Como identificar câmeras escondidas em qualquer lugar

Quem nunca se sentiu vigiado que atire a primeira pedra. Muitas vezes, essa sensação é apenas um truque de nossa mente, mas pode ser que você realmente esteja sendo vigiado e a distância por câmeras escondidas, como a história do apartamento alugado pela empresa Airbnb.

Para quem não tem ideia do que estamos falando, um usuário do Twittter, chamado Jason Scott, compartilhou a história de um amigo que descobriu câmeras escondidas em um apartamento alugado.

Segundo Scott, em novembro de 2017, seu amigo achou estranho ter apenas um detector de movimento no quarto que havia alugado pelo Airbnb. Quando ele foi investigar, encontrou a câmera IP conectada à internet.

O amigo de Scott, então, saiu do apartamento às 3h e reportou o ocorrido à administração do site. O anfitrião foi suspenso e o rapaz conseguiu o reembolso pelo aluguel.

Como identificar câmeras escondidas em qualquer lugar

Diante de uma história assim, fica aquela pergunta que não quer se calar: como descobrir câmeras escondidas em apartamentos, quartos de hotel e em qualquer outro ambiente fechado? Será que tem jeito?

De acordo com o site britânico Independent, existem algumas formas simples de fazer esse tipo de checagem, como você confere abaixo.

1. Aplicativo

Como alguns usuários do Twitter ensinaram a Scott, uma das maneiras mais simples de se identificar câmeras escondidas é usando um aplicativo gratuito, chamado Fing.

Disponível para Android e iOS, ele consegue detectar se alguma câmera IP está conectada á rede wi-fi do apartamento.

2. Lanterna do celular

Outra maneira de saber se câmeras escondidas estão ligadas no ambiente é desligando as luzes e acendendo a lanterna do celular.

Então, tudo que você tem que fazer é passar o feixe de luz devagar por todo o local. Se uma câmera estiver escondida ali, as lentes vão refletir a luz, facilitando a descoberta.

Quem já fez garante que esse método funciona entre 92% e 95% dos casos.

3. Lugares suspeitos

Uma maneiras também fácil de saber se estão espiando você por meio de câmeras escondidas é checando locais suspeitos. Pequenos buracos que não parecem ter muita serventia podem ser utilizados para fazer as gravações, especialmente em banheiros e quartos, onde as pessoas costumam se trocar ou tomar banho.

Vale checar também lâmpadas, detectores de fumaça, objetos que possam parecer estranhos e onde mais seu faro apontar que possa existir algo errado.

4. Espelho falso

Existem também câmeras escondidas em espelhos, bem ao estilo BBB. Para testar um espelho possivelmente falso, você só precisa encostar seu dedo na superfície.

Se a imagens refletir uma lacuna entre seu dedo e o reflexo, está tudo bem. Caso contrário, esse é um espelho falso e, provavelmente, estão filmando você por ele.

E você, já passou ou conhece quem tem passado por uma situação dessas?

Agora, falando câmeras, essa matéria também pode ser bem útil para sua vida (ou não): 7 coisas para fazer com a câmera do celular além de tirar fotos.

Fonte: Hypeness