O café é consumido desde a antiguidade, mas se popularizou na Europa durante o século XV e até hoje, ele mantém seu status como uma das bebidas mais populares, com milhões de bebedores de café em todo o mundo.
No Brasil, o plantio do café começou por volta de 1720, na província do Pará. Aliás, as primeiras sementes de café para o Brasil foram trazidas por Francisco de Melo Palheta, após viagem à Guiana Francesa.
Em suma, a bebida preta é feita a partir de frutos maduros, colhidos na planta do café, processados e secos. Depois de secos, esses ‘grãos’ são torrados e moídos para serem transformados na bebida de café que todos conhecemos e amamos.
Com efeito, ao longo dos séculos, o café se tornou uma indústria multibilionária e se tornou parte de nosso estilo de vida e até mesmo de fenômenos culturais. Mas, o café faz bem ou mal para a nossa saúde? Leia e saiba tudo a seguir.
20 mitos e verdades sobre o café
1. Café aumenta o seu desempenho físico (VERDADE)
Tomar uma xícara de café puro cerca de uma hora antes do treino pode fazer seu desempenho pode melhorar em até 12%. Isso ocorre porque a cafeína aumenta os níveis de adrenalina no sangue. Aliás, a adrenalina é o hormônio de “luta ou fuga” que ajuda o seu corpo a se preparar para o esforço físico.
2. Café em excesso pode causar insônia (VERDADE)
O café contém cafeína, um estimulante comumente conhecido por nos manter acordados e alertas. Com moderação, a cafeína não é prejudicial para nós e não deve afetar seu ciclo de sono. Na verdade, a cafeína é processada pelo fígado com uma rapidez incrível.
No entanto, beber muita cafeína pode afetar a qualidade do seu sono, pois bloqueia os produtos químicos em nosso cérebro que nos fazem sentir cansados. Portanto, o café em doses equilibradas não causa insônia, mas em excesso, sim!
3. Café ajuda a curar ressaca (VERDADE)
Cientificamente falando, nenhum café é capaz de deixa você sóbrio. Em outras palavras, beber uma xícara de café não altera os níveis de álcool no sangue. Mas, o café pode ajudar a reverter parcialmente alguns dos efeitos do consumo de álcool, principalmente pode fazer você parar de se sentir cansado, deixá-lo mais alerta e aumentar sua concentração.
4. Café ajuda a perder peso (MITO)
A cafeína pode aumentar ligeiramente o seu metabolismo, mas você precisa beber litros de café todos os dias para ver ou sentir quaisquer benefícios. Todavia, embora a cafeína possa reduzir seu desejo de comer por um curto período, os efeitos passam rapidamente.
Um aspecto positivo sobre beber café ao tentar perder peso é que isso o deixará mais alerta, o que significa que você terá mais vontade de praticar exercícios.
5. Café faz mal a saúde (MITO)
Felizmente, o mito de que o café faz mal à saúde é apenas um mito. Pois, vários estudos científicos relacionaram a bebida a uma variedade de benefícios à saúde, como por exemplo, pode diminuir o risco de desenvolver depressão.
Mais de 200 estudos descobriram que beber de três a quatro xícaras de café por dia pode contribuir para uma vida mais longa. Ademais, ele até foi associado à melhora da função pulmonar.
6. A cafeína aumenta a memória de curto prazo (VERDADE)
Em um estudo, pesquisadores notaram que as habilidades de memória e os tempos de reação dos voluntários cafeinados também melhoraram quando comparados ao grupo que não ingeriu café e não apresentou aumento na atividade cerebral.
Em suma, a cafeína parece afetar as áreas específicas do cérebro responsáveis pela memória e concentração, aumentando a memória de curto prazo, embora não esteja claro por quanto tempo o efeito dura ou como pode variar de pessoa para pessoa.
7. Café torrado escuro é mais forte (MITO)
Os cafés torrados escuros tendem a ter sabores mais intensos e dominantes do que os cafés torrados mais leves. Ademais, eles também têm uma cor e aromas mais fortes. Contudo, em termos de cafeína, os torrados escuros contêm um pouco menos cafeína em comparação com os torrados mais leves.
8. Café reduz o risco de câncer (VERDADE)
Um estudo mostrou que o café pode diminuir o risco de desenvolver câncer de próstata em homens em 20% e câncer endometrial em mulheres em 25%. As pessoas no grupo de teste beberam quatro xícaras de café por dia. Além disso, a cafeína também pode prevenir o desenvolvimento de carcinoma basocelular, o tipo mais comum de câncer de pele.
9. Café afeta a atividade reprodutiva (MITO)
Há uma crença comum de que essa bebida causa impotência e infertilidade. No entanto, não há nenhum estudo com base científica até o momento para provar isso.
10. Café em excesso pode causar desidratação (VERDADE)
Como parte de uma dieta normal e saudável, o café não deve desidratar. Todavia, a cafeína é um diurético leve, portanto, beber várias xícaras de café diariamente pode causar alguns sintomas de desidratação, como dores de cabeça e boca seca, e você pode ir ao banheiro com mais frequência.
11. Café para crianças pode aumentar a enurese noturna (VERDADE)
Uma pesquisa relatou que o consumo de cafeína por crianças de 5 a 7 anos pode aumentar a frequência do famoso ‘xixi na cama’, também conhecida como enurese noturna.
12. Café consumido moderadamente vicia (MITO)
Muitos consumidores de café acreditam que, se evitarem tomar a bebida por alguns dias, terão sintomas de abstinência. Contudo, se você está bebendo de uma a duas xícaras por dia, não há evidências de que terá sintomas de abstinência ao parar.
13. Café pode ajudar a proteger contra o declínio cognitivo (VERDADE)
Além de fornecer um aumento temporário na atividade cerebral e na memória, o consumo regular de café pode ajudar a prevenir o declínio cognitivo associado à doença de Alzheimer e outros tipos de demência.
Aliás, em um estudo finlandês promissor, os pesquisadores descobriram que beber de três a cinco xícaras de café por dia na meia-idade estava associado a uma redução de 65% no risco de Alzheimer e demência na vida adulta. Curiosamente, os autores do estudo também mediram o efeito do consumo de chá no declínio cognitivo, mas não encontraram nenhuma associação.
14. Café descafeinado contém cafeína (VERDADE)
Os cafés descafeinados contêm vestígios de cafeína. É incrivelmente difícil extrair cada pedacinho de cafeína, então a maioria do café descafeinado tem pelo menos 97% da cafeína do café extraído, deixando menos de 3% dos níveis naturais de cafeína no café.
15. Café pode diminuir o risco de desenvolver diabetes tipo 2 (VERDADE)
Um crescente corpo de pesquisas sugere uma associação entre beber café e um risco reduzido de diabetes. Um estudo de 2009 descobriu que o risco de desenvolver diabetes caiu 7% para cada xícara de café diária.
Ademais, estudos epidemiológicos anteriores relataram que os bebedores assíduos de café tinham um risco 50% menor de desenvolver diabetes do que os que bebiam pouco ou que não bebiam.
16. É sempre melhor usar água fervente para fazer café (MITO)
Usar água fervente é definitivamente ruim para seu bebida. A água que está a 100 ºC queima o café e faz com que seja extraído muito rapidamente, produzindo um sabor amargo.
Portanto, a temperatura ideal da água para o café está entre 91 °C e 96 °C. Se você não tiver um termômetro em mãos, ferva sua chaleira e deixe-a por apenas 50 segundos antes de preparar a bebida.
17. Café é bom para o fígado (VERDADE)
Além de reduzir o risco de câncer de fígado, o consumo de café tem sido associado a uma menor incidência de cirrose, especialmente cirrose alcoólica.
18. Café impede o desenvolvimento ósseo na adolescência (MITO)
O café não tem nenhum papel em impedir o crescimento de um adolescente, ou seja, não há evidências em vários estudos de que tomar café interrompa o desenvolvimento ou crescimento ósseo.
19. Café protege contra a gota (VERDADE)
Estudos independentes sobre os padrões de consumo de café por homens e mulheres sugerem que beber café regularmente reduz o risco de desenvolver gota.
20. Café é uma fonte rica em antioxidantes saudáveis (VERDADE)
Na verdade, o café mostra mais atividade antioxidante do que o chá verde e o cacau. Os cientistas identificaram cerca de 1.000 antioxidantes em grãos de café não processados e centenas mais se desenvolvem durante o processo de torra. Além disso, numerosos estudos citaram o café como a principal fonte dietética de antioxidantes em seus resultados.
Tomar café em excesso faz mal?
Os benefícios potenciais para a saúde de tomar café são inúmeros, mas isso não significa que essa bebida é totalmente inofensiva. Para algumas pessoas, o café pode fazer mal ao causar irritabilidade, nervosismo ou ansiedade em altas doses, e também pode afetar a qualidade do sono.
Ademais, em pessoas com hipertensão, o consumo de café aumenta temporariamente sua pressão arterial; mas nenhuma correlação foi encontrada entre o consumo de café e aumentos de longo prazo na pressão arterial ou a incidência de doenças cardiovasculares em pacientes com pré hipertensão existente.
Como a cafeína afeta o nosso organismo?
O café consumido moderadamente faz mais bem do que mal a saúde. Entretanto, a cafeína afeta cada pessoa de maneira diferente, portanto, se você sentir quaisquer efeitos colaterais negativos, considere cortar o consumo de café de acordo com isso.
Leva cerca de seis horas para que os efeitos da cafeína desapareçam, então limite o consumo de café no início do dia ou mude para o descafeinado, que contém apenas cerca de 2 a 12 mg de cafeína por 240 ml.
Assim, caso você esteja tomando café em excesso, e considere que eliminar o café da sua dieta é a melhor escolha, diminua sempre o consumo de café gradualmente.
Evite parar abruptamente de tomar café; isso pode levar a sintomas de abstinência da cafeína, que podem incluir forte dor de cabeça, dores musculares e fadiga que podem durar dias.
Então, agora que você sabe se o café faz mal a saúde, leia também: Conheça os alimentos que mais contém cafeína no mundo
Bibliografia
EXAMINE.COM. How much caffeine is too much?