Curiosidades

Chefes – 8 tipos mais comuns e como lidar com cada um deles

Quem está no mercado de trabalho terá que lidar com vários tipos de chefes. Dos aproveitadores aos equilibrados, saiba como lidar com cada um

Atualizado em 14/11/2019

Com certeza, em algum dos seus trabalhos ao longo da vida, você já teve chefes ruins. E, certamente, já teve também chefes bem tranquilos, não é mesmo?

Afinal, cada chefe tem sua peculiaridade e seu estilo. Exatamente por conta dessas inúmeras diferenças é que viemos lhe apresentar os 8 tipos mais comuns dessas criaturas (normalmente) mandonas .

Contudo, antes de conhecer os diferentes tipos de chefes, é importante que você saiba que terá que aprender a aturar o seu. Isso, claro, se você quiser sobreviver em seu emprego. Até porque, por mais que ele não seja uma “florzinha”, ele poderá lhe ensinar bastante.

Basicamente, você precisa também entender que todo ser humano é diferente do outro. E, por mais que você esteja naquele dia ruim, estressante e cansativo, você também precisa entender o lado do seu chefe. Ou seja, ele também têm dias bons e ruins, da mesma forma que contam com pontos fortes e fracos em sua personalidade.

Enfim, chega de mais delongas. Venha descobrir qual tipo de chefe é o seu. E, inclusive, qual a melhor forma de lidar com ele.

Tipos de chefes mais comuns

1- Chefes que dão muita liberdade

Separamos 8 tipos de chefes, para você descobrir qual tipo é o seu
Fonte: Veja.abril

A priori, esses são os chefes que normalmente as pessoas mais gostam. Pois, eles do tipo que prefere que os funcionários trabalhem com o mínimo de interferência possível. Ou seja, será muito raro ele interferir nos seus projetos, e te limitar de alguma forma.

Contudo, mesmo sendo mais flexíveis, estes costumam ser os chefes mais exigentes. Isso porque, apesar de deixarem o empregado mais solto e confortável, eles normalmente não aceitam qualquer tipo de resultado.

Além do mais, esses chefes também gostam de comunicação. Portanto, os mantenham sempre informados de todas as coisas novas do seu ramo.

2- Chefes aproveitadores

Separamos 8 tipos de chefes, para você descobrir qual tipo é o seu
Fonte: Vez da voz

Sobretudo, esse tipo pode entrar um pouco em cada personalidade de chefe. Pois, chefes aproveitadores têm inúmeras características.

Eles podem, por exemplo, ser narcisistas, invejosos, egocêntricos, autoritários. E, em situações mais constrangedoras, podem ser aqueles chefes pilantras, que gostam de sobressair em cima dos outros.

De modo geral, esse tipo de chefe pode deixar os seus empregados em uma situação difícil, na maioria das vezes. Geralmente, eles passam tarefas bem desafiadoras para os seus empregados, ou então passam obrigações impossíveis e ilegais.

Inclusive, se essa for a maior característica do seu chefe, nossa dica é que você procure um novo emprega. Acima do dinheiro no final do mês, certamente, o que mais conta é sua saúde mental.

3- Chefes micro-gerenciadores

Separamos 8 tipos de chefes, para você descobrir qual tipo é o seu
Fonte: Universa

A priori, sabe aqueles chefes ansiosos e detalhistas? Certamente, esses são chamados de micro gerenciadores.

Sobretudo, esse tipo de chefe, normalmente, dita todas as suas tarefas diárias. Eles também explicam todos os detalhes tintim por tintim, e ainda lhe pedem um feedback a cada hora trabalhada.

De modo geral, pode ser cansativo e meio enjoado trabalhar com esse tipo de chefe. Porém, o resultado, certamente, será vitorioso.

Isso porque, estas como são pessoas que gostam de coisas bem-feitas, elas não aceitarão trabalhos feitos de qualquer jeito. Portanto, você se tornará um funcionário mais eficiente e mais organizado, mesmo que o caminho para isso não seja lá muito prazeroso.

4- Chefes amigos

Separamos 8 tipos de chefes, para você descobrir qual tipo é o seu
Fonte: Tudo para homens

Sobretudo, esse tipo de chefe é aquele que te chamará para tomar uma cerveja após o expediente. Além do mais, ele será aquele que zombará de você por brincadeira, e que não estabelecerá prazos e trabalhos tão rígidos. Ou seja, o seu trabalho será um local de descontração e sem pressão.

De modo geral, trabalhar com esse tipo de chefe, com certeza, será mais prazeroso. Porém, chefes mais brincalhões e amigos raramente fazem críticas construtivas, que possam melhorar suas habilidades.

Ou seja, em alguns casos, você meio que terá que trabalhar e se esforçar por conta própria. Isto é, se você gosta de entregar trabalhos impecáveis.

5- Chefes desfocados

Separamos 8 tipos de chefes, para você descobrir qual tipo é o seu
Fonte: Exame.abril

Sabe aquele tipo de chefe que, no meio da semana, já modificou todas as metas listadas na segunda-feira? Pois, esses são os chefes sem foco.

Ou seja, aqueles que sempre oscilam com suas opiniões e, por fim, nunca decidem nada. Aliás, eles chegam a se entusiasmar com inúmeros projetos, mas nunca continuam com eles.

Geralmente, esses chefes são bem energéticos, mas um pouco radicais. Pois, eles não pensam duas vezes antes de mudar pela quinta vez o mesmo projeto.

Enfim, pode ser um pouco cansativo e estressante trabalhar com eles. Até porque acontecer de você ter que refazer 10 vezes uma mesma coisa, e ainda não conseguir agradá-lo.

Assim sendo, a nossa dica para você é manter sempre a comunicação com seu chefe, caso ele seja assim. E, claro, nunca deixe de esclarecer todas as suas dúvidas e os seus projetos do próximo dia.

6- Chefes apáticos

Separamos 8 tipos de chefes, para você descobrir qual tipo é o seu
Fonte: Exame.abril

Sobretudo, esses são aqueles chefes extremamente difíceis de entender. Pois, além de serem de pouca comunicação, normalmente são também desanimados e muito “tô nema aí pra nada”.

Ou seja, eles não se importarão nem com sua evolução e nem com a sua derrota. E, de modo geral, eles sempre precisam de alguém para antena-los das tarefas e dos resultados da empresa.

7- Chefes autocráticos

Separamos 8 tipos de chefes, para você descobrir qual tipo é o seu
Fonte: Finanças femininas

Infelizmente, esse é um tipo bem comum de chefes. Basicamente, são aqueles que gostam de mandar em todos, de receber resultados e de ver tarefas bem-feitas e com detalhes minuciosos.

Inclusive, são daqueles chefes que julgam os seus erros, e não se interessam em te ajudar. Ou seja, eles têm uma margem de tolerância bem baixa. Portanto, se você errar poderá estar fora da empresa.

Assim, a nossa dica parar lidar com esses chefes é manter amizade e união com os seus colegas de trabalho. Pois, assim, um pode ajudar ao outro, e todos se sairão bem com os resultados.

Além do mais, procure sempre manter um feedback com o seu chefe, caso ele seja como acabamos de descrever.

8- Chefes equilibrados

Separamos 8 tipos de chefes, para você descobrir qual tipo é o seu
Fonte: Ietec

Diferente dos autocráticos, os chefes equilibrados são bem incomuns nos dias atuais. Pois, são do tipo que apresentam inúmeras características e qualidades diferentes.

Na verdade, esses chefes são ligados no 220 a todo momento do dia. Contudo, normalmente, eles lhe darão flexibilidade sem aliená-lo, serão acessíveis sem cruzar a linha profissional, e mudarão de ideia sem perder o foco em seus objetivos originais.

Ou seja, trabalhar com pessoas assim será sucesso na certa. Tanto para a empresa, quanto para sua especialização profissional. Pois, normalmente, eles incentivam a evolução de todos.

Mas, e aí qual desses é o seu chefe?

Vem conferir mais matérias do Segredos do Mundo: Síndrome de Burnout – O que é, causas, principais sintomas e tratamento

Fontes: Ponto RH

Imagem de destaque: Dinheiro vivo