Curiosidades

10 línguas mais fáceis de aprender

Estudos mostram que aprender um novo idioma pode aumentar o número de vias neurais entre partes do cérebro. Então, o que você está esperando?

Em um planeta cada vez mais global, o multilinguismo está se tornando rapidamente uma característica desejada pelas empresas, o que significa que os estudantes universitários de hoje têm uma vantagem se incluírem em seus planos de graduação um segundo ou terceiro idioma.

Todavia, os falantes de português no Brasil, particularmente, consideram essa possibilidade desafiadora, já que muitas escolas minimizam a importância de aprender a falar algo adicional.

Felizmente, aqueles que acham que esse é um ponto essencial na educação ainda podem aprender uma língua estrangeira com relativa rapidez. Veja abaixo dez línguas relativamente fáceis e que podem muito bem ser úteis para mais do que fins turísticos.

10 línguas mais fáceis de aprender

1. Espanhol

10 línguas mais fáceis de aprender

O espanhol é um dos idiomas mais populares do mundo e é o idioma oficial de 20 países. Ademais, sua utilidade, as oportunidades de prática e as semelhanças tornam-no um idioma fácil de aprender.

Hoje, há um enorme aumento econômico e populacional das comunidades hispânicas. De filmes e programas de TV espanhóis a oportunidades de negócios, esse idioma está conquistando o mundo.

Continua após a publicidade

2. Italiano

O italiano é outra língua que se encaixa em uma caixa semelhante ao espanhol. No entanto, há menos oportunidades de praticar, visto que há menos pessoas disponíveis como falantes nativos.

Não se preocupe, você ainda tem mais de 65 milhões de pessoas com quem pode falar de todo o mundo. Uma maneira divertida e gratificante de aprender italiano é através da comida.

Portanto, com a culinária italiana se tornando um alimento básico em nossas culturas, você pode encontrar novas oportunidades de usar a língua quase todos os dias!

3. Holandês

10 línguas mais fáceis de aprender

A gramática holandesa tem gênero, embora não afete as sentenças tanto quanto em francês. No entanto, ao contrário do alemão, não tem caixas, o que a torna uma proposta mais fácil.

Continua após a publicidade

Há um ou dois sons que precisam ser corrigidos. Mas a ênfase das palavras é semelhante ao inglês. Portanto, no geral, para falantes de português e inglês, a pronúncia é bastante intuitiva.

Isso tudo significa que o holandês é uma das línguas mais fáceis de aprender para os falantes de português.

4. Francês

O francês está na família das línguas românicas, mas não é tão fácil quanto o espanhol ou o italiano. Existem 17 formas verbais e substantivos com gênero. Também fica mais complicado quando você joga uma pronúncia silenciosa e sotaques singulares.

Dito isso, a cultura francesa é abundante onde quer que você vá ao redor do mundo. Você pode assistir a filmes e programas de TV franceses populares online, encontrar falantes nativos de francês e muitas oportunidades de emprego na França.

5. Romeno

10 línguas mais fáceis de aprender

Continua após a publicidade

Acredite ou não, o romeno também é uma língua românica. Poucas pessoas sabem disso porque a Romênia como país não é tão conhecido como Espanha, Brasil ou França.

Isso significa que você ganha a vantagem de estruturas gramaticais e regras semelhantes às de um falante de inglês. Mas o problema pode ser que você enfrentará uma falta de oportunidades de prática em sua vida cotidiana, a menos que trabalhe com um professor particular.

6. Sueco

O que torna o sueco uma das línguas fáceis de aprender é que ele tem alguns cognatos os quais compartilha com o português. Cognatos são palavras que vêm da mesma família e soam muito semelhantes entre si, apesar de terem significados diferentes. Isso significa que, desde o primeiro dia, você já tem dezenas de palavras em seu vocabulário!

7. Alemão

O alemão, como o francês, não é a língua mais fácil de aprender. Mas os benefícios de aprender alemão superam as dificuldades, especialmente se você mora ou pretende se mudar para a Europa. Como potência econômica da Europa Ocidental, o alemão demonstrou oferecer a maior recompensa financeira.

Continua após a publicidade

Com a crescente importância desta língua, também existem mais recursos online para aprender alemão . Você encontrará muitas opções para escolher, mesmo que leve um pouco mais de tempo para aprender.

8. Indonésio

10 línguas mais fáceis de aprender

Você provavelmente está se perguntando: como um idioma asiático pode ser fácil de aprender. Mas, o indonésio é, de fato, uma língua rara que usa o alfabeto latino. Embora outras línguas asiáticas, como o mandarim, usem caracteres escritos não familiares, isso não se aplica ao indonésio.

Além disso, as palavras indonésias são pronunciadas exatamente como parecem. Isso significa que não há vogais silenciosas, acentos complicados ou quaisquer outras confusões ocultas que existem em outras línguas por aí.

9. Dinamarquês

Essa língua entrou na lista pelo fato de ter apenas nove formas verbais, o que é raro em outras línguas escandinavas. No entanto, é também um idioma complicado porque você encontrará poucas oportunidades de praticá-lo.

Continua após a publicidade

A menos que você more perto de outros países escandinavos, raramente ouvirá esse idioma sendo falado em todo o mundo. Porém, certamente não é impossível, especialmente com os recursos online disponíveis.

10. Norueguês

10 línguas mais fáceis de aprender

Por fim, o norueguês é semelhante ao sueco e ao dinamarquês, embora seja indiscutivelmente o mais complicado dos três. Um problema vem do fato de que na verdade existem duas línguas norueguesas para aprender, o norueguês escrito (Bokmål) e o novo norueguês (Nynorsk).

Como o sueco, também é uma língua com sotaque agudo, embora não na mesma medida. E para iniciantes, a pronúncia pode nem sempre ser imediatamente óbvia pela grafia.

Então, gostou desse artigo? Pois, leia também: Carro anfíbio: conheça o veículo que nasceu na Segunda Guerra e vira barco

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você