A princípio, catástrofes naturais são tragédias que ocorrem em certas regiões, decorrentes de falhas geológicas. Quando ocorrem pode deixar centenas de mortes e prejuízos geográficos, financeiros e emocionais. Sobretudo, nós do Segredos do Mundo, separamos as 10 piores catástrofes naturais que já ocorreram no mundo.
Vale ressaltar que dentre elas, nenhuma ocorreu no Brasil e isso pode ser explicado. O Brasil já sofreu catástrofes naturais, porém, foram poucas vezes. O motivo é que no Brasil não existe falhas geológicas importantes e nem chances de ocorrer erupções e terremotos.
Além disso, o Brasil está longe de atrito das placas tectônicas. Apesar disso, nosso país já sofreu com pequenas catástrofes como a do ano de 1532, decorrente de um maremoto. Também já houve registro de um pequeno maremoto em São Vicente, no litoral paulista. Essa catástrofe aterrou a entrada do porto da região e forçou sua mudança para um novo local, em Santos.
Acima de tudo, podemos dizer que o Brasil é um país privilegiado. Infelizmente, para grande parte do mundo, catástrofes acontecem com certa frequência. Além disso, é muito comum elas serem grandiosas e letais. Por exemplo, o terremoto que ocorreu há 463 anos atrás, em Shaanxi, na China. Ele foi considerado como o mais letal no registro histórico.
Enfim, vamos conferir onde e quando ocorreram umas das 10 maiores catástrofes do mundo.
As 10 piores catástrofes naturais da história
10- Erupção em Pompeia
A princípio, essa catástrofe é considerada uma das mais antigas já registradas, pois ocorreu 79 D.C. Além disso, provavelmente você á viu retrata em algum momento, uma vez que existem filmes relatando o acontecimento. Sobretudo, a erupção em Pompeia deixou 16 mil mortos.
Basicamente, tudo ocorreu por conta da erupção do Vesúvio, o estratovulcão, que em 19 horas conseguiu arrasar o seu entorno. Consequentemente, houve chuva de cinzas e rochas, que cobriram o balneário romano de Pompeia e também a rica cidade de Herculano. Contudo, uma vila ficou mantida intacta.
9. Furacão no Caribe
O furacão no caribe, a priori, ocorreu em 1780 e ficou mais conhecido como Furacão de São Calixto. Sobretudo, esse furacão estragou várias ilhas do Caribe e deixou 27 mil mortos. Além disso, ele conseguiu afundar dezenas de navios ingleses e franceses que estavam na região. Vale ressaltar ainda que ele ocorreu durante a guerra de independência dos Estados Unidos.
8. Erupção na Indonésia
Primeiramente, a erupção que ocorreu na Indonésia se perpetuou durante mais de uma semana. Somente no dia 27 de agosto de 1883 que ocorreu o auge da erupção. Aconteceram quatro explosões, sendo que a última pôde ser ouvido a mais de 4.800 quilômetros.
Além disso, as explosões foram também capazes de arremessar rochas a mais de 80 quilômetros de altura. Consequentemente, deixaram 35 mil mortos.
7. Tsunami em Lisboa
Em 1755 a capital portuguesa e várias cidades litorâneas do país foram devastadas por um terremoto, seguido de um tsunami. Foram 100 mil mortos vitimas de ondas de mais de 6 mil metros. Vale ressaltar ainda que o tremor, de acordo com a escala Ritcher, foi de 8,7 pontos.
6. Terremoto em Antioquia
Primeiramente, esse terremoto ocorreu no ano 526, em Antioquia, na Síria, deixando literalmente toda a cidade destruída. Além disso, foram 250 mil mortos. Pessoas que não faleceram por conta do tremor, foram carbonizadas no incêndio que ocorreu. Sobretudo, exigem registros de tremores secundários nos 18 meses seguintes.
5. Tsunami na Indonésia
Certamente essa é considerada uma das maiores catástrofes naturais de todos os tempos, deixando cerca de 280 mil mortes. Esse tsunami ocorreu em 2004 e foi causado por um terremoto de 9 pontos na escala Richter. Consequentemente o mesmo causou ondas que alcançaram 800 km/h.
4. Ciclone na Índia
Primeiramente, a título de curiosidade, esse ciclone tropical é considerado o mais devastador que já ocorreu. Ele ocorreu com ventos de 222 km/h, levando de 300 mil a 500 mil mortes. Sobretudo, esse ciclone ficou conhecido como Bhola e surgiu na baía de Bengala. Além disso, ele ocorreu em 1970, em Bangladesh e na Índia.
3. Terremoto em Shaanxi, China
Como dito no começo da matéria esse foi um dos terremotos mais intensos da história. Ele ocorreu no dia 23 de janeiro de 1556 e deixou 830 mortos.
2. Seca na Índia
Primeiramente, as secas são problemas comuns na Índia, desde o século 18. Apesar disso, a pior seca que já ocorreu por lá foi no ano de 1900, no norte do país. Acima de tudo, ela foi tão forte que estimasse que tenham morrido até 3,25 milhões de cidadãos indianos.
1. Enchente na China
Primeiramente a inundação do rio Amarelo, na China, em 1931, é considerada por muitos estudiosos como o desastre mais mortal da história. Acima de tudo, ele deixou cerca de 4 milhões de mortos. Dentre essas mortes algumas foram consequência da cheia e doenças provocadas pelo desastre.
Vale ressaltar que, ainda no ano de 1887, já tinha acontecido uma enchente, que havia deixado 2 milhões de mortos.
Enfim, você já sabia de alguma dessas catástrofes que citamos? Quer conhecer outros? Vem conferir outros conteúdos do Segredos do Mundo: Césio-137, o que é? A história do maior acidente radioativo do mundo
Fontes: Manual dos Curiosos
Imagem de destaque: Cristão reformado
Um comentário em “Catástrofes naturais – 10 maiores e mais impactantes da história”