No atual mundo globalizado é raro encontrar pessoas que não utilizam Smartphone no seu dia a dia. Assim os carregamos para cima e para baixa o dia inteiro, bem como levamos para o banheiro, ou deixamos ao lado do prato de comida. Então se atentar em como limpar o celular é muito importante.
Além de que segundo pesquisas da Devry Metrocamp, um celular pode conter cerca de 23 mil fungos e bactérias. Assim como podem ser até mais sujos que as tampas das privadas, solas dos sapatos ou maçanetas de portas. Desta forma, manter esses aparelhos limpos é positivo para uma vida saudável.
Ou seja, a não higienização pode acarretar em diversas doenças, como micose, conjuntivite, intoxicações. Lembrando que atualmente enfrentamos também o problema da disseminação do coronavírus. Porém a grande questão não é de que o uso dos Smartphone causa contaminação.
O dilema da falta de higienização do aparelho, que está constantemente em contato com as mãos. Além de que existem muitas incertezas na hora de como limpar o celular, pois eles são aparelhos eletrônicos. Assim o seu contato com a água ou com determinados produtos pode danifica-los.
Como limpar o celular
Os displayers dos celulares é um local que acumula muita sujeira, contudo ela também é uma parte muito sensível. Assim temos que nos atentar em como limpar o celular, pois eles possuem sensores e camadas que podem ser danificadas. Além de usar os materiais certos.
Desta forma podemos encontrar em papelarias, lojas de informáticas ou eletrônicos produtos de limpeza ideias. A exemplo temos o álcool isopropílico puro, que deve ser usado com pano limpo, macio e seco, sendo recomendado os específicos para eletrônicos e telas.
Passo a passo
- Procure produtos que não irão danificar seu aparelho (como os descritos acima);
- Desligue o seu celular;
- Passe o pano seco em movimentos circulares, para assim tirar a sujeira visível;
- Posteriormente, com a parte limpa do pano passe o álcool isopropílico pela tela, suavemente;
- E para finalizar passe novamente a parte seca do pano;
- Espere cerca de 5 a 10 minutos para religa-lo.
Lembre-se também que é preciso limpar a parte da carcaça. Então, utilizando um cotonete novo e limpo é possível remover os resíduos da conexão USB, parte de áudio, microfone assim como a saída de som.
Assessórios
Capa
Assim como o celular, as capas também devem ser higienizadas, e desta forma primeiro é preciso verificar de qual material ela é feita. Então, para as de TPU, sendo transparente ou claras é possível lavar com água, bem como usar bicarbonato de sódio ou vinagre para tirar o amarelado.
Para as feitas de plástico resistente é recomendável usar água e detergente para a usa limpeza, bem como seca-las com um pano. Já as de couro é necessário um pano de microfibra e borrifadas de meio copo de água com duas gotas de detergente. Assim como o uso de cremes hidratantes sem cheiro para que ela não resseque.
Cabos de Smartphone
Para os cabos é necessário um pano de microfibra bem como o álcool isopropílico. Desta forma, passe o produto na extensão do cabo, e em seus componentes, e caso não limpe é possível usar uma esponja macia. Lembrando que isso deve ser feito enquanto ele não está conectado ao Smartphone nem na energia. Após a limpeza, utilize um pano para seca-los.
Fones de ouvido
Um dos assessórios que mais devemos nos atentar para a limpeza é o fone de ouvido, afinal ele é usado na área do ouvido. Porém a sua higienização é simples, sendo semelhante a dos cabos. Contudo é importante se atentar para as áreas de controle, para que não sejam molhadas.
E você, possui uma rotina de limpeza do seu celular? E se gostou do nosso post confira também: Usuários do iPhone e 8 prazeres que só eles podem sentir
Álcool em gel – O que é, tipos e eficácia para desinfetar e prevenir
Fontes: Magazine Luiza e Troca Fone
Imagem destacada: AndroidPIT