Como consertar pisca-pisca de Natal?

O pisca-pisca de Natal do ano passado parou de funcionar? Ainda dá tempo de consertar as luzinhas de LED. Vem com a gente!

Como consertar pisca pisca decorativas antes do Natal!

A gente sabe que o pisca-pisca às vezes pode dar um trabalhinho, seja na hora de guardar, ou mesmo quando a gente percebe que ele estragou ao longo do ano. No entanto, calma! A gente vai te ajudar a consertar o pisca-pisca de Natal e evitar que você gaste um dinheirinho desnecessário, viu?

Afinal, você não vai querer decepcionar o Papai Noel quando ele trouxer os presentes e perceber que a árvore de Natal está com as luzes apagadas (queimada), não é mesmo?

E aí, vamos dar uma olhadinha nesse passo a passo que vai salvar o seu Natal? Boa leitura!

Como consertar pisca-pisca de Natal

Os pisca-piscas de LED são um show à parte nas festas de fim de ano, com suas luzes que encantam qualquer um. No entanto, o que parece um simples detalhe pode causar dor de cabeça às vezes: se uma lâmpada ou LED queimar, parte da árvore fica apagada.

Mas calma, tem solução! Preparamos um passo a passo para ajudar a economizar aquele seu dinheirinho do mês e reutilizar a pisca-pisca com defeito na decoração natalina. E sabe qual a melhor parte? Dá para resolver o problema rapidamente e sem complicação. Vamos lá?

Para trocar o LED queimado, siga o passo a passo a seguir:

  • Passo 1: Retire a capa plástica que cobre os terminais do LED, juntamente com o separador (isolador) dos terminais do LED e desolde o LED queimado.
  • Passo 2: Antes de soldar o novo LED, prepare uma capa plástica no fio para servir de isolador para os terminais do LED. A capa plástica poderá ser retirada de cabos de rede flexível e deverá ser maior que o comprimento dos terminais do LED.
  • Passo 3: Solde o LED e coloque o separador entre os terminais do LED. Os terminais não podem em nenhum momento se tocarem.
  • Passo 4: Caso tenha danificado o separador original, você poderá isolar cada terminal separando com um espaguete plástico fino, para depois cobrir totalmente com a capa plástica maior.
  • Passo 5: Após isolar cada terminal em separado utilizando espaguetes finos ou o separador original, puxe a capa maior para promover uma isolação total do conjunto.
  • Passo 6: Para um trabalho perfeito, você poderá utilizar tubos plásticos retráteis (tubos que encolhem com o calor).
  • Passo 7: Se um LED em um circuito queima ou apresenta brilho fraco e não houver um substituto imediato, ele pode ser retirado e substituído por um diodo 1N4007. Esse diodo “substitui” o LED ao completar o circuito, permitindo que a sequência de LEDs continue funcionando normalmente e sem sobrecarregar o sistema. Essa solução pode ser aplicada a vários LEDs defeituosos, garantindo que o circuito mantenha sua funcionalidade.
  • Passo 8: Retire o LED queimado e solde no seu lugar um diodo 1N4004 ou 1N4007. Caso a sequência de LEDs não acender, inverta o posição do diodo e solde novamente.
  • Passo 9: O resistor limitador de corrente serve para controlar a quantidade de corrente elétrica que passa pelo circuito. No caso da substituição de um LED por um diodo comum, esse resistor ainda é necessário. Ele evita que a corrente exceda um valor seguro, protegendo tanto o diodo quanto o restante do circuito. Portanto, mesmo que o componente mude (LED para diodo), o resistor não deve ser removido. Certo?
  • Passo 10: Em seguida, isole o diodo puxando uma capa plástica, cobrindo-o totalmente.
  • Passo 11: Alguns LEDs da sequência possuem resistores limitadores de corrente. Este resistor está ligado em série com o LED no circuito. Por isso, se um destes resistores queimarem, a sequência ficará totalmente apagada.
  • Passo 12: Resistores de 2K não são comuns no mercado, neste caso utilizaremos resistores de 2K2 facilmente encontrado no mercado.
  • Passo 13: Por fim, comprovado o perfeito funcionamento, monte corretamente a placa de controle na caixa plástica e finalize a sua decoração.

Acho esse muito difícil? Calma! Existe uma outra possibilidade. Veja o outro passo a passo em caso de LED queimado, ou mesmo quebrado:

  • Passo 1: Verifique se há mais de 1 lâmpada do pisca-pisca quebrado.
  • Passo 2: Depois, você vai pegar uma faca e realizar a remoção das lâmpadas queimadas.
  • Passo 3: Em seguida, você vai descascar o fio do pisca-pisca até identificar os fios de cobre. A ideia é uni-los assim que você realizar essa etapa.
  • Passo 4: Agora, você vai pegar os dois fios e dar um nó, sabe? Como aqueles que damos quando usamos tênis ou algo do tipo. Isso vai mantê-los no lugar.
  • Passo 5: Por fim, é só unir os fios de cobre e vedá-los com uma fita isolante. Combinado?

Agora, por fim, uma última dica (passo a passo) para quando há rupturas no fio do pisca-pisca. Inclusive, é um pouco parécido com o anterior. Confira a seguir:

  • Passo 1: A primeira coisa que a gente deve fazer é identificar as rupturas no fio. Feito isso, seguiremos para o próximo passo.
  • Passo 2: Agora, usando uma faca ou mesmo um alicate você vai descascar o fio, até chegar no fio de cobre que já mencionamos no passo a passo acima, lembra? Pois bem.
  • Passo 3: Depois disso, você vai precisar unir os fios que estavam rompidos. Faça isso com cuidado. Para que nada saia do lugar, e que evite algum tipo de problema, você vai passar fita isolante em toda a parte dos fios de cobre.
  • Passo 4: Agora que você seguiu essas orientações, é confirmar se não há nenhuma parte metálica descoberta e testar o seu pisca-pisca. Boas festas!

E aí, o que achou das nossas dicas? Conta pra gente! Aproveite e leia também10 coisas que você pode e deve saber consertar sozinho

Outras postagens