Curiosidades

Como aprender a dirigir – Informações básicas para motoristas iniciantes

Antes mesmo de entrar em um carro, é importante saber algumas informações simples para quem quer descobrir como aprender a dirigir.

Atualizado em 09/07/2020

Aprender a dirigir é um processo que pode ser bem complicado. Isso porque depende de muita atenção a detalhes e coordenação para controlar vários movimentos ao mesmo tempo. Mas existem algumas informações básicas para saber se você quer descobrir como aprender a dirigir.

Primeiramente, é importante deixar claro que antes de aprender você precisa estar num ambiente legal e seguro. Ou seja, faça isso com a tutoria de um profissional habilitado e sob a supervisão de algum Centro de Formação de Condutores (CFC).

Entretanto, mesmo antes de entrar num carro pode ser útil saber algumas coisas básicas. Sendo assim, decidimos reunir algumas dicas básicas pra quem quer entender como aprender a dirigir.

Como aprender a dirigir

Pedais

Como aprender a dirigir - informações básicas para motoristas iniciantes
Smart Driving

Nos carros manuais, existem três pedais. Da esquerda para a direita, eles são a embreagem, o freio e o acelerador. Os pedais de freio e acelerador são bem intuitivos: quanto mais força você utilizar sobre eles, mais rápido o caro irá parar ou acelerar, respectivamente.

Já o pedal de embreagem é o que torna o processo de guiar um carro manual um pouco mais complicado. Basicamente, pressionar o pedal cria uma separação no motor das rodas, permitindo que o motorista troque de marcha para exigir mais ou menos potência. Para ligar um carro manual, é importante garantir que ele esteja no ponto morto (sem marchas engatadas).

Por outro lado, um carro automático conta apenas com freio e acelerador, já que faz a troca de marchas automaticamente. Nos carros automáticos, o motorista deve pisar no freio antes de girar a chave.

Primeiros ajustes

Como aprender a dirigir - informações básicas para motoristas iniciantes
Live In Tomorrow

Assim que entra no veículo, o motorista deve conferir alguns detalhes para garantir que vai dirigir com segurança. Assim, o primeiro passo é regular a posição do banco, para que a direção seja feita de maneira confortável. A recomendação é que  a perna que pisa na embreagem não fique totalmente esticada.

Logo após arrumar o banco, é preciso arrumar os espelhos. Ajuste a posição do retrovisor interno para que ele mostre todo o ambiente atrás do carro. Em seguida, é só regular os retrovisores esquerdo e direito para manter a linha do horizonte centralizada. Além disso, é importante mostrar pouco da traseira, para minimizar pontos cegos.

Por último, antes de ligar o carro, o motorista deve colocar o cinto de segurança.

Câmbio

Como aprender a dirigir - informações básicas para motoristas iniciantes
Cameron’s Blog

O câmbio é responsável por enviar às rodas a potência gerada no motor. Sendo assim, a transmissão começa no volante, passa pela embreagem e caixa de câmbio e chega ao eixo de transmissão e ao diferencial, antes de chegar nas rodas.

Para realizar a troca de marcha, é preciso pisar embreagem antes de mover a alavanca. Em seguida, a embreagem deve ser solta lentamente, ao mesmo tempo em que o carro volta a ser acelerado.

Quando o contador de rotações por minuto (rpm) do motor fica em torno de 2.500 a 3.000, o ronco fica mais alto. Este é o sinal de que o carro está exigindo uma troca de marcha.

No caso dos carros automáticos, todas essas mudanças são feitas pelo próprio carro. Dessa maneira, o motorista não precisa se preocupar com isso e fica mais livre e confortável.

Luzes do painel

Como aprender a dirigir - informações básicas para motoristas iniciantes
Canal da Peça
  1. Bateria: indica necessidade de troca da bateria, ou falta de energia nela
  2. Desembaçador traseiro: desembaçador do vidro traseiro está ligado
  3. Portas abertas: ao menos uma porta do carro está aberta
  4. Air bags: o air bag pode não estar funcionando corretamente
  5. Cinto de segurança: algum ocupante do veículo está sem cinto de segurança
  6. Combustível: o nível de combustível no tanque está baixo
  7. Óleo: existe pouco óleo no motor ou há algum problema na bomba de óleo
  8. Farol de neblina: farol de neblina está ligado
  9. Farol: o farol do carro está aceso
  10. Pisca alerta: o pisca alerta está ligado
  11. Indicador de temperatura alta: carro está com problema de arrefecimento
  12. Freio de estacionamento: freio de mão está acionado, o que nunca deve acontecer com o carro em movimento
  13. ABS: acende quando carro é ligado, mas continua aceso se houver problemas no sistema de freio

Fontes: Aprova Detran, Posto de Vistoria, CNH Digital, Medium

Imagens: Canal da PeçamicawbersbooksSmart DrivingLive In TomorrowCameron’s Blog