O catarro ou muco é um líquido viscoso, composto basicamente por água, glicoproteínas, sais e restos celulares. Portanto, quando o catarro é incolor e sem cheiro, é considerado normal. Já em caso de catarro com sangue, é preciso observar melhor sua causa.
No entanto, catarro com sangue nem sempre é sinal de alerta para alguma doença. Principalmente se ocorrer em pessoas jovens e saudáveis.
A função do catarro é proteger as vias aéreas de ataque de vírus, bactérias ou outros microrganismos que podem infectar o corpo.
Portanto, em um caso mais simples, pode ocorrer devido à tosse prolongada e ressecamento das membranas do sistema respiratório, que com o esforço, causa sangramento.
Porém, se a quantidade de sangue no catarro for muito grande, juntamente com outros fatores, é necessário procurar orientação médica.
Outros fatores como, durar um tempo maior do que três dias e for acompanhado de outros sintomas como, falta de ar ou chiado no peito. Nesses casos podem indicar uma infecção respiratória ou até mesmo um tumor.
Principais causas de catarro com sangue
Para os médicos, catarro com sangue é conhecido como Hemoptise, e pode ser causado por inúmeros fatores. Por exemplo, quando há a ruptura de vasos nasais, geralmente causados por pequenos traumas.
Ou em casos mais graves, catarro com sangue pode indicar doenças infecciosas no pulmão.
Entre as doenças infecciosas que podem causar o catarro com sangue estão: a pneumonia, a tuberculose, infecções ocasionadas por fungos e câncer de pulmão.
No caso de câncer de pulmão, quando o tumor está em metástase, ao tossir, é expelido catarro com sangue. Outros fatores como, idade avançada, fumar por muitos anos ou tentativas de emagrecimento contínuo, também podem causar o catarro com sangue.
Além disso, outras doenças como Lúpus, também podem provocar catarros com sangue.
Por fim, uma causa que é incomum de acontecer, são as vasculites. As vasculites acontecem quando há inflamação dos vasos sanguíneos, o que pode causar mudanças nas paredes dos vasos, e é uma doença que não tem cura.
1- Tosse prolongada
Em casos de gripe e alergias, um dos sintomas é a tosse, portanto, quando a tosse seca se prolonga, causa irritação e sangramento das vias respiratórias. Assim, o catarro se mistura com sangue, ficando com a aparência de um líquido viscoso avermelhado. Nesses casos, costuma ser temporário, desaparecendo assim que a tosse é curada.
Para aliviar os sintomas, o ideal é acalmar a tosse com xaropes, lavar as vias respiratórias com soro fisiológico e beber bastante água para manter hidratado.
2- Uso de anticoagulantes
Em casos de pessoas que utilizam medicamentos anticoagulantes, há um risco maior de sangramentos, já que o sangue fica mais fino. Podendo resultar em catarro com sangue ao tossir.
3- Infecções respiratórias
Uma causa comum de catarro com sangue é em casos de infecção pulmonar, que pode ir de uma infecção simples como, gripe a uma mais grave como, pneumonia.
Nesses casos, além de catarro com sangue, é comum que o catarro apresente outras cores como, amarelo ou verde. E apareçam outros sintomas como, dificuldade em respirar, febre, dor no peito e lábios e dedos azulados.
Por isso, no caso do aparecimento de alguns desses sintomas, o médico deve ser procurado, para um melhor diagnóstico e tratamento.
4- Doenças: Bronquiectasia
A Bronquiectasia trata-se de doença crônica, onde há a dilatação permanente dos brônquios do pulmão. O que faz com que aja uma produção constante de catarro, além de falta de ar. Por isso, é comum que seja expelido catarro com sangue.
Nesse caso não há cura, porém há tratamentos que amenizam os sintomas durante as crises mais fortes.
5- Doenças: Bronquite
No caso da bronquite, ela causa inflamação dos brônquios, o que pode resultar na inflamação das vias respiratórias, e consequentemente a produção de catarro com sangue.
Portanto, entre os sintomas da bronquite estão, chiado ao respirar, tosse, falta de ar e cansaço. Quanto ao catarro, ele pode apresentar cores brancas ou amareladas.
Geralmente, a ingestão de água e repouso, é suficiente para aliviar os sintomas, porém, se os sintomas continuarem, é aconselhável procurar por um pneumologista.
6- Doenças: Edema pulmonar
O edema pulmonar é causado quando há acúmulo de líquidos nos pulmões, sendo que são mais comuns em pessoas com alguma doença cardíaca.
Pois, como o bombeamento do sangue é comprometido, o sangue vai se acumulando nos vasos sanguíneos do pulmão, e assim, libera líquido dentro do pulmão. Por isso, o edema pulmonar é considerado como uma urgência médica grave.
No caso de edema pulmonar, o catarro pode apresentar um líquido viscoso na cor avermelhada ou rosada, com presença de espuma. Outros sintomas são dor no peito, dificuldade para respirar, lábios e dedos azulados e batimentos cardíacos acelerados.
Portanto, em casos de pessoas cardíacas, apresentarem alguns desses sintomas, ela deve ser encaminhada ao pronto socorro o mais rápido possível.
7- Doenças: Câncer do pulmão
O câncer do pulmão é mais frequente em pessoas fumantes, com mais de 40 anos de idade, e também pode causar catarro com sangue.
Assim sendo, alguns dos sintomas são: perda de peso, tosse persistente e prolongada, rouquidão, dor nas costas e muito cansaço.
Portanto, em qualquer caso de suspeita de que seja câncer de pulmão, um pneumologista deve ser procurado, que através de exames, chegará ao diagnóstico e tratamento necessário.
Principais cores do catarro
Além de catarro com sangue, que como vimos, podem indicar desde casos simples a casos de doenças graves, há variação de cores do catarro como:
– verde ou amarelado que pode indicar uma infecção nas vias respiratórias, pois o catarro tem essa cor devido à produção de proteína verde, responsável pelo sistema de defesa do corpo.
– branco ou cinza indicam inflamação das vias respiratórias superiores, que é normal em casos de gripe ou sinusite.
– marrom ou preto é comuns em pessoas expostas a uma grande quantidade de poluição ou em fumantes.
O catarro é considerado normal e saudável quando tem uma consistência de um líquido viscoso e, assim, pode ser reabsorvido pelo organismo facilmente, não interferindo na respiração.
Porém, algumas situações como, ambiente seco, desidratação, alergias e medicamentos, também podem alterar a consistência do catarro.
Então, se você gostou do nosso post, veja também: Catarro- causas, como se forma e o que pode indicar
Fontes: Tua saúde, Hospital Oswaldo Cruz
Imagens: Notícias ao minuto, R7, Dr. Consulta, Unimed, Vix, Web run, Dr. Henrique Grinberg, Youtube