Curiosidades

Como acabar com cupim – Soluções caseiras para eliminar as pragas

As infestações de cupim podem ser um problema sério para quem vive ou trabalha em locais com muitos móveis de madeira, mas têm solução.

Por P.H Mota

A infestação de cupim é um problema grave em ambientes de marcenaria e madeireira, mas também pode ser um baita problema dentro de residências. Isso porque as colônias desses insetos são capazes de se espalhar com facilidade, destruindo móveis e estruturas feitas de madeira por todo o ambiente.

Uma vez que vivem em galerias,  pode ser difícil encontrar os insetos andado pelo ambiente. No entanto, é possível detectar uma infestação a partir de uma estrutura parecida com pó de madeira liberada pelos insetos. Esse pó é, na verdade, o resultado da digestão dos cupins, ou seja, suas fezes.

Embora tenham importância ecológica – os cupins ajudam a decompor folhas e troncos, distribuindo nutrientes no solo -, é importante saber como acabar com cupim dentro de casa com a ajuda de soluções caseiras, para evitar deterioração dos espaços.

Como encontrar colônias de cupim

Como acabar com cupim - soluções caseiras para eliminar as pragas
Solaris

Os cupins são insetos típicos de terrenos com vegetação seca, mas podem viver em ambientes comerciais e residenciais. Isso acontece quando seu habitat natural é destruído, provocando a migração. Além disso, sua incidência é maior no verão, quando eles abandonam as tocas no período de reprodução.

Continua após a publicidade

Dentro de casa, o cupim está presente em ambientes de pisos flexíveis e madeiras com som oco ou tinta desbotada. O principal sinal que o local pode guardar uma infestação é a presença de um pó parecido com pó de madeira, as fezes desses animais.

Eles também pode fazer colônias ao redor de palhas espalhadas sobre plantas no jardim, bem como em trilhas em portais de varanda.

Como acabar com cupim

Vinagre

Como acabar com cupim - soluções caseiras para eliminar as pragas
Tudo Gostoso

Uma mistura de vinagre diluída em água (em proporções iguais dos dois ingredientes) ajuda a matar os cupins, além de impedir uma nova infestação. Para isso, é só colocar a solução em uma garrafa com tampa de spray e espalhar sobre o local com frequência. Apesar de eficiente, a solução precisa de repetição das aplicações e só funciona no início das infestações.

Óleo de cravo

Como acabar com cupim - soluções caseiras para eliminar as pragas
Área de Mulher

O óleo de cravo pode ser misturado a uma solução com água e utilizado para eliminar cupim em estágios iniciais de contaminação. O produto pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação. Para fazer a solução, é preciso utilizar dez gotas do óleo para cada 100 mL de água.

Continua após a publicidade

Óleo de laranja

Como acabar com cupim - soluções caseiras para eliminar as pragas
Jardim do Mundo

Além do óleo de cravo, o de laranja também é uma boa solução para quem busca descobrir como acabar com cupim. A melhor solução é utilizar o óleo em spray, a fim de facilitar a aplicação em qualquer superfície. Uma das vantagens do óleo é que ele não é tóxico para humanos ou animais e mata os cupins com um simples contato.

Querosene, lubrificante ou desengripante

Como acabar com cupim - soluções caseiras para eliminar as pragas

A querosene é uma ótima forma de acabar com cupim, mesmo quando a infestação é muito grande. Assim como lubrificantes e desengripantes, a querosene gruda no corpo dos insetos, fazendo com que eles morram sufocados. O problema, no entanto, é que os compostos são tóxicos e devem ser utilizados com cuidado.

Borato de sódio

Como acabar com cupim - soluções caseiras para eliminar as pragas
Medicinas Alternativas

O borato de sódio deve ser utilizado numa solução com água. Para cada 4L de água, deve-se misturar 450g do pó branco. O ideal é utilizar luvas e óculos de proteção durante a preparação e aplicação da mistura, que deve ser borrifada sobre onde os cupis são encontrados. Por outro lado, o material é um pouco mais difícil de encontrar e também é tóxico.

Continua após a publicidade

Inseticidas

Como acabar com cupim - soluções caseiras para eliminar as pragas
Cobasi

Naturalmente, uma forma tradicional de acabar com cupim é utilizar inseticidas comuns. No entanto, antes de aplicar, é importante ler as orientações do fabricante para seguir as medidas de segurança adequadas. As inseticidas são capazes de proteger as áreas afetadas por muitos anos e devem ser feitas com muito cuidado. Inclusive, o ideal é apostar em outras soluções antes de investir na aplicação com inseticida para acabar com a infestação de cupim.

Fontes: Léo Madeiras, Casa e Cozinha, Seleções

Imagens: Jardim do Mundo, Área de Mulher, Cobasi, Medicinas Alternativas, Tudo Gostoso, Solaris, Agroline

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você