Mundo Animal

Catnip – O que é, de onde vêm, como utilizar e efeitos

Catnip é uma erva para gatos, com o nome científico de Nepeta cataria e que advém de uma substância chamada Nepetalactone.

Se você é amante de gatos e ainda não sabe o é catnip, essa pode ser uma dica muito legal. Essa erva para gatos tende a deixar nossos felinos mais felizes e tranquilos.

Em suma, vamos te contar tudo que você precisa saber sobre essa substância, e tentar esclarecer todas suas possíveis dúvidas sobre ela.

Afinal, como você, nós também somos apaixonados por esses bichanos.

Catnip: você já ouviu falar dessa erva para gatos?
MSN.com

O que é Catnip? De onde ela vem?

Catnip é uma erva para gatos. Com o nome científico de Nepeta cataria, ela advém de uma substância chamada Nepetalactone.  Ela teve sua origem na Ásia e na Europa, e tem o objetivo de deixar nossos bichinhos mais felizes. Mas, algumas pessoas ainda possuem muitas dúvidas sobre os efeitos que essa erva pode causar nos nossos animais de estimação.

Continua após a publicidade

Assim sendo, como a maioria já pressupõe, essa erva transmite uma sensação de prazer e bem-estar ao ser cheirada pelos gatos. Outrossim, ela pode ter efeito em outras espécies de felinos, por causa da similaridade dos seus organismos. Quando a substância é inalada, ela estimula o bulbo olfatório dos bichinhos, ativando a amígdala e o hipotálamo, que são os órgãos responsáveis pelas emoções.

É por isso, que os pets ficam tão animados quando estão sob o efeito dessa substância. De primeiro momento, o seu instinto de predador será estimulado. Com isso, eles iram extravasar toda sua energia. Logo depois, eles pareceram mais calmos e serenos. Isso se deve porque terão liberado toda a sua tensão.

Catnip: você já ouviu falar na erva para gatos?
Revista Galileu – Globo

Porque e como utilizar?

Dependendo do temperamento do seu animal, a catnip pode trazer grandes resultados de comportamento. Principalmente, se ele estranha visitas e fica desconfortável ou agressivo na presença de desconhecidos.  A ideia é que o gato fique mais tranquilo e alegre nessas situações.

Lembre-se, é importante não exagerar. Mesmo não viciando, é preciso ter cautela, pois quando utilizada em altas doses, o gato pode criar uma resistência e deixar de absorver todos os efeitos da substância. Outrossim, o gato também pode sofrer enjoos quando a substância é utilizada em excesso.

Continua após a publicidade

Além disso, a erva deve ser utilizada uma vez por semana, para não perder o efeito.

Catnip: você já ouviu falar dessa erva para gatos?
Kittentoob.com

Ela pode ser espalhada pelos brinquedos, objetos de pelúcia, arranhador, e pelos lugares que o gatinho mais frequenta. Assim, ele será incentivado a se mexer e a liberar energia, o que faz com que ele fique mais tranquilo depois.  Os efeitos duram por cerca de 10 minutos.

Também é legal utilizá-la quando se está tentando adaptar seu pet a um novo ambiente. Nesse caso, o ideal seria utilizar a sua versão em spray.

A catnip não possui nenhuma contra indicação direta, e nem faz mal para outros tipos de animais. Além disso, é importante lembrar que 25% dos gatos podem ser imunes ao seu efeito. Mas isso não quer dizer que ele tenha alguma doença, apenas que ele possui uma resistência a mais a erva.

Continua após a publicidade

Quais são seus efeitos?

A principio, depende do comportamento do seu gato. Em geral, animais que são mais calmos tendem a ficar mais agitados, e os que são mais animados costumam ficar mais tranquilos. Além do que, eles também podem apresentar essas reações;

  • Lamber ou mastigar a planta;
  • Se esfregar contra a erva;
  • Escalar e saltar em objetos;
  • Correr e perseguir objetos;
  • Emitir sons que lembram o período de cio;

Nos seres humanos, a catnip não apresenta nenhum tipo de efeito. Contudo, é importante manter a substância fora do alcance das crianças, tendo em vista que elas podem tentar ingerir a erva.

Entendeu o que é esse tranquilizante para gatos? Curtiu? Já que você gosta de gatos tanto quanto a gente, porque não da uma olhada nesse post sobre Gato Siberiano – Origem, características e cuidados básicos.

Fontes: Petz, Petz, CãoCidadão.

Continua após a publicidade

Imagem Destaque: Noticias ao Minuto.

Próxima página »

Escolhidas para você