Curiosidades

10 remédios caseiros para tirar verrugas

As verrugas além de serem dolorosas e incômodas, demoram muito para sumir, mas algumas técnicas caseiras podem ajudar você a se livrar delas.

As verrugas são lesões causadas pelo papilomavírus humano. Assim, aproximadamente 60% das cepas desse vírus desencadeiam verrugas não genitais, geralmente, nas mãos e nos pés.

Ademais, o vírus amplifica a produção de células geradoras de tecido, que produzem crescimentos espessos e nodosos.

O sistema imunológico costuma manter o HPV sob controle durante a idade adulta. No entanto, quando a imunidade diminui com a idade, as verrugas podem se tornar mais comuns.

Em suma, as verrugas não geram problemas de saúde, no entanto, existem condições, por exemplo, câncer de pele e de vagina, que apresentam lesões semelhantes a elas.

Continua após a publicidade

Dessa forma, os remédios caseiros não devem ser aplicados em locais sensíveis, como a região genital, e o médico deve ser consultado.

Como remover verrugas em casa?

A maioria das verrugas desaparece espontaneamente com o tempo. No entanto, pode levar um ou dois anos.

Enquanto isso, elas podem ser desconfortáveis, doloridas ou apenas incômodas. Portanto, há necessidade de conhecer removedores de verrugas fáceis e baratos.

1. Abacaxi para remover as verrugas

Aplique abacaxi fresco diretamente na verruga várias vezes ao dia.

Continua após a publicidade

Consequentemente, os ácidos e enzimas naturais ajudarão a fazer a verruga desaparecer.

2. Alho

Misture um pouco de alho fresco com água e aplique, então, a pasta na verruga. Em seguida, coloque uma bandagem por cima.

Reaplique a cada poucas horas e continue até que a verruga desapareça.

3. Fermento em pó e óleo de rícino para remoção de verruga

Misture o fermento e o óleo de rícino até formar uma pasta. Em seguida, aplique na verruga à noite e cubra com um curativo. Repita diariamente.

Continua após a publicidade

Além disso, você também pode experimentar manjericão fresco amassado da mesma maneira – ou, até mesmo, misturar os dois.

4. Vitaminas

Amasse um comprimido de vitamina C e misture com água para fazer uma pasta espessa. Em seguida, aplique na verruga e cubra com uma bandagem.

Além disso, você também pode experimentar a vitamina E – quebre uma cápsula, em seguida, esfregue na verruga e cubra-a.

5. Aspirina

Use a aspirina como o comprimido de vitamina C, ou seja, esmague-o e adicione um pouco de água. Em seguida aplique a pasta na verruga e cubra durante a noite.

Continua após a publicidade

Repita por várias noites até desaparecer.

6. Própolis de abelha para remover verruga

Algumas pessoas tiveram sucesso ao aplicar própolis de abelha diretamente na verruga várias vezes ao dia.

No entanto, você também pode aplicar à noite e cobrir o local até a manhã seguinte.

7. Aloe vera

Aloe vera é outra alternativa para remover as verrugas em casa, pois ele contém ácido málico. Então, quebre uma folha e esfregue o gel na verruga.

Continua após a publicidade

No entanto, se você não tem a planta, adquira a forma mais pura de gel de aloe que puder encontrar. Além disso, cubra o local após cada aplicação.

8. Vinagre

Para usar o vinagre como tratamento para verrugas, em suma, basta embeber uma pequena bola de algodão ou um pouco de gaze com vinagre e aplicar na área das verrugas.

Em seguida, cubra o local com uma bandagem ou esparadrapo.

9. Cascas de banana

Em resumo, as cascas de banana contêm uma enzima proteolítica que amolece e dissolve a verruga. Assim, depois de comer sua saborosa banana, raspe o interior esbranquiçado da casca e aplique sob a verruga.

Continua após a publicidade

Além disso, polpa fresca de mamão, abacaxi e figo (que também são ricos em enzimas) também funcionará bem para remover verrugas, se, por acaso, você não tiver bananas.

10. Óleo de coco

Por fim, o óleo de coco é outro alimento básico na cozinha e no regime de cuidados com a pele. Por ser antibacteriano, antiviral e antifúngico, ele também pode ajudar a remover verrugas.

Desse modo, aplique regularmente, de preferência, revestindo a área afetada até a verruga sumir.

Agora, falando em verrugas, há casos muito mais preocupantes, como você confere nessa outra matéria: 6 sinais e sintomas de doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Continua após a publicidade

Fontes: Tua Saúde, Drauzio Varella.

Fotos: Pinterest

Bibliografia

CUSTÓDIO, L, Philipe; LIMA, M, Sílvia; MORITA, P, S, Ana Beatriz. Uso Popular da Casca de Banana para a Remoção de Verrugas. Saúde e Biociências. Vol.1. 1.ed; 82-93, 2019.

Continua após a publicidade

HERTFORDSHIRE COMMUNITY NHS TRUST. Managing your verruca: what you can do. 2012. Disponível em: <https://www.hct.nhs.uk/media/2476/managing-your-verrucae.pdf>.

J, C, Sterling et al. British Association of Dermatologists’ guidelines for the management of cutaneous warts 2014. British Journal of Dermatology. Vol.171. 696–712, 2014.

VUA, T, Hang; SCARLETTA, J, Christopher; VUONG, V, Quan. Phenolic compounds within banana peel and their potential uses: A review. Journal of Functional Foods. Vol.40. 238-248, 2018.

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você