Curiosidades

As quatro estações do ano no Brasil: primavera, verão, outono e inverno

Há 4 estações do ano no Brasil: primavera, verão, outono e inverno, que são divididas com base no movimento da terra e nos padrões climáticos.

Certamente você deve saber quais são as estações do ano no Brasil e as características de cada uma. Mas, você sabe por que elas ocorrem?

Antigamente, muitas pessoas acreditavam que as estações do ano (primavera, verão, outono e inverno) eram o resultado da mudança da distância entre a terra e o sol. A princípio, isso parece razoável: deve ser mais frio quando a terra está mais longe do sol. Mas os fatos não confirmam essa hipótese.

Embora a órbita da terra em torno do sol seja uma elipse, sua distância do sol varia apenas cerca de 3%. Isso não é suficiente para causar variações significativas no aquecimento do sol.

Além disso, outro fato que desmente essa teoria é que a terra está realmente mais próxima do sol em janeiro, quando o hemisfério norte está no meio do inverno.

Continua após a publicidade

E se a distância fosse o fator governante, por que os dois hemisférios teriam estações opostas? Saiba abaixo o que são as estações são e como elas são definidas pelo movimento da terra.

O que são as estações do ano e por que elas existem?

As estações são divisões distintas do ano meteorológico com base em como o tempo, o clima, a ecologia e as horas do dia mudam no planeta terra. Elas também podem ser baseados em padrões astronômicos, como solstícios e equinócios.

Apenas algumas partes do mundo vivem as quatro estações clássicas que são a primavera, verão, outono e inverno. Muitas partes do mundo têm apenas duas estações ou mesmo uma. Mas, por que isso acontece?

Continua após a publicidade

Todos os dias, a Terra gira uma vez em seu eixo. Mas nosso planeta não está perfeitamente vertical quando gira. Graças a algumas colisões durante sua formação, a Terra é inclinada em um ângulo de 23,5 graus.

Isso significa que, conforme a Terra faz sua viagem anual ao redor do Sol, diferentes áreas do planeta estão voltadas para esse astro mais diretamente durante o dia em diferentes épocas do ano.

A inclinação também afeta a quantidade diária de luz, ou seja, sem ela, todo o planeta teria dias e noites de 12 horas todos os dias do ano.

Portanto, a distância entre a Terra e o Sol não afeta as estações. As estações mudam devido à inclinação da Terra e ao movimento do planeta em torno do Sol.

Continua após a publicidade

Como o movimento da terra afeta as estações?

Como você leu acima, o ciclo da estação é ditado pela posição da Terra em relação ao sol. Nosso planeta gira em torno de um eixo invisível.

Assim, dependendo da época do ano, o hemisfério norte ou sul estará mais perto do sol. O hemisfério mais próximo do sol experimentará o verão, enquanto o hemisfério mais distante do sol experimentará o inverno.

Analise a imagem abaixo para entender as estações do ano um pouco mais facilmente.

Estações do ano no Brasil: datas, características e curiosidades

Continua após a publicidade

As estações astronômicas

Enquanto a definição meteorológica das estações é baseada apenas em datas, a definição astronômica considera a posição da Terra e sua distância do sol.

As temporadas de inverno e verão têm os dias mais curtos e mais longos do ano. O dia mais curto do ano ocorre no inverno porque é quando o hemisfério norte está mais distante do sol.

Isso é chamado de solstício de inverno e ocorre em 21 ou 22 de dezembro e é classificado como o primeiro dia do inverno astronômico.

O dia mais longo do ano ocorre na temporada de verão, quando as horas do dia são mais longas porque o hemisfério norte está mais próximo do sol. Este é o solstício de verão e ocorre por volta de 20 ou 21 de junho e é classificado como o primeiro dia astronômico do verão.

Continua após a publicidade

Desse modo, faz sentido que, quando o hemisfério norte tem seu solstício de inverno, o hemisfério sul tem seu solstício de verão e vice-versa.

Características das estações do ano no Brasil

Os efeitos sazonais são diferentes em diferentes latitudes na Terra. Perto do equador, por exemplo, todas as estações são praticamente iguais. Todos os dias do ano, o sol nasce metade do tempo, então há aproximadamente 12 horas de sol e 12 horas à noite.

Os residentes locais definem as estações pela quantidade de chuva (estação chuvosa e estação seca) e não pela quantidade de luz solar.

Continua após a publicidade

Já no Polo Norte, todos os objetos celestes que estão ao norte do equador celestial estão sempre acima do horizonte e, conforme a Terra gira, circulam paralelamente a ela.

O Sol está ao norte do equador celestial de cerca de 21 de março a 21 de setembro, portanto, no Polo Norte, o Sol nasce quando atinge o equinócio vernal e se põe quando atinge o equinócio de outono.

Cada ano há 6 meses de sol em cada polo, seguidos de 6 meses de escuridão. Veja abaixo quais as principais características das estações do ano no Brasil.

Primavera

Estações do ano no Brasil: datas, características e curiosidades

Continua após a publicidade

De 23 de setembro a 21 de dezembro é a Primavera no Brasil, também conhecida como Estação das Flores. O outono chega no hemisfério Norte, mas o setembro brasileiro traz a primavera. A estação chuvosa começa com fortes chuvas tropicais e tempestades.

Além disso, a natureza se regenera e a vegetação rasteira transforma-se em superfície florida. Existem algumas espécies que florescem nesse período, especialmente as orquídeas, cactos, palmeiras e lírios excepcionalmente bonitos.

Verão

O verão no Brasil ocorre de 21 de dezembro a 21 de março, aliás é estação mais quente e uma das mais populares das temporadas no país. Esta é a melhor temporada para quem gosta de praia, esportes ar livre e passeios na natureza.

Continua após a publicidade

Ademais, a temperatura do verão pode chegar a 43 °C, e ainda chuvas intensas também são outro cenário comum nesta temporada, principalmente no Norte e Nordeste do país.

Outono

Estações do ano no Brasil: datas, características e curiosidades

O Brasil está situado no hemisfério sul, portanto as estações do ano são invertidas. Assim, o outono ocorre de 21 de março a 20 de junho, que é muito popular por causa das folhas caindo no chão.

O Outono também é conhecido no Brasil como Estação das Frutas, pois é época de colheita de algumas das frutas mais populares como: banana, maçã e limão.

Continua após a publicidade

Nesse período, o tempo quente e úmido e a chuva começam a diminuir. O céu fica mais azul e a temperatura fica mais baixa. As áreas litorâneas de praia ainda são um bom lugar para se visitar.

Inverno

Estações do ano no Brasil: datas, características e curiosidades

De 21 de junho a 23 de setembro é inverno, e no Brasil, como há calor o ano todo, durante o inverno brasileiro, a temperatura cai, mas não muito. Com efeito, os meses de inverno no Brasil, de junho a setembro, têm clima moderado na maior parte do país.

Assim, é a época perfeita para visitar o sudeste e o sul do país, devido a seus festivais e tradições de inverno, e também a Amazônia na região Norte do Brasil. Lá, neste período, as chuvas são as mais baixas e o clima muito menos úmido.

Continua após a publicidade

Curiosidades sobre as estações do ano

Estações do ano no Brasil: datas, características e curiosidades

  • 21 de junho marca o dia em que a Terra é mais voltada para o sol, ou seja, o solstício de verão. Ademais, é o dia mais longo e ensolarado do ano.
  • 21 de dezembro marca o dia em que a Terra fica mais distante do sol, portanto, chama-se solstício de Inverno. Além disso, é o dia mais curto e escuro do ano.
  • Em lugares como Arizona e Texas, as estações do ano não mudam muito.
  • Algumas plantas permanecem verdes durante todo o ano e normalmente não neva. Esses lugares têm uma estação chuvosa durante o verão, conhecida como estação das monções.
  • Plantas e árvores perdem suas folhas em resposta aos dias cada vez mais curtos e às temperaturas mais frias do outono.
  • Árvores e plantas abrem novas folhas e botões de flores à medida que o clima esquenta na primavera.
  • O inverno é uma época difícil para os animais, como resultado eles têm dificuldade em encontrar comida. Além disso, muitos hibernam ou dormem mais durante esse período.

Agora que você sabe como ocorrem as estações do ano no Brasil, leia também: Como se forma um vulcão? Origem e estrutura do fenômeno

Próxima página »

Escolhidas para você