Curiosidades

Titanic – 30 fatos intrigantes sobre o naufrágio mais famoso da história

Sabia que o Titanic levou 2 horas para afundar, depois de colidir com o iceberg? E que os músicos realmente tocaram enquanto ele afundava?

Por Emilly Krishna

-

A priori, a grande maioria das pessoas tomou conhecimento da tragédia do Titanic após o filme de James Cameron. Lançado em 1997, o longa de 3 horas abordou toda a tragédia do naufrágio que aconteceu na vida real, 85 anos antes.

Aliás, o acidente ocorreu no dia 15 de abril de 1912. Basicamente, o que aconteceu foi que navio, conhecido como “impossível de naufragar”, afundou ao colidir com um gigantesco iceberg nas geleiras do Atlântico. Inclusive, o trágico acontecimento ocorreu na viagem de inauguração do navio.

Assim sendo,  sabemos o filme foi baseado em fatos reais. Por isso, decidimos destacar algumas curiosidades sobre esse dia trágico muito além do romance que ganhou vida nos cinemas.

Dentre esses fatos pouco conhecido, alguns fará você se lembrará de cenas do filme. Outros, no entanto, abordam  histórias de passageiros você poderá ficar um pouco abismado, já que passam bem longe do que ficou no imaginário do público.

Até porque, no meio de tanta infelicidade e tragédia, ainda houveram casos de heroísmo (e de covardia, obviamente).

30 casos curiosos sobre o naufrágio do Titanic

Sobre o Titanic

Descubra agora os 30 casos mais intrigantes da história do Titanic

  • Primeiramente, o Titanic demorou duas horas e quarenta minutos para afundar completamente depois de colidir com o iceberg.
  • Sobretudo, se apenas quatro compartimentos do Titanic enchessem de água, o navio não teria afundado. Porém seis deles foram inundados.
  • Vale destacar que os destroços do navio só foram encontrados 73 anos depois, em 1985. Inclusive, eles estavam a cerca de 600 km da costa de Newfoundland. Além de estarem também a quase 4 km abaixo do nível do mar.
  • Basicamente, só haviam 20 barcos salva-vidas a bordo do navio. Porém, o Titanic era capaz de carregar até 64, mas no plano inicial ficou para ele levar 48. Mas, o número foi reduzido. Inclusive, reduziu para fazer com que o deck não parecesse desorganizado.

Descubra agora os 30 casos mais intrigantes da história do Titanic

  • Além do mais, muitos dos barcos salva-vidas não estavam com a sua capacidade máxima de pessoas a bordo. Até porque se estivessem, teriam salvado 53,4% dos passageiros. Porém, apenas 31,6% deles sobreviveram.
  • Nas imagens do navio é possível ver quatro chaminés. Porém só três delas funcionavam de verdade. Basicamente, a quarta era meramente decorativa.
  • Sobretudo, o Titanic foi o único transatlântico da História que afundou por causa de um iceberg.
  • Vale destacar que a tripulação do Titanic manteve o navio na velocidade máxima mesmo depois de ter recebido informações sobre icebergs na área.

Sobre os passageiros à bordo

Descubra agora os 30 casos mais intrigantes da história do Titanic

  • Basicamente, foi constatado que treze casais estavam comemorando a lua de mel a bordo da embarcação.
  • Após a tragédia o único sobrevivente japonês foi o Masabumi Hosono. Sobretudo, quando ele retornou à sua terra natal foi chamado de covarde e ainda perdeu o emprego. Até porque, de acordo com os japoneses ele deveria ter morrido com os outros passageiros.
  • Vale destacar que um dos sobreviventes, Charles Joughin, que trabalhava na cozinha do navio conseguiu sobreviver na água por duas horas em temperaturas abaixo de zero. Uma vez que, seu organismo estava com excesso de whisky. Ou seja, seu corpo se manteve aquecido durante um tempo suficiente para o resgate.

Descubra agora os 30 casos mais intrigantes da história do Titanic

  • Daniel Buckley, um irlandês de 21 anos, foi um dos sobreviventes. Porém, isso só foi possível pois ele se passou por uma mulher para garantir um lugar no barco de salvamento. Inclusive, ele teve ajuda de uma das passageiras que emprestou seu xale para que ele conseguisse enganar os oficiais.
  • A priori, a última sobrevivente do Titanic, Millvina Dean, morreu no dia 31 de maio de 2009. Inclusive, quando o Titanic naufragou, ela tinha apenas nove semanas de idade.
  • Vale ressaltar que um dos sobreviventes, foi o passageiro Dickinson Bishop. Inclusive, ele conseguiu se salvar, pois ele fingiu ter caído dentro do barco de salvamento. Aliás, ele “acidentalmente” caiu no mesmo barco que sua esposa estava. Coincidência, não é mesmo?

Outras histórias curiosas sobre passageiros

Descubra agora os 30 casos mais intrigantes da história do Titanic

  • Para garantir um lugar em um dos barcos, um empresário canadense e também coronel, Arthur Peuchen, fingiu ser um navegador. Tanto é que quando pediram para que ele dirigisse o barco, ele fingiu espontaneidade.
  • Na noite do naufrágio, um homem, que devia de ser bombeiro ou mecânico, foi pego tentando roubar o colete salva-vidas de um de seus colegas para conseguir sobreviver.
  • Até mesmo o chef de cozinha, Paul Mauge do restaurante Ritz teve que mentir de uma forma, para conseguir sobreviver. Ele ignorou os oficiais, e pulou em um barco. Vale destacar que esse barco era reservado para passageiros.
  • Na noite do naufrágio, o segundo oficial Charles Lightoller proibiu alguns meninos maiores de treze anos irem até os barcos. Sobretudo, alguns deles para conseguirem sobreviver fingiram ser meninas.

Descubra agora os 30 casos mais intrigantes da história do Titanic

  • Duff-Gordon, um dos homens influentes do barco pagou a tripulação para não procurar os sobreviventes após o naufrágio. Inclusive, no meio da tragédia, ele e sua esposa foram embora em um barco que poderia salvar 40 pessoas, com apenas 12 pessoas nele.
  • Ainda houve mais histórias de homens covardes. Por exemplo, na noite da tragédia, William Carter abandonou sua esposa e seus filhos para pular em um bote salva-vidas. Sobretudo, felizmente sua esposa também sobreviveu e tempos depois ela pediu o divórcio.
  • Além do mais, houve também o caso do Dr. Henry William Frauenthal,que para salvar sua vida ele quebrou as costelas de uma mulher, para então ele conseguir garantir um lugar no barco. Sobretudo, ele morreu 20 anos depois, quando se jogou do telhado de um hospital psiquiátrico.

Mais curiosidades

Descubra agora os 30 casos mais intrigantes da história do Titanic

  • Dentro do Titanic havia nove cachorros a bordo. Porém, apenas dois sobreviveram. Dentre eles foi um lulu da pomerânia e um pequinês.
  • O famoso filme Titanic, de James Cameron o qual foi baseado na tragédia teve um custo de produção maior que a própria construção da embarcação.
  • Inclusive, assim como acontece no filme, os músicos do navio realmente continuaram tocando por mais de duas horas enquanto o navio afundava. E isso tudo era para tentar acalmar os passageiros.
  • Dentro do navio havia um treinamento de emergência o qual foi marcado com os passageiros para a mesma data em que o navio afundou. Porém, o capitão por algum motivo cancelou. Vale destacar, que se o treinamento realmente tivesse acontecido, provavelmente mais pessoas teriam sido salvas.

Descubra agora os 30 casos mais intrigantes da história do Titanic

  • Estima-se que o iceberg que causou o desastre do Titanic em 1912 tenha começado a se formar em 1000 A.C.
  • Basicamente, estimasse que se o alerta sobre o iceberg tivesse chegado pelo menos 30 segundos antes, provavelmente teria evitado a colisão.
  • Vale destacar que a temperatura da água chegou a -2 °C. Assim sendo, a grande maioria das pessoas não conseguiram sobreviver mais de 15 minutos na água, devido à hipotermia.
  • A embarcação mais próxima do Titanic naquela noite era o SS Californian. Porém ocorreu erros técnicos no navio, e isso fez com que as chamadas de resgate não foram enviadas a tempo.
  • Se o navio SS Californian, com o capitão Stanley Lord, tivesse prontamente respondido os pedidos de socorro, eles poderiam ter salvo mais de 400 pessoas. Aliás, se eles tivessem chegado 5 minutos antes do navio afundar já teria sido melhor.

Descubra agora os 30 casos mais intrigantes da história do Titanic

Você já sabia de algum desses ocorridos?

Leia mais: 7 acidentes horríveis que aconteceram em parques de diversão

Fontes: Mega curioso, Gentside

Imagens: Mega curioso, Gentside, Muy historia, Paulo Vasconcellos,

Próxima página »

Escolhidas para você