Curiosidades

Tudo sobre a história da Ferrari, suas curiosidades e carros

A Ferrari, fabricante italiana de carros, é uma das marcas mais famosas do mundo automobilístico e conta com uma história e tanto.

Hoje em dia, muitos sonham em dirigir uma Ferrari, no entanto, você sabia que a montadora de carros mais famosa do mundo partiu de um sonho? Pois então, apesar de considerada uma fabricante de carros de luxo, a marca destaca-se por inúmeros outros motivos. Todavia, para entender melhor sobre isso, é preciso imergir na história da Ferrari.

Primeiramente, tudo começou na imaginação de um garotinho chamado Enzo que, aos 10 anos de idade, acompanhou pela primeira vez seu pai ao autódromo de Bolonha. Embora esse passeio tenha ocorrido em 1908, foi ele o pontapé inicial para um legado inigualável que deixaria o sobrenome Ferrari registrado na história.

Dessa forma, mesmo diante de muitos desafios, o fundador da marca conseguiu estabelecer-se no ramo automobilístico. Na verdade, muito além disso, ele tornou-se uma referência no meio, criou tendências e transformou seu próprio sonho no sonhos de milhares de pessoas ao redor do mundo. Bom, pelo menos é essa história que a Ferrari vende em seu slogan.

A história de Enzo Ferrari

Fonte: Terra

Nascido em 18 de fevereiro de 1898, na cidade de Modena, na Itália, Enzo Anselmo Ferrari apaixonou-se pelo automobilismo logo aos dez anos de idade. Anos mais tarde, o jovem notaria a influência que a experiência no circuito de Bolonha teria em sua vida, já que o mesmo tornou-se mecânico e, posteriormente, piloto de testes.

Após oferecer seus serviços à empresas como Fiat, Enzo foi dispensado e acabou indo parar na Alfa Romeo. Onde conquistou alguns prêmios como piloto automobilístico. Porém, após o nascimento de seu filho, em 1932, Ferrari decidiu aposentar-se das pistas e dedicar-se exclusivamente ao desenvolvimento de carros de corrida.

Contudo, um pouco antes disso, já em 1929, nascia em Maranello, na Itália, a Scuderia Ferrari.

Continua após a publicidade

A história da Ferrari

Tudo sobre a história da Ferrari e suas curiosidades
Fonte: Supercars.net

Scuderia Ferrari, hoje apenas Ferrari, é a marca e equipe de corrida mais antiga e bem sucedida da modernidade. Além disso, seus carros são vistos como símbolo de velocidade, luxo e riqueza. O empenho de seu fundador, Enzo Ferrari, em aliar sua experiência como piloto à engenharia aprendida quando mecânico, revolucionou para sempre a indústria automobilística.

Embora inicialmente a montadora apenas patrocinasse pilotos e carros de corrida já fabricados, não demorou para que a mesma iniciasse sua produção independente. Assim, através da Ferrari 125S, a empresa apresentou o motor V12 ao mundo, tornando-se um orgulho nacional e um dos maiores símbolos italianos.

Enzo e sua equipe surpreenderam o mundo ao conseguirem desenvolver, em instalações precárias, um motor tão poderoso quanto o V12. Como resultado disso, juntamente com o modelo, veio a vitória no Grande Prêmio de Roma, em 1947. Contudo, o primeiro carro de rua da Ferrari, o 166 Inter, só foi lançado em 1948.

O legado construído na Fórmula 1

Fonte: Carsughi

Em 1951, já consolidada no mercado e no automobilismo, a Ferrari conseguiu sua primeira vitória na Fórmula 1. Cinco anos depois, em 1956, Juan Manuel Fangio, um renomado piloto argentino, conquistou a vitória do campeonato mundo a bordo de uma Ferrari, apenas a primeira das mais de cinco mil vitórias em provas automobilísticas que a sucederiam.

Problemas na década de 60

Tudo sobre a história da Ferrari e suas curiosidades
Fonte: Motor Sport Magazine

Assim como podemos ver acima, houve uma gradativa ascensão da Ferrari na década de 50. Todavia, não podemos dizer o mesmo dos anos 60, período no qual a marca enfrentou momentos difíceis. Em suma, devido a “conflitos internos” diversos membros da alta direção saíram da companhia.

Esse momento de tensão deixou a empresa vulnerável e atraiu investidores. Se você assitiu Ford vs Ferrari (2019), provavelmente sabe do que estamos falando. Apesar de seus números terem caído, a marca de Maranello mantinha sua credibilidade intacta, e ainda esbanjava potencial. Por isso a concorrente estadunidense Ford chegou a fazer uma proposta pela fabricante italiana. Porém, as negociações sequer foram adiante

Continua após a publicidade

Em contrapartida, a Fiat, conterrânea da marca do cavalinho rampante, conseguiu comprar 50% da empresa em 1969. Curiosamente, até o final de 2015 esse número havia aumentado para 90% das ações. Essa operação fez com que a empresa de Maranello crescesse exponencialmente, suas fábricas expandiram-se e seus carros lideraram as vendas.

Porém, em 2015 a Ferrari tornou-se independente do grupo Fiat ao abrir seu capital na Bolsa de Valores.

A despedida de Enzo Ferrari

Fonte: Pagina Journal

Em 1988, Enzo Ferrari, o fundador da empresa, faleceu aos 90 anos. Como resultado disso, o legado ficou nas mãos de Luca Cordero di Montezemolo, antigo funcionário e amigo do empresário. Devido aos investimentos do novo presidente, a Ferrari consolidou-se na Fórmula 1 com Michael Schumacher tornou-se um grande nome na competição.

Curiosidades sobre a Ferrari

Ao longo de suas oito décadas de história, a Ferrari acumulou inúmeras conquistas, experiências e memórias que randeram inúmeras curiosidades. Confira abaixo algumas delas:

1 – O cavalo rampante no logotipo

Tudo sobre a história da Ferrari e suas curiosidades
Fonte: Tubologo Logo Maker

O cavalo rampante foi originalmente utilizado em um avião, não num automóvel. Acontece que o piloto de guerra Francesco Barraca vinha de uma nobre família italiana, dona de muitos cavalos. Dessa forma, quando Enzo Ferrari encontrou-se com a mãe do famoso aviador, em 1923, pediu permissão para adotar o emblema que, segundo ele, “traria sorte”. Assim foi feito, mas a logo só foi apresentada ao público em 1932.

2 – A cor vermelha que tornou-se assinatura da marca

Fonte: O Mundo em Movimento

Hoje, no universo dos amantes de carro, poucas coisas chamam mais atenção do que uma clássica e elegante Ferrari vermelha. No entanto, você sabia que essa cor não foi uma escolha da marca? Pois é, na verdade a tonalidade foi determinada pela Federação Internacional de Automobilismo numa época em que todos os carros italianos do Grand Prix deveriam ser vermelhos. Relâmpago McQueen curtiu isso, hein.

Continua após a publicidade

3 – Ferrari Challenge Series

Tudo sobre a história da Ferrari e suas curiosidades
Fonte: Ferrari

Embora participe de inúmeras competições, a Ferrari também tem sua própria. Aliás, o evento em questão conta com uma especificidade: todos os competidores utilizam o mesmo modelo de carro. Este último, por sua vez, é fabricado especialmente para o desafio. O campeonato conta com cinco provas e é realizado em importantes autódromos.

4 – A cidade do cavalinho

Fonte: Prima Pagina Moderna

Assim como dissemos acima, a Ferrari é motivo de orgulho para toda Itália. Sendo assim, Maranello, cidade na qual a empresa deu seus primeiros passos, tornou-se o museu da montadora. Todo ano o local recebe milhares de visitantes que desfrutam diversas atividades, desde passear nos simuladores da Ferrari até aprender mais sobre sua história.

Modelos mais icônicos na história da Ferrari

Desde sua criação em 1929, a Ferrari já fabricou mais de 70 modelos de automóveis. Dentre os mais admirados podemos citar:

Ferrari 250

Tudo sobre a história da Ferrari e suas curiosidades
Fonte: iDNES.cz

Lançada em 1953, o veículo é um clássico da fabricante de Maranello e também um dos mais valiosos.

Ferrari 250 GT Boano-Ellena

Fonte: Pixels

Contando com um motor V12 2.9 de 240 cv, esse modelo foi apresentado ao mundo em 1956. O nome Boano-Ellena deriva-se de Felice Mario Boano e Ezio Ellenam, fabricantes da carroceria do veículo.

Ferrari Testarossa

Tudo sobre a história da Ferrari e suas curiosidades
Fonte: brainstudy.info

Fabricado em 1984, o veículo é equipado como motor 4.9 de 12 cilindros opostos de 390 cv. Embora tenha sido desenhada pelo estúdio Pininfarina, saiu de linha em 1996.

Continua após a publicidade

Ferrari F40

Fonte: favscar.com

Modelo produzido em comemoração aos 40 anos da Ferrari, e lançado em 1987. Além de ser equipado com motor V8 de 2,9 litros de 478 cv de potência, também teve seu desenho desenvolvido pelo estúdio Pininfarina. Ademais, sua composição usa materiais como kevlar e fibra de carbono, para garantir o peso baixo. Como resultado disso, o carro é considerado um dos mais emblemáticos superesportivos já construídos.

Ferrari 550 Maranello

Tudo sobre a história da Ferrari e suas curiosidades
Fonte: AreaH

Primeiramente, o modelo de 1996, estreou o motor dianteiro na marca. Aliás, o mesmo tratava-se de um 5.4 V12 de 485 cv. O carro também era conhecido como “tubarão” por causa do imenso capô e entradas de refrigeração.

Ferrari Enzo

Fonte: Motor1.com

Criado em 2002, o modelo de dois lugares teve cerca de 400 unidades produzidas e era alimentado por um motor 6.0 V12 de 660 cv.

Ferrari 430 Scuderia

Tudo sobre a história da Ferrari e suas curiosidades
Fonte: Autoblog

Apresentada em 2007, utilizava tecnologia derivada da Fórmula 1. Ademais, o motor de 510 cv levava o esportivo aos 230 km/h.

Ferrari California

Fonte: Revista Carro

Conversível lançado em 2008, marcado por um motor V8 4.3 de 678 cv. Como resultado disso, é capaz de ir de zero a 100 km/h em menos de quatro segundos.

Ferrari 458 Italia

Tudo sobre a história da Ferrari e suas curiosidades
Fonte: iCarros

Assim como podemos ver na imagem acima, o cupê de 2009 com motor V8 4.5 de 577 cv foi sucessor da F430. Além disso, a aceleração de zero a 100 km/h ocorria em apenas 3,4 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 325 km/h.

Continua após a publicidade

Ferrari FF

Fonte: Tabela Fipe

Também conhecida como a primeira Ferrari com tração nas quatro rodas, a fabricante italiana desenvolveu esse modelo completamente sozinha. Ademais, graças ao motor 6.3 V12 com injeção direta e 660 cv de potência, sua aceleração alcançava de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e sua velocidade máxima era de 335 km/h.

LaFerrari

Tudo sobre a história da Ferrari e suas curiosidades
Fonte: Jovem Pan

O primeiro supercarro híbrido. Lançado em 2013, seu motor 6.3 V12 que gera 800 cv trabalha junto de um motor elétrico que rende mais 163 cv.

Ferrari FXX K

Fonte: Club Alfa

Integra um programa de desenvolvimento da Ferrari voltado aos clientes exclusivos. Seu motor tem 1.035 cv graças a um V12 de 6,2 litros de 848 cv associado a um sistema elétrico de 188 cv. O torque máximo é de mais de 124 kgfm.

Ferrari Sergio

Tudo sobre a história da Ferrari e suas curiosidades
Fonte: Autoesporte

Um exemplar super raro, limitou-se a apenas seis unidades. Em suma, o modelo celebra a parceria de 60 anos entre o estúdio de design Pininfarina e a montadora de Maranello. Ademais, possui motor 4.5 V8 de 605 cv e, segundo a Ferrari, faz a marca de zero a 100 km/h em apenas três segundos.

E então, o que achou dessa matéria? Se gostou, confira também: Qual é o carro mais rápido do mundo?

Fontes: Economia SC, Jornal do Carro, Cultura UOL, Portugal Corporation, Canal da Peça.

Continua após a publicidade

Imagens: Observador, Terra, Supercars.com, Carsughi, Motor Sport Magazine, Pagina Journal, Turbologo Logo Maker, O Mundo em Movimento, Ferrari, Prima Pagina Moderna, iDNES.cz, Pixels, brainstudy.info, favscar.com, AreaH, Motor1.com, Autoblog, Revista Carro, iCarros, Tabela Fipe, Jovem Pan, Club Alfa, Autoesporte.

Próxima página »

Escolhidas para você