Ciência & Tecnologia

Cinco métodos para viver melhor que você precisa adotar hoje

Os cinco métodos para viver melhor partem de estudos sobre biologia do envelhecimento com dicas práticas para uma vida saudável.

Os cinco métodos para viver melhor surgiram a partir dos estudos da biologia do envelhecimento. No geral, esse é um campo de estudo que analisa os efeitos do tempo no organismo humano. Desse modo, pode-se desenvolver soluções e alternativas para um envelhecimento mais saudável.

Nesse sentido, o envelhecimento é sobretudo um processo de desgaste do corpo ou das células e do corpo. Ou seja, depois de atingir o ponto máximo de desenvolvimento na idade adulta, começa-se um processo gradual de perda. Portanto, as células somáticas vão morrendo e não há substituição por novas, como ocorre na juventude.

Como consequência, diminui-se a capacidade natural do organismo a reagir a estresses biológicos. Curiosamente, o nome desse processo é senescência orgânica. Ademais, para aprender os cinco métodos para viver melhor é interessante compreender que não há reversão do envelhecimento, mas sim a transformação disso em um processo saudável.

No geral, esse é um processo lento e progressivo, pois há diminuição de reservas e morte das células leva anos para acontecer. No entanto, é possível que a falta de proteções atinja a imunidade, aumentando a sensibilidade do organismo. Portanto, os métodos para viver melhor buscam combater doenças, vícios e promover uma vida mais saudável.

Continua após a publicidade

Conheça os cinco métodos para viver melhor

1) Mantenha uma alimentação balanceada

Cinco métodos para viver melhor que você precisa adotar hoje

A princípio, o primeiro dos cinco métodos para viver melhor não se trata de comer 100% saudável e viver uma alimentação restritiva. Sobretudo, é fundamental comer de maneira saudável, consumindo a quantidade básica de nutrientes. Portanto, não tem problema curtir um bolo de aniversário na festa da família, mas deve-se equilibrar com o consumo regular de frutas e verduras.

No geral, a recomendação dos pesquisadores é restringir o álcool a quantidades moderadas, manter o peso e não fumar. Ainda que não seja diretamente relacionada à alimentação, esses fatores afetam diretamente na qualidade de vida. Ademais, são hábitos de consumo tão importantes quanto o que comemos.

Por outro lado, estima-se que comer ao menos cinco porções de frutas e verduras por dia pode aumentar a expectativa de vida de uma pessoa de 7 a 14 anos. Mas é óbvio que não basta comer essas porções e manter hábitos sedentários ou vícios. Sobretudo, precisa existir equilíbrio e junção de fatores positivos para viver melhor.

Continua após a publicidade

2) Realize atividade física para viver melhor

Cinco métodos para viver melhor que você precisa adotar hoje

Por um lado parece óbvio, mas essa questão é um verdadeiro desafio. No geral, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística afirma que 40,3% dos adultos no país são sedentários. Ou seja, na população de 18 anos ou mais existe uma completa ou parcial inatividade que ainda acompanha o consumo de álcool e alimentação incorreta.

Sendo assim, o segundo dos cinco métodos para viver melhor diz respeito ao combate da inatividade com atividades físicas. Porém, preste atenção: atividade física não precisa ser exercício ou esporte de alto rendimento. Portanto, níveis muito altos são ruins para o organismo, em especial no que diz respeito ao rompimento de músculos que levam mais tempo para regenerar.

Dessa forma, 30 minutos de atividade física moderada ou intensa é o suficiente. Em resumo, uma caminhada, a visita frequente à academia ou esportes leves como natação ajudam o organismo sem desequilíbrios.

Continua após a publicidade

3) Estimule o sistema imunológico

Cinco métodos para viver melhor que você precisa adotar hoje

Como citado anteriormente, o sistema imunológico fica mais fraco na medida em que envelhecemos. Consequentemente, combater infecções, vírus ou bactérias torna-se um desafio. Em resumo, é como se as defesas naturais do corpo ficassem mais escassas na medida em que há morte natural das células.

Apesar disso, para viver melhor e estimular a imunidade precisa-se seguir os dois passos anteriores e ir um pouco além. Ou seja, o consumo de vitaminas essenciais, como a A e C, ajuda na proteção do organismo. Sobretudo, encontrar esses nutrientes na alimentação é fundamental, mas pode-se buscar suplementos a partir da prescrição médica.

4) Realize visitas regulares ao médico para viver melhor

Cinco métodos para viver melhor que você precisa adotar hoje

Continua após a publicidade

Em primeiro lugar, um levantamento da Ticket mostrou que 3 em cada 10 brasileiros deixaram de realizar exames de rotina por causa da Covid-19. No geral, 31% dos homens não realizam essa checagem. Mais ainda, a maioria das pessoas que responderam à pesquisa afirmam ir ao médico somente quando estão doentes.

Sobretudo, as pesquisas sobre envelhecimento mostram que as visitas regulares podem combater enfermidades ainda em estágio inicial. Além disso, há como combater o envelhecimento celular por meio de suplementos e medicamentos. Como exemplo, pode-se citar a rapamicina, que recentemente provou-se capaz de combater a morte das células.

Em resumo, análises laboratoriais mostraram que a rapamicina e medicamentos semelhantes estimula as células a renovar-se. Ademais, estimula as células velhas a agir como se fossem jovens. Ainda que não haja prescrição desse medicamento para uso geral, utiliza-se de pequenas doses por meio de prescrição médica para combater o envelhecimento.

5) Livre-se das células velhas

Fotografia de medicamentos

Continua após a publicidade

Também na fase de teste, o último dos cinco métodos para viver melhor consiste na eliminação das células senascentes ou envelhecidas. Sobretudo, cientistas estudam medicamentos que eliminam esses componentes e apresentam melhorias gerais de saúde. Desse modo, ainda há a possibilidade de utilizar desses remédios para combater estresses diversos.

Como exemplo, pode-se citar a diabetes, obesidade e algumas infecções. Apesar disso, ainda que esteja em fase de teste, a recomendação para viver melhor é buscar tratamentos que ajudem para um envelhecimento saudável. Acima de tudo, caso haja casos de doenças congênitas ou problemas de imunidade na família, é fundamental seguir as recomendações médicas.

E aí, aprendeu os cinco métodos para viver melhor? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você