Mundo Animal

Por que os cachorros viram a cabeça ao ouvir humanos?

No geral, o motivo por que os cachorros viram a cabeça envolve o sistema nervoso e o processamento de informações em seus organismos.

Os cachorros viram a cabeça como um sinal de atenção redobrada. Sendo assim, quando o animal inclina a cabeça para o lado ao ouvir a voz humana, não significa confusão ou engano. Acima de tudo, um estudo do período científico Animal Cognition no mês de outubro investigou que esse comportamento canino diz muito sobre como eles se relacionam.

Em primeiro lugar, os pesquisadores responsável conduziram experimentos com 40 cachorros. Porém, houve previamente uma classificação em dois grupos. Por um lado, tinha-se os “aprendizes habilidosos de palavras”, com sete animais. Em contrapartida, os 33 restantes ficaram no grupo “cachorros típicos”

Basicamente, o grupo com menos animais conseguiam se adaptar rapidamente e aprender o nome de objetos. Enquanto isso, os “cachorros típicos” somente memorizavam um ou dois nomes. Apesar disso, ambos grupos de análise obtiveram treinamento de 3 meses com as peças que participaram do processo.

Como consequência, os estudos perceberam que as inclinações de cabeça quando os guias interagiam com eles. Em resumo, ao ouvir o pedido, os cachorros viram a cabeça, em especial os do grupo “aprendizes habilidosos de palavras”. Quando em comparação com os “cachorros típicos”, eles viram a cabeça 43% contra 2% das vezes.

Por que os cachorros viram a cabeça ao ouvir humanos?

O que significa que os cachorros viram a cabeça?

Sobretudo, o resultado da atenção redobrada parte tanto da familiaridade do estímulo quanto a uma resposta das palavras significativas. Ou seja, não é somente o treinamento por repetição que gera essas respostas. Portanto, palavras específicas parecem atuar com as funções cerebrais lateralizadas que ajudam no processamento de informações.

Continua após a publicidade

Desse modo, o que explica a maior frequência de resposta canina no grupo de cachorros “aprendizes habilidosos de palavras” é a resposta natural dos animais a essas palavras significativas. Ademais, o fato de que cachorros inclinam a cabeça parece mostrar que eles estão criando uma correspondência. Mais especificamente, uma correspondência modal cruzada com a memória dos cães.

Por exemplo, o cachorro ao virar a cabeça associa o som com a imagem do brinquedo. Portanto, o movimento é um gesto de raciocínio enquanto o cérebro processa e associa as informações disponíveis. Curiosamente, os cães da raça border collies tendem a ter maior frequência no movimento da cabeça.

Portanto, há ainda a necessidade de aprofundamento dos estudos para entender melhor como os cachorros viram a cabeça em cada raça. Contudo, não se pode afirmar com total certeza se os cachorros que viram a cabeça são mais habilidosos ou inteligente. Acima de tudo, os estudos ainda estão em desenvolvimento, e analisam questões específicas de comunicação.

Por que os cachorros viram a cabeça ao ouvir humanos?

Como funciona isso no cérebro dos cães?

Em primeiro lugar, um outro estudo da Universidade de Sussex no jornal Current Biology mostra que os cachorros viram a cabeça como sinal de compreensão. Ademais, conseguem entender, ainda que em uma forma específica e em nível diferente do que os humanos, o que seus donos querem dizer.

Basicamente, o cérebro dos cachorros tem divisão em dois hemisférios, direito e esquerdo. No geral, diz-se que o lado direito é responsável pela emoção, enquanto o outro refere-se à linguagem e a razão. Portanto, esse estudo da Universidade de Sussex explica que os cachorros mexem a cabeça de acordo com a sensação da fala que escutam.

Continua após a publicidade

Por isso, é mais comum que movam a cabeça para a esquerda quando são elogiados, recebem carinho ou fazem algo correto. Porém, na ausência de emoções perceptíveis na fala, o resultado das pesquisas identificou a tendência para o movimento contrário. Em resumo, a pesquisa envolveu 250 cães em uma sala de som, onde receberam estímulos curtos e diferentes, em especial na emoção.

A partir da diferença do nível de emoção nos comandos, monitorou-se os movimentos dos cachorros e suas reações em movimento. Ainda que não haja certezas absolutas, porque precisam de mais estudos, principalmente no nível de raça, é um começo promissor. Dessa forma, pode-se afirmar que existem linguagens verbais e não verbais na compreensão dos cachorros.

E aí, aprendeu por que os cachorros viram a cabeça? Então leia sobre Qual é origem e a história do Oscar e a evolução da premiação

Próxima página »

Escolhidas para você