Ciência & Tecnologia

Cânfora – O que é, características, benefícios e como usar

A cânfora é uma planta multifuncional, podendo ser utilizada para inúmeros fins. É uma planta que possui muitos benefícios para a saúde.

Cânfora é um terpeno que é historicamente extraído da árvore canforeira, chamada Cinnamomum camphora cientificamente. É desenvolvida por meio de síntese química em laboratório. Falando de forma cultural, ela é, eventualmente, usada na medicinal tradicional, além de servir como repelente de insetos e animais.

Graças ao seu aroma que agrada, a cânfora é muito usada em cosméticos, preparação de fluidos e embalsamento, por exemplo. Na Índia, é usado também em temperos para alimentos e cerimônias religiosas. A árvore canforeira é nativamente da ásia oriental, em específico, ilha de Formosa, Japão e China.

Ela também é produzida em pequenas quantidade por outros tipos de plantas, como por exemplo, manjericão e alecrim. Exercendo a função de defender de ataques de predadores naturais. O óleo de alecrim, extraído essencialmente das folhas de alecrim, contém entre 10% e 20% de cânfora. E, certamente, possui ativos terpenos, como o canfeno, dipenteno, cadineno e álcoois como o borneol, alfaterpinol e linalol.

Orientações sobre a cânfora

Cânfora - o que é, benefícios e como usar
Imagem: Sítio da mata

É importante que um profissional da saúde seja consultado antes de você dar início a utilização da planta. Por conseguinte, ter cautela para que o aroma da cânfora não seja inspirado em grande quantidade, pois pode causar dependência.

O óleo essencial pode causar intoxicação, principalmente em crianças, se for usado de forma excessiva ou errada.

Se ingerida, a cânfora pode ser altamente tóxica. É usada para que sintomas do resfriado sejam aliviados, o que torna as vias aéreas sensibilizadas pelo ar frio, fornecendo falso alívio de congestão nasal. Seu uso em excesso pode resultar em convulsões, vômitos, náuseas e dores de estômago.

Como usar

Cânfora - o que é, benefícios e como usar
Imagem: Medium

Para tosse e frio: Primeiramente, ferva folhas de cânfora na água por aproximadamente 10 minutos, inalando seu vapor. Assim, ela forma um revestimento em torno das superfícies internas dos órgãos respiratórios. Reduzindo a irritação da garganta e ajudando no tratamento da bronquite.

Para propriedades antioxidantes: Antioxidantes são bioquímicos e ajudam a reduzir o processo de oxidação que leva a criação de radicais livres.

Antineurálgico: A neuralgia é uma condição grave que ocorre assim que o nono nervo craniano é afetado por inflamação de vasos sanguíneos de seu entorno. O uso do óleo da cânfora permite que os vasos sanguíneos se contraiam, reduzindo, portanto, a pressão em torno do nono nervo craniano, como um analgésico.

Propriedades anti-inflamatórias: Elas ajudam a diminuir os níveis de colesterol, não se limitando apenas às dores musculares.

Propriedades antimicrobianas e inseticidas: Suas qualidades permitem gerir estirpes bacterianas e fúngicas em algum tipo de extensão. Além disso, possui óleos essenciais que têm qualidades inseticidas.

Benefícios

  • Suas propriedades medicinais trazem muitos resultados benéficos para o organismo. Ela é capaz de atuar como estimulante, antisséptica, antitérmica, antinevrálgica, tratando vários tipos de casos, como por exemplo, convulsões, epilepsia, doenças nervosas, entre outras.
Cânfora - o que é, benefícios e como usar
Imagem: Mundo boa forma
  • Na cultura indiana, a queima da cânfora proporciona visões mais esclarecedoras sobre a realidade, acredita-se. Além disso, a queima da planta é feita como forma de purificar o ar, o que elimina bactérias, vírus e mosquitos nocivos. Seu óleo, alivia congestão nasal e tosse.
Cânfora - o que é, benefícios e como usar
Imagem: Remédio caseiro
  • Na forma de gotas, pode ser aplicada na garganta, aliviando a tosse.
Cânfora - o que é, benefícios e como usar
Imagem: Guia da farmácia
  • Seu composto é também, utilizado em pomadas para evitar coceiras e gel para aliviar dores.
Cânfora - o que é, benefícios e como usar
Imagem: Anad
  • Na massagem, seu óleo traz o bem estar e reduz dor de artrite e musculares.
Cânfora - o que é, benefícios e como usar
Imagem: Jornal do empreendedor
  • Também funciona, sobretudo, como repelente de mosquitos, não apresentando efeitos colaterais, além de não custar caro. Possui propriedades anti-inflamatórias, sendo usada para amenizar acnes e furúnculos. O óleo também reduz inchaços causados por infecção de gengiva, neuralgia ou reumatismo.

 

Cânfora - o que é, benefícios e como usar
Imagem: Cláudia Abril

Mais benefícios

  • Ela também tem propriedades antiespasmódicas, reduzindo problemas musculares e das articulações, como cãibras e espasmos, por exemplo. Ela também é um ótimo descongestionante nasal. O óleo possui elementos que funcionam como anestésico, de forma local.
Cânfora - o que é, benefícios e como usar
Imagem: A planta da vez
  • Ela também trata, surpreendentemente, mazelas de libido. 3 gotas em 200 ml de água são suficientes para funcionar como estimulante de desejos e impulsos sexuais. Também trata problemas de gases gastrointestinais, por ser uma planta carminativa.
Cânfora - o que é, benefícios e como usar
Imagem: SEGS
  • Em primeiro lugar, melhora a circulação do organismo, sendo essencial em casos que impossibilitam o paciente, tratando e curando casos severos de nevralgia. É também, estimulantes, auxiliando em tratamentos relacionados ao metabolismo, problemas de circulação e digestão.
Cânfora - o que é, benefícios e como usar
Imagem: A terceira idade
  • Por fim, deixa a casa cheirosa e limpa, proveniente do seu agradável aroma. Em resumo, ela tem inúmeros benefícios, auxiliando em todos os tipo de situações do cotidiano. Sempre é bom guardar um pouco e aproveitar o máximo sempre que possível.
Cânfora - o que é, benefícios e como usar
Imagem: Triider

E então? Gostou da matéria? Confira também: Yom Kipur – História e significado por trás do dia do perdão

Fontes: Ecycle, Green Me, Bravir

Imagem de destaque: Mundo boa forma

Próxima página »

Escolhidas para você