Como convencer alguém a fazer qualquer coisa que você quiser

Você se considera uma pessoa habilidosa na hora de convencer alguém a fazer algo que você queira? Se esse não é o seu caso, prepare-se, porque as coisas vão mudar bastante para você depois desse post.

Como você confere abaixo, separamos alguns dicas infalíveis, e cientificamente testadas, que ajudam a convencer qualquer pessoa sobre qualquer coisa. E o melhor de tudo é que a coisa toda funciona de uma maneira sutil, sem deixar transparecer nada para o seu interlocutor.

Mas, claro, basicamente o que você precisa fazer para convencer alguém de algum ponto de vista seu, ou mesmo de fazer algo por você, é utilizar a simpatia de maneira estratégica e ser desinibido para conversar e argumentar.

Simples, né? Abaixo você aprende direitinho a utilizar esses métodos.

Como convencer alguém a fazer qualquer coisa que você quiser:

1. Aumente a auto-estima da pessoa

Tudo tem que ser feito de uma forma sutil, para não parecer puxação de saco, mas encher o ego ajuda a convencer qualquer um a fazer o que você está pedindo. Manter a coerência para não se contradizer também é importante para nãos e contradizer.

Essa estratégica funciona comprovadamente. Pesquisadores utilizaram esse método para pedir autorização a alguns moradores de um condomínio para instalar um painel publicitário sobre segurança no trânsito em frente a suas casa.

Inicialmente, ninguém aceitou o pedido, mas então os pesquisadores adoraram uma postura diferente, pedindo que o moradores assinassem um abaixo-assinado a favor do embelezamento da Califórnia. Duas semanas depois, eles voltaram nas casas e pediram para colocar o painel novamente e conseguiram a aprovação da maioria das pessoas.

Os resultados do método de usar a coerência surpreendeu bastante, pois a maior parte das pessoas acabou mudando de postura e sua auto-imagem para melhor. Foi a coerência aplicada que acabou ativando nos cidadãos o espírito público para colaborarem com as causas do lugar. Depois disso, as pessoas perceberam que fazia sentido a instalação do painel em frente a suas casas.

2. Use a opinião pública a seu favor

O objetivo, nesse caso, é usar de uma ideia pronta e utilizá-la para reforçar a sua ideia. É algo que soa como “a voz do povo é a voz de Deus”, puxando a razão para algo com o qual a maioria concorde.

Para convencer alguém, use dados públicos para mostrar seu conhecimento e a credibilidade da informação que você está passando.

Isso funciona para praticamente qualquer coisa, até mesmo para a escolha de um filme que esteja no cinema e que você queira ver, por exemplo. Você só precisa levantar o número de público que ele atraiu, citar quem já o assistiu e gostou e assim por diante.

Basicamente, é só argumentar bem e construir seu discurso encima de números comprovados que você vai conseguir atrair a atenção das pessoas para seu ponto de vista e terá grandes chances de convencer alguém do que você quer.

3. Discurse bastante

Uma pesquisa da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, mostrou que mais de 50% das vendas fechadas (presencialmente) tem a ver com vínculo e confiança que se tem no vendedor. Apenas 10% dos negócios vão para frente apenas baseado no conteúdo do que está sendo vendido.

Ou seja, se você quiser convencer alguém de qualquer coisa, uma das estratégias mais eficientes é conversar bastante sobre o assunto. Você deve encontrar pontos de semelhança, como gosto ou alguma história parecida com a da outra pessoa para gerar empatia. Isso ajuda muito a convencer.

Dessa maneira, a mente acaba se apegando a um atributo positivo e concluindo que todo o resto, inclusive o que está sendo vendido (seja um produto ou uma ideia) também seja de qualidade.

Viu, que interessante? Claro que o grau de convencimento das pessoas muda muito de uma para outra, mas, de forma geral, essas técnicas funcionam se bem aplicadas. Você, por exemplo, se considera uma pessoa boa de convencimento ou melhor de ser convencida?

Agora, falando sobre como convencer alguém de algo, essa outra matéria vai provar que isso não é só papo de adulto: Bebês aprendem a sorrir para manipular os adultos, segundo a Ciência.

Fonte: Fatos Desconhecidos, Universia