Curiosidades

Como fazer luz negra usando um celular com lanterna

Você sabia que tem como fazer luz negra usando apenas o seu aparelho celular e alguns acessórios em casa? Basta seguir passos simples.

Por P.H Mota

Que o seu celular permite fazer uma série de tarefas que seriam muito mais complexas sem ele, você já sabe. Mas sabia que tem como fazer luz negra em casa com ajuda da lanterna do aparelho? Além do telefone, você vai precisar de fita adesiva e alguns marcadores permanentes, de cor azul ou roxa.

Apesar disso, é importante esclarecer que as propriedades da iluminação comum do celular e da luz negra são diferentes. Isso porque a lâmpada de luz negra possui algumas propriedades particulares que produzem a iluminação diferenciada.

Por outro lado, essas lâmpadas também possuem características similares às fluorescentes comuns, com vidro escuro na sua composição.

Origem

Como fazer luz negra usando um celular com lanterna

A luz negra surgiu no período da Segunda Guerra Mundial, como um trabalho do americano Philo Farnsworth (1906-1971). O inventor, inclusive, também é lembrado como o pai da televisão.

A princípio, a ideia da nova iluminação era melhorar a visão noturna. Para isso, Farnsworth decidiu remover a camada de fósforo presente nas lâmpadas comuns até então.

Continua após a publicidade

Numa lâmpada fluorescente padrão, a camada de fósforo faz com que a luz UV se transforme em luz visível. Na ausência dela, então, cria-se a iluminação diferenciada.

Além de criar efeitos visuais em festas e eventos, a iluminação também pode ajudar em outras atividades. Na Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, por exemplo, a luz negra ajuda a detectar fungos em sementes.

Seu uso também é comum na identificação de obras de arte falsa, pois tintas atuais contêm fósforo, enquanto a maior parta das antigas não. Peritos  também usam corante fluorescente para detectar impressões digitais e fluidos corporais, como sangue e sêmen, sensíveis à luz negra.

Outros usos ainda incluem a identificação de notas falsas, assepsia em hospitais e verificação de vazamentos por meio da injeção de fluídos em cores que se destacam.

Como fazer luz negra em casa

Como fazer luz negra usando um celular com lanterna

Antes de mais nada, é preciso destacar que existe um método popular que sugere fazer luz negra com lâmpadas comuns. Nesses casos, existe um grande risco, pois as lâmpadas fluorescentes possuem vapor de mercúrio. Ao tentar retirar a camada de fósforo delas, o mercúrio pode causar problemas graves ao sistema nervoso se ingerido ou inalado.

Continua após a publicidade

Sendo assim, investir no método caseiro, com a ajuda de um celular, é uma alternativa mais viável e mais segura.

Os requerimentos incluem um celular com o recurso de lanterna, fita adesiva transparente e marcadores azuis ou roxos. Além disso, pode optar por usar canetas marca texto em cores mais vivas (como amarelo, laranja ou rosa, por exemplo) para criar padrões refletidos.

  1. Para começar, coloque um pedaço pequeno de fita sobre a lanterna na parte traseira do celular;
  2. Em seguida, pinte a fita com o marcador azul;
  3. Depois de pintar, coloque uma nova fita adesiva sobre a primeira, com cuidado para não manchar ou borrar;
  4. Com a nova fita posicionada, pinte novamente, agora de roxo (caso só tenha marcadores de uma cor, é possível repetir);
  5. Repita os passos anteriores, alternando as cores, se possível;
  6. Com as quatro camadas completas, então, a luz negra está pronta para teste.

Próxima página »

Escolhidas para você