda. Porém esse tipo é nada mais nada menos do que uma maquiagem feita na pelagem branca. Bem como seu precursor foi o chines Chen Hsin, proprietário de uma loja de animais em Chengdu, que afirma que não submete os cães a maus tratos nem a produtos químicos. Desta forma a “maquiagem” dura 6 semanas.

Cuidados para quem quer ter um Chow Chow

O famoso cachorro da língua azul, os Chows Chows são amigáveis e fofos
Tudo Sobre Bichos

Por mais que os Chows Chows sejam animais tranquilos, leais e reservados, seu temperamento forte requer atenção. Então é recomendável que eles sejam treinados. Assim sua convivência com pessoas e outros animais será mais saudável e agradável.

E para que o cão mantenha um contato social, assim como praticar exercícios físicos é aconselhável passeios ao ar livre. Contudo, eles devem ser moderados, mas regulares, pois a raça não se sente bem com o clima quente e úmido. Portanto o melhor é que esses passeios sejam feitos pela manhã ou no fim do dia.

Mas porque a língua azul?

A cor azulada da língua e cavidade oral dos Chows Chows, bem como de outras raças é em curiosa. Contudo não é nada extraordinário. Essa característica é devido a uma alta concentração de melanina na língua e gengiva, tornando-os azulados ou roxas.

Sendo assim uma predisposição genética herdada dos seus ancestrais lobos, essa condição é equivalente ao deposito de pimento que da origem as sardas ou pintas em pessoas. Contudo, seu filhote, até por volta da oitava semana apresentam língua rosa.

O famoso cachorro da língua azul, os Chows Chows são amigáveis e fofos
For Mídia

Mas para que a língua azul apareça é necessário que o cão seja de raça pura. Ou seja, por ser um traço genético é preciso um cruzamento entre indivíduos da mesma raça para que a condição continue se perpetuando. Do contrário, os animais podem vir a não conter tal característica.

Porém se seu cachorro, que nunca possuiu a língua azul começar a apresentar a cor é preciso se preocupar. Em resumo, essa coloração pode indicar que algo de errado está acontecendo com o seu bichinho. Podendo ser causada por má oxigenação, o que chamamos de cianose.

O famoso cachorro da língua azul, os Chows Chows são amigáveis e fofos
Clube para Cachorros

Outras causas que também podem causar a mudança de cor da língua são problemas circulatórios ou respiratórios. Bem como intoxicações por acetominofem, uma medicação humana para dores e febre, que podem causar cianose de língua nos cachorros.

Gostou das curiosidades sobre o cachorro da língua azul? Confira também: Lulu da pomerânia – Características e cuidados especiais com a raça

Fonte: Jardins e Melhores Amigos

Imagem destacada: BW

Próxima página »

Escolhidas para você