Curiosidades

10 dicas para aprender inglês sozinho

Embora aprender inglês seja um processo lento, elaboramos uma lista com dez dicas para aprender inglês sozinho e até mais rápido.

Vivemos em um mundo cheio de recursos, informações e oportunidades. Isso torna o aprendizado de inglês muito mais fácil e acessível do que nunca. Então, por mais que pareça complicado, é super possível aprender inglês sozinho!

Além disso, o inglês é considerado o idioma da comunicação internacional, ou seja, entre todas as línguas existentes, esta é a segunda língua mais comum usada por pessoas em todo o mundo.

Neste artigo, você encontra dicas, técnicas úteis e recursos que tornarão você um expert em inglês!

10 dicas para aprender inglês sozinho

1. Ouça o máximo de inglês que puder

Se você está continuamente se perguntando como aprender inglês por conta própria, é provável que você já tenha notado a importância de ouvir.

Continua após a publicidade

Na verdade, você não deve subestimar a importância dos sons para tornar sua jornada de aprendizado um sucesso.

Falar uma língua, afinal, é um pouco como cantar. Aqui também é uma questão de aprender novos sons e ter um bom ouvido. Portanto, esteja você em casa ou no trânsito, a tecnologia oferece muitas oportunidades.

Graças a essas oportunidades, você poderá estar sempre em contato com seu idioma favorito. Portanto, a nossa primeira dica, então, é bem simples: ouça o máximo de inglês que puder!

2. Aprenda o básico

Um bom truque para aprender inglês sozinho é estudar frases em vez de palavras. Sim, as palavras são muito básicas, mas lembre-se de que você precisa tornar seu aprendizado realista.

Continua após a publicidade

Então, para começar, memorizar palavras sem saber como são usadas não é tão bom quanto conhecer frases básicas que podem permitir que você expresse o que sente e o que deseja.

Para aprender o básico, você também pode se beneficiar assistindo a programas infantis. Pode parecer bobo se você for um adulto tentando aprender inglês, mas tente.

Aqueles que estão apenas aprendendo a língua são como crianças pequenas aprendendo sua língua primária.

Desse modo, os programas infantis em inglês provavelmente usarão declarações comunicativas básicas; e até enunciarão suas frases mais lentamente para que os espectadores as compreendam completamente.

Continua após a publicidade

3. Baixe aplicativos para aprender inglês sozinho

Hoje em dia todo mundo tem um smartphone. Aliás, você pode estar lendo este artigo em um desses aparelhos, então por que você não faz um bom uso desse celular?

Tente pesquisar aplicativos para:

  • Expandir o seu vocabulário;
  • Melhorar sua pronúncia;
  • Melhorar sua gramática.

Alguns aplicativos são gratuitos e com eles você pode ter uma rotina de estudos mais prática e organizada.

4. Esqueça a dublagem

Não são apenas os filmes que são importantes para o seu inglês; a televisão e os vídeos também são importantes aliados.

Continua após a publicidade

A linguagem corporal dos atores, juntamente com os cenários em que as cenas acontecem, ajudarão você a acompanhar o que está acontecendo.

Além disso, você também pode usar legendas em inglês para não perder uma palavra. Isso ajudará você a aprender a assistir sem legendas, pouco a pouco. Seu inglês estará afiado, ou seja, em um nível muito bom e você simplesmente terá que curtir o filme!

5. Leia muito

Na realidade, o inglês está ao nosso redor e você pode lê-lo em todos os lugares. Seja online, em seu livro de gramática ou em publicidade, você sempre terá pedaços de texto, novas palavras e alguns exemplos de regras e suas exceções.

Além disso, é muito importante treinar sua memória usando flashcards por exemplo, ou tentando descobrir o uso das regras gramaticais que você encontrou em seu livro favorito.

Continua após a publicidade

6. Escreva o máximo em inglês

Ler será bom para você e o ajudará a melhorar seu vocabulário, mas escrever realmente fará a diferença. Envie mensagens ou e-mails em inglês para seus familiares ou amigos no exterior.

Inscreva-se em blogs e fóruns para provar a si mesmo que você pode fazer amizade com pessoas de todo o mundo. Portanto, quanto mais você se comunicar com nativos, mais rápido e fácil será o seu aprendizado.

7. Aprenda uma nova habilidade ou hobby vendo tutoriais em inglês

Se você está entediado, use o tempo para aprender algo novo. Em suma, o YouTube é uma ótima plataforma para isso e, se você assistir a vídeos em inglês, não apenas adquirirá um novo hobby legal, mas também trabalhará em suas habilidades de escuta.

Existem milhares de vídeos por aí, desde cuidar de plantas até aprender a desenhar. Siga um passo a passo de como fazer panquecas, um tutorial de maquiagem ou até mesmo como afinar um violão.

Continua após a publicidade

8. Ouça podcasts

Podcasts nos permitem colocar nossos fones de ouvido e fugir para outro mundo. Então, se você está interessado em notícias ou esportes, há muitos programas relacionados a tópicos diferentes para escolher.

Use-os para captar a fala nativa e também para aprender naturalmente o inglês, ouvindo sobre temas que você gosta.

9. Leia livros em inglês

Você está procurando a oportunidade de se esforçar e ler um livro em inglês? Bem, aqui está sua chance. Desafie-se a ler um capítulo por dia e anote qualquer novo vocabulário que aprender.

Quando terminar, tente escrever uma resenha do livro em inglês e peça a um nativo no idioma, ou um professor de inglês para avaliar seu progresso.

Continua após a publicidade

10. Aprenda inglês por meio de músicas, jogos e coisas do seu dia a dia

Atividades comuns do seu dia a dia como ouvir música ou jogar, são excelentes maneiras de aprender inglês.

Assim, aprender naturalmente por meio de coisas da sua rotina é crucial para aprendizes de idiomas bem-sucedidos porque:

  • O ajudará a aumentar o tamanho do seu vocabulário;
  • A repetição em filmes, jogos e músicas é necessária para lembrar o novo vocabulário;
  • Você se acostumará a ouvir falantes de inglês e diferentes variedades de sotaques ingleses;
  • Você reforçará a pronúncia e outros recursos de pronúncia, como a entonação.

Por que você deve aprender um novo idioma?

Quer viajar ou estudar no exterior? Ou talvez você queira trabalhar ou ser voluntário em um país diferente?

A linguagem é o cérebro e o coração de cada nação. Então, se você quer se tornar parte de outra cultura e se assimilar com pessoas do outro lado do mundo, você terá que conversar em sua língua, caso contrário você não entenderia suas vidas e sempre permaneceria um estrangeiro.

Continua após a publicidade

Para sobreviver ou se sentir em casa em qualquer lugar, invista tempo no aprendizado de uma língua estrangeira.

Uma nova língua também ajuda no desenvolvimento pessoal porque uma nova cultura e novos meios de comunicação se abrem para nós!

Por fim, se você tiver a motivação certa, poderá aprender um idioma por conta própria como você viu neste guia.

Então, gostou dessas dicas de como aprender inglês sozinho? Pois, leia também: 10 línguas mais fáceis de aprender

Continua após a publicidade

Fontes: Mosalingua, Spindow

Próxima página »

Escolhidas para você