Curiosidades

Curiosidades sobre o Natal – Fatos intrigantes no Brasil e no mundo

Final do ano de chegando e junto com ele as comemorações em família. Você sabia que na Polônia as teias de aranha são enfeites de Natal?

O natal se trata de uma data comemorativa, que acontece no dia 25 de dezembro, onde simboliza o nascimento de Jesus Cristo. Por isso, é uma data de extrema importância para o cristianismo, onde inúmeras tradições natalinas são passadas de geração para geração. E entre tantas tradições, existem muitas curiosidades sobre o Natal.

Por exemplo, o porquê do uso do peru como o prato principal da ceia, o uso de velas, estrelas e bolas natalinas, além dos presentes e o papai Noel. Além disso, existem variadas tradições natalinas envoltas em curiosidades ao redor do mundo.

Entretanto, em alguns locais essas comemorações natalinas estão cada vez mais perdendo o sentido original do cristianismo. Logo, se tornando celebrações que simbolizam a união de amigos e familiares independente da religião.

No entanto, a chegada do natal representa expor diversas decorações natalinas, como presépios e árvores de natal, e muitas famílias aproveitam dessa data para se reunirem e realizarem ceias. Em suma, é um momento para presentear aqueles que você gosta, se reunir com seus amigos e familiares, e comemorar o nascimento de Jesus. Por isso, reunimos algumas das mais importantes curiosidades sobre o Natal em todo o mundo.

Curiosidades sobre o Natal

1- A origem do Natal

Imagem: Toda Matéria

Uma curiosidade sobre o Natal é que nem sempre no dia 25 de Dezembro foi comemorado o nascimento de Jesus. Essa data só foi determinada no ano de 350 d.C, quando o Papa Júlio I, bispo de Roma, oficializou a data na igreja Católica. Pois seu objetivo era que a data coincidisse com a festa pagã que celebrava o Rei Sol.

2- Papai Noel

Curiosidades sobre o Natal - Fatos intrigantes no Brasil e no mundo
Fonte: Editora Juma

Uma curiosidade sobre o Natal é que inicialmente o papai Noel era uma representação do bispo católico do século IV, chamado de São Nicolau. Assim sendo, ele era um homem que costumava distribuir presentes para as crianças mais pobres, levando alegria e esperança para elas. Por fim, acabou se tornando na lenda do bom velhinho, que nas noites de Natal entrega presentes para as crianças.

Continua após a publicidade

Entretanto, São Nicolau não é a única representação do papai Noel, o deus viking Odin também é considerado como um tipo fonte de inspiração para o bom velhinho.

De acordo com a mitologia nórdica, Odin montava seu cavalo voador, Sleipnir, que tinha oito pernas e nas noites de inverno dava presentes e punições às crianças que enchiam suas botas ou meias com agrados para o cavalo.

3- Renas do papai Noel

Imagem: São Carlos em rede

As renas do papai Noel em sua maioria ter nome masculino como, Rodolfo, Cometa, Cupido, Trovão e Relâmpago e poucas com nome feminino, Corredora, Dançarina, Empinadora e Raposa. Porém, uma curiosidade sobre o Natal é que as renas do sexo masculino perdem seus chifres na época do Natal, então, tecnicamente todas as renas, na verdade são meninas.

4- Presépio

Imagem: Blasting news

No século XIII, São Francisco de Assis realizou uma pregação sobre o nascimento de Jesus e montou um cenário para representar. Logo, foi colocado uma imagem do menino Jesus em um presépio de palha cercado de jumentos e bois. Por isso, se tornou um marco para o natal, sendo a representação do nascimento de Cristo.

5-  Presentes

Imagem: Bebê.com

Os presentes também fazem parte das curiosidades sobre o Natal, cuja origem foi o nascimento de Jesus.  Pois ao nascer, os três reis magos levaram para ele presentes, como ouro, incenso e mirra. Consequentemente, se tornou uma tradição presentear as pessoas no natal, como um ato de carinho e afeto.

6- As estrelas

Imagem: Lojas Linna

A estrela representa a forma que os três reis magos localizaram o menino Jesus. Por isso, Jesus representa a própria estrela, como aquele que nasceu para guiar a humanidade. Além disso, também representa proteção divina.

Continua após a publicidade

7- Peru de Natal

Imagem: GNT

Entre as curiosidades sobre o Natal, está o hábito de servir peru nas ceias de natal, que surgiu em 1621 na cidade de Massachusetts, nos Estados Unidos. E então foi servido pela primeira vez em uma ceia de Ação de Graças. Representava uma ave mais barata e fácil de engordar, por isso, foi levada pelos espanhóis para a Europa no século XVI e se popularizou com o tempo.

8-  Velas de Natal

Imagem: Tua Casa

Uma curiosidade sobre o Natal que é muito interessante é o uso de velas. Acredita-se que, na Alemanha, um senhor deixava velas expostas em sua janela para que os viajantes tivessem seus caminhos iluminados. Logo, fazendo mais uma ligação com Jesus Cristo, pois representa a bondade dele, e sua luz que tira as pessoas do caminho das trevas.

9- Bolas natalinas

Imagem: Decor fácil

Elas surgiram como uma forma de substituir antigos enfeites que eram utilizados nas árvores de natal. Começaram a ser produzidas no século XIX por um vidraceiro alemão. Assim sendo, substituiu maças, nozes e pedras que eram usados de enfeite nas árvores de Natal.

Como uma das curiosidades sobre o Natal, a primeira árvore de Natal artificial foi feita pelos alemães, usando penas de ganso tingidas.

10- Folhas de azevinho

Imagem: Vamos Receber

Inicialmente, elas surgiram como símbolo de boas vibrações, saúde, paz e felicidade, além disso, era utilizada em portas e janelas para espantar espíritos. Atualmente, como uma das curiosidades sobre o Natal, elas são usadas apenas como símbolo de proteção e boas energias para as pessoas.

11- Visco

Imagem: Cotswoldjourneys

Os antigos celtas acreditavam que o visco era símbolo de fertilidade e paz. Por isso, quando se encontravam com inimigos por baixo de um visco, tinham como dever abaixar as armas e se abraçar. Logo, os americanos se apropriaram dessa tradição, e sempre que se encontram de baixo do visco devem se beijar, como símbolo de felicidade e sorte no próximo ano.

Continua após a publicidade

12- Verde, vermelho e dourado

Imagem: ELO7

Essas são as cores tradicionais para o natal, isso pelo que cada uma delas representa. O verde simboliza a vida e o renascimento, o vermelho representa o sangue de Cristo, e o dourado transmite luz, riquezas e realeza.

13-  Meias de Natal

Imagem: Youtube

Uma das tradições de Natal é colocar uma meia sob a lareira, para que o papai Noel possa encher com guloseimas. Mas, curiosamente, a maior meia de Natal do mundo tinha 32,56 m de comprimento e 14,97 m de largura. Ou seja, cabia o equivalente a quase 1.000 presentes, e foi criada pela Sociedade das Crianças em Londres, em dezembro de 2007.

Curiosidades sobre o Natal pelo mundo

 Curiosidades sobre o Natal na Austrália

Imagem: Blog Logitravel

Na Austrália, por comemorar no verão, as famílias costumam festejar juntas nas praias, onde praticam diversas atrações e brincadeiras. Dessa forma, em certos locais, o papai Noel chega pelo mar em um barco ou surfando.

Curiosidades sobre o Natal na Finlândia

Imagem: Exame

A Finlândia é marcada por diversas tradições de Natal, como, por exemplo, só decorar a árvore de natal no último domingo antes do natal. Ademais, realizam muitos jantares familiares e trocam presentes a meia noite. É uma comemoração com bastante alegria e energia. Uma curiosidade sobre o Natal é que se acredita que o verdadeiro papai Noel mora lá, onde um homem recebe milhares de cartinhas ao longo do ano e tenta realizar o máximo de desejos possíveis.

Curiosidades sobre o Natal na França

Imagem: Dicas de Paris

Na França predomina sentimentos de gentileza e perdão. Em suma, é marcada pela tradição natalina de que as pessoas devem visitar a casa de seus inimigos para pedirem perdão e acertar os assuntos pendentes.

Curiosidade sobre o Natal na Índia

Imagem: Café com Chai

Na Índia se destaca a decoração original. Normalmente, fazem o uso de plantas do próprio país para fazerem seus enfeites. Folhas de mangueira e bananeira são as mais comuns. Também fazem o uso de lamparinas de argila.

Continua após a publicidade

Curiosidades sobre o Natal na Irlanda

Imagem: Pinterest

Uma curiosidade sobre o Natal na Irlanda é que eles prezam bastante pela gentileza realizada com o papai Noel. Portanto, eles mantêm o costume de guardar para ele um pedaço de carne e a cerveja da marca Guinness.

Curiosidades sobre o Natal na Itália

Imagem: CVC

Na Itália, acredita-se que se as crianças se comportarem, uma bruxa chamada Befana distribuirá diversos presentes e doces para as crianças. Entretanto, se elas se comportarem mal, receberão carvão. Logo, não é somente o papai Noel que distribui presentes no natal por lá.

Curiosidades sobre o Natal no Japão

Imagem: Coisas do Japão

A curiosidade sobre o Natal no Japão é que o natal não e dado como feriado, e sim como mais um dia normal. Entretanto, atualmente é realizado comemorações ao final do dia 25, onde as famílias se reúnem para uma ceia natalina.

Curiosidade sobre o Natal em Portugal

Imagem: Tours em Portugal

Em Portugal a ceia é marcada por fartura, onde são servidos diversos pratos típicos, como bacalhau com batatas e rabanada de sobremesa. Os portugueses realizam uma celebração religiosa a noite do dia 24 e em seguida se reúnem com familiares e amigos e desfrutam da grande ceia de Natal.

Curiosidades sobre o Natal na Polônia

Imagem: Pinterest

Uma curiosidade sobre o Natal da Polônia, é que para eles as aranhas ou mesmo suas teias são consideradas como enfeites de natal comuns. Pois, de acordo com uma lenda local, foram as aranhas que teceram a manta para o menino Jesus. Também são consideradas como símbolos de bondade e prosperidade no Natal.

Enfim, Natal é uma época de celebração, diversão e muita alegria. Onde o importante é estar com famílias e amigos, e juntos celebrar as tradições e as curiosidades sobre o Natal, seja quais forem.

Continua após a publicidade

Então, você conhecia alguma dessas curiosidades sobre o Natal? Se gostou dessa matéria, também vai gostar dessa: 26 presentes criativos que todo mundo vai querer ganhar nesse Natal. 

Fontes: Toda Matéria, UOL, TerraHurb.

Imagens: Max cast, Editora Juma, São Carlos na rede, Blasting news, Bebê.com, Lojas Linna, GNT, Tua Casa, Decor fácil, Vamos receber, Cotswoldjourneys, ELO7, Youtube, Blog Logitravel, Exame, Dicas de Paris, Café com Chai, Pinterest, CVC, Coisas do Japão, Z Magazine e DWYM.

Próxima página »

Escolhidas para você