Ciência & Tecnologia

Saiba como encontrar câmeras escondidas em qualquer lugar

Aplicativo, a lanterna do celular e outros truques simples dizer se você está sendo vigiado. Descubra como identificar câmeras escondidas em qualquer lugar.

Saber encontrar câmeras escondidas pode ser muito útil. Sobretudo, se você viaja com frequência. Isso porque um ocorrido com um viajante hospedado em um Airbnb deixou muita gente assustada.

Para quem não tem ideia do que estamos falando, um usuário do Twitter chamado Jason Scott compartilhou a história de um amigo que descobriu câmeras escondidas em um apartamento alugado.

Segundo Scott, em novembro de 2017, seu amigo achou estranho ter apenas um detector de movimento no quarto que havia alugado pelo Airbnb. Assim, quando ele foi investigar, encontrou a câmera IP conectada à internet.

Continua após a publicidade

O amigo de Scott, então, saiu do apartamento às 3h e reportou o ocorrido à administração do site. O anfitrião foi suspenso, e o rapaz conseguiu o reembolso pelo aluguel. Que situação, hein?

Onde as câmeras escondidas costumam ficar?

Sabemos que a criatividade humana não tem limites e que, por isso, a câmera pode ser escondida nos mais diversos locais. No entanto, há alguns locais mais comuns, por exemplo, detectores de fumaça em banheiros, quartos e salas.

Continua após a publicidade

Além disso, as câmeras também podem estar presentes em relógios, detectores de movimento, quadros, livros em estantes, alto-falantes e buracos na parede. Esses aparelhos podem estar, inclusive, em plugues de tomadas.

Portanto, é importante averiguar bem todos os cantos de forma criteriosa.

Como identificar câmeras escondidas em qualquer lugar

Como descobrir câmeras escondidas em apartamentos, quartos de hotel e em qualquer outro ambiente fechado? Será que tem jeito?

De acordo com o site britânico Independent, existem algumas formas simples de fazer esse tipo de checagem, como você confere abaixo.

Continua após a publicidade

1. Aplicativos

Como alguns usuários do Twitter ensinaram ao Scott, uma das maneiras mais simples de se identificar câmeras escondidas é usando um aplicativo gratuito chamado Fing.

Ele está disponível para Android e iOS e consegue detectar se alguma câmera IP está conectada à rede wi-fi do apartamento.

Para Android, você também pode experimentar o Glint Finder, que usa o flash da câmera para localizar os reflexos da lente.

Para iOS, existe o aplicativo Hidden Camera Detector, que pode não apenas procurar lentes, mas também ajudá-lo a monitorar o wi-fi.

Continua após a publicidade

2. Lanterna do celular

Outra maneira de saber se câmeras escondidas estão ligadas no ambiente é desligando as luzes e acendendo a lanterna do celular.

Então, tudo que você tem que fazer é passar o feixe de luz devagar por todo o local. Se uma câmera estiver escondida ali, as lentes vão refletir a luz, facilitando a descoberta.

Quem já fez garante que esse método funciona entre 92% e 95% dos casos.

3. Lugares suspeitos

Uma maneira também fácil de saber se estão espiando você por meio de câmeras escondidas é checando locais suspeitos.

Continua após a publicidade

Pequenos buracos que não parecem ter muita serventia, por exemplo, podem ser utilizados para fazer as gravações, especialmente em banheiros e quartos, onde as pessoas costumam se trocar ou tomar banho.

Vale checar também lâmpadas, detectores de fumaça, objetos que possam parecer estranhos e onde mais seu faro apontar que possa existir algo errado.

4. Espelho falso

Existem também câmeras escondidas em espelhos, bem ao estilo BBB. Para testar um espelho possivelmente falso, você só precisa encostar seu dedo na superfície.

Se a imagem refletir uma lacuna entre o seu dedo e o reflexo está tudo bem. Caso contrário, esse é um espelho falso e, provavelmente, estão filmando você por ele.

Continua após a publicidade

5. Roteador

Alguns especialistas complementam a dica 1 com um truque simples e efetivo: desligar o roteador sempre que sair. Dessa forma, caso o dono do local esteja te espiando, provavelmente, ele vai querer saber o que ocorreu com o aparelho dele.

6. Detectores de radiofrequência

Por fim, há um outro método, que é um pouco mais caro, no entanto, é muito eficiente: detector de radiofrequência. Esses equipamentos podem encontrar minicâmeras, pois essas, em geral, usam tecnologias que emitem sinais de radiofrequência.

O que fazer caso encontre uma câmera escondida

Se você estiver em uma casa de aluguel e se deparar com uma câmera escondida, você deve tomar algumas providências de imediato.

Em primeiro lugar, é importante que você contate as autoridades do local, pois assim poderão investigar melhor o que está ocorrendo.

Continua após a publicidade

Em seguida, é necessário que entre em contato com o serviço de aluguel para contar o que aconteceu. Isso porque, o Airbnb, por exemplo, proíbe a instalação de dispositivos de segurança em quartos e/ou banheiros.

Conforme o porta-voz da empresa, Jeff Henry, à Newsweek: “Quando somos informados de uma denúncia, banimos permanentemente o mau proprietário de nossa plataforma, apoiamos totalmente os afetados e trabalhamos com a aplicação da lei para ajudar a garantir que a justiça seja feita”.

Ele ainda afirma que: “Câmeras nunca são permitidas em banheiros ou quartos. Quaisquer outras câmeras devem ser devidamente divulgadas aos hóspedes com antecedência”.

E você, já passou ou conhece quem tem passado por uma situação dessas?

Continua após a publicidade

Agora, falando em viagens, leia esta matéria: Primeira viagem internacional: tudo o que você precisa saber

Fonte: Hypeness, Melhores destinos.

Próxima página »

Escolhidas para você