Em primeiro lugar, você consegue identificar um cachorro com febre? Nesse sentido, em seres humanos, as vezes, já é complicado determinar exatamente quando existe uma temperatura corporal fora do normal. Porém, nos nossos melhores amigos pode ser mais complexo ainda.
Desse modo, você sabe por que para a maioria das pessoas é tão difícil descobrir febre em um cachorro? Basicamente, por que a temperatura corporal desses bichinhos é diferente da nossa.
No geral, um cão saudável mantém sua temperatura variando entre 38,5 a 39,5 graus. Sobretudo, em uma pessoa isso já seria uma febre alta. Portanto, o que acontece é que algumas pessoas ao medir a temperatura do seu cachorro, e achar que ele está com febre sem que ele realmente esteja.
Como identificar um cachorro com febre
Porém, se você medir a temperatura do seu cão, e der acima de 40 graus, ai sim existe um problema. Em resumo, essa temperatura já indica febre em um cachorro, por isso, ele deve ser levado imediatamente em um veterinário. Geralmente, os sintomas de febre em um cachorro são:
- Focinho quente e seco;
- Olhos lacrimejantes ou embaçados;
- Apatia;
- Falta de apetite;
- Nervosismo;
- Febre muito alta pode levar a tremores.
Como medir a temperatura?
A princípio, você precisa de um termômetro só do seu cachorro. Basicamente, pode ser um especifico para cachorros, ou um usado em humanos mesmo, porém, que só o seu cachorro usa. Sobretudo, os dois possuem as mesmas funções e nenhuma diferença prática.
- Sacuda o termômetro até o nível do mercúrio ou a temperatura estiverem marcando pelo menos 35 graus;
- Lubrifique o termômetro com Vaselina ou algum gel lubrificante;
- Se seu cão for agitado, peça pra alguém segurá-lo pra você;
- O ideal é que ele esteja deitado para que não haja o risco dele sentar no termômetro;
- Introduza 1/3 do termômetro no ânus do seu cão;
- Deixe por 1 a 2 minutos;
- Cheque a temperatura no termômetro;
- Não esqueça de limpar o termômetro após o uso.
Por fim, para diminuir a temperatura corporal do seu cachorro, faça-o beber muita água e se ele estiver com tremores. Além disso, cubra-o com uma manta. Mais ainda, um banho com água morna, quase gelada, também vai ajudar. Por fim, lembre-se que um veterinário [é ideal, para descobrir o que está causando a febre.
E aí, aprendeu a identificar o cachorro com febre? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.
Fonte: Tudo sobre cachorro
Imagens: Sou BH, Patas da casa
9 comentários em “Cachorro com febre: como identificar os sinais e medir a temperatura”