Curiosidades

Coca Zero é saudável? Ou o refrigerante sem açúcar faz mal?

A Coca Zero faz parte do time dos refrigerantes sem açúcar. Ela é até recomendada para quem quer emagrecer, mas não faz bem.

Você provavelmente já está cansado de escutar o quanto a Coca-Cola faz mal, mas e a Coca Zero? Será que o refrigerante zero açúcar da marca realmente é bom?

A princípio, é possível saber que a Coca Zero veio com uma proposta de ter menos calorias e zero adição de açúcar (daí o nome). Mas só isso é o suficiente?

Enfim, vamos começar explicando o que é realmente o refrigerante zero açúcar. Como o próprio nome já diz, ele não tem açúcar, mas também não tem valor nutricional.

Ou seja, consumir uma Coca Zero não vai oferecer nenhum benefício para a sua saúde. Além disso, para substituir o sabor do doce na bebida, vários adoçantes artificiais são colocados no lugar e podem fazer mal.

Continua após a publicidade

Coca zero emagrece?

Coca Zero é saudável? Ou o refrigerante zero açúcar faz mal?

Não existe uma resposta exata para essa pergunta. Alguns estudos afirmam que sim, a Coca Zero auxilia na perda de peso. Contudo, outros estudos afirmam que o consumo da bebida zero açúcar pode acabar fazendo mal. Aliás, riscos também existem quando o assunto é diabetes.

Continua após a publicidade

Entretanto, tudo isso é hipótese. Por outro lado, o que é comprovado é que os adoçantes artificiais que são usados para substituir o açúcar, além de outros ingredientes da bebida, podem fazer mal para quem a consuma. Por exemplo, pode ter um maior efeito erosivo dos dentes.

Em resumo, a Coca Zero pode até ter menos calorias que a Coca-Cola normal, mas é só isso que ela tem de vantagem. Porque não tem nutrientes e é ultraprocessada. Ou seja, nada saudável na visão dos nutricionistas. Então, se for se hidratar, beba água, chás e sucos.

Continua após a publicidade

O que pode causar no corpo

Refrigerante sem açúcar

A erosão dos dentes pode acontecer, porque a bebida é muito ácida. Portanto, mesmo sem ter açúcar ela acaba desgastando os esmaltes dos dentes, causando também uma sensibilidade indesejada.

Outro problema que pode ser causado pela Coca Zero são as doenças renais. Mesmo sendo um líquido, o refrigerante não substitui a água do seu corpo. Além disso, o alto teor de fósforo e sódio da bebida pode aumentar as chances de aparecer um problema nos rins.

Ademais, um estudo relacionou o risco de doenças cardiovasculares e até mesmo de morte precoce com o consumo de adoçantes.

Continua após a publicidade

Por fim, os adoçantes artificiais também podem afetar a flora intestinal. Fazendo com que os níveis de açúcar no sangue aumentem. Isso ocorre porque os adoçantes acabam atacando as bactérias boas que existem no nosso intestino.

Então, qual Coca é a melhor?

Refrigerante sem açúcar

Bom, a melhor opção seria não beber. Mas se a vontade de beber uma Coca-Cola for incontrolável,  a Coca Zero é a melhor opção, porque é um pouco menos prejudicial. E isso comparando-a com a Coca normal e a Coca Light. Contudo, os nutricionistas afirmam que a bebida tem seu lado negativo.

Comparada às outras, a Coca Zero é um pouco pior no quesito aditivos químicos. Isso devido aos adoçantes artificiais contidos nela. Aliás, em questão de calorias de falta de açúcar, ela não se difere na Light. A diferença entre as duas é o sabor e o adoçante que cada uma recebe.

Continua após a publicidade

O ponto de vista da marca

A Coca-Cola afirma que os adoçantes utilizados em suas bebidas são seguros, testados durante vários anos e aprovados por agências reguladoras espalhadas por todo o mundo. Além disso, a empresa também afirma que não é correto afirmar que a quantidade de sódio é alta.

Segundo eles, bebidas consideradas de baixo teor de sódio possuem até 80 mg de sódio em 200 ml. Enquanto isso, a Coca Zero tem 49 mg de sódio em uma porção de 350 ml. Essa consideração é feita pela Anvisa em uma resolução publicada em 2012.

Então, curtiu a matéria? Em seguida, leia: O que acontece em seu corpo quando você bebe refrigerante?

Continua após a publicidade

Fontes: Dicas de Mulher, Viva Bem, Luciana Pepino.

Bibliografia:

MAGALHÃES, Ana Carolina, REBELATO, Rafael , RIOS, Daniela , Barros de ALENCAR, Catarina Ribeiro , Marques HONÓRIO, Heitor. Comparação in Vitro do Efeito Erosivo de Refrigerantes Zero ou Light em Relação à Versão Regular. Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada . 2012, 12(2), 203-207. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/637/63723490009.pdf.

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você