Curiosidades

Crossfit: origem, o que é, riscos, benefícios e como praticar

O CrossFit surgiu no início dos anos 2000 como alternativa às academias tradicionais e conquista cada vez mais adeptos no mundo todo.

Por P.H Mota

O CrossFit é um tipo de treinamento físico de alta intensidade voltando para o condicionamento físico do praticante. Criado no início dos anos 2000 pelo ginasta Greg Glassman, o método se baseia em exercícios funcionais e possui adeptos em todo o mundo.

Diferente de outros treinamentos convencionais, não foca em desenvolver apenas uma habilidade, mas todo o corpo. Dessa maneira, Greg pensou em um plano de atividades dinâmico e funcional, preparando o praticante de forma completa.

Com o passar do tempo, praticantes de CrossFit passaram a viver e divulgar a prática quase como uma filosofia de vida, e não apenas uma atividade física.

História do CrossFit

CrossFit - o que é, origem, principais benefícios e riscos
Unsplash

Ainda durante a infância, Greg sofreu com poliomelite, mas conseguiu recuperar a força com a ajuda da ginástica. Além disso, ele passou por várias academias ao longo da vida, mas nunca encontrou um método de ensino que o agradasse.

Continua após a publicidade

Assim, Greg passou a misturar o uso de halteres, barras e kettlebells em seus exercícios. Assim, a ideia era integrar os equipamentos para melhorar o rendimento dos exercícios e desenvolvê-lo de forma mais completa.

Foi essa filosofia, portanto, que ele levou para seus alunos quando começou a atuar como personal trainer. Com efeito, em 1995, abriu uma academia e chegou a ser contratado para treinar os policiais da cidade. Eventualmente suas aulas passaram a acontecer em grupos e surgiu o método CrossFit, no ano 2000.

Continua após a publicidade

Hoje em dia, o Brasil é o segundo país do mundo com a maior quantidade de boxes afiliados à CrossFit Incorporation.

Treinamento

Unsplash

Os treinamentos de CrossFit consistem em exercícios funcionais variados feitos em alta intensidade. Dessa maneira, a rotina de treino combina as três vias metabólicas que geram energia durante uma atividade física.

Continua após a publicidade

A primeira delas está ligada às atividades de mais potência e dura apenas 10 segundos. A segunda delas controla atividades de potência moderada e dura um pouco mais, por alguns minutos. Por último, a terceira via mobiliza a energia do corpo – como a gordura armazenada – e garante e execução das atividades de menor potência.

Sendo assim, o condicionamento físico deve envolver o trabalho dos três sistemas para poder equilibrar o corpo. O treino leva cerca de 40 a 60 minutos e é muito intenso, misturando exercícios funcionais de força, resistência, agilidade e flexibilidade.

Para isso, um treino de Crossfit é composto de três partes, ou seja, aquecimento, quando o corpo é preparado; técnica, quando os movimentos são praticados; WOD, ou workout of the day, com o exercício do dia.

Curiosidades sobre a prática

  • CrossFit é um programa de força e condicionamento que envolve treinamento de alta intensidade.
  • Os exercícios abrangem dez domínios de aptidão: resistência cardiovascular, resistência, força, bem como flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.
  • Os treinos são elaborados para serem curtos e intensos, combinando levantamento de peso, ginástica, pliometria, calistenia, ciclismo e remo, entre outros.
  • A carga e a intensidade podem ser escalonadas para se alinhar a qualquer nível de condicionamento, todavia projetadas para desafiar.
  • Todos os treinos de Crossfit são registrados para monitorar as melhorias.
  • Consistência, variedade de movimentos e dieta têm papéis importantes em sua filosofia de fitness.

Benefícios do Crossfit

Emagrecimento

CrossFit - o que é, origem, principais benefícios e riscos
Unsplash

Em razão dos exercícios de alta intensidade, o corpo garante a queima das reservas de energia. Ou seja, o corpo é capaz de queimar as gorduras e reduzir o acúmulo delas no corpo.

Continua após a publicidade

Músculos

Unsplash

Por meio do treino funcional do CrossFit é possível trabalhar vários grupos musculares ao mesmo tempo. Dessa maneira, os músculos são definidos e fortalecidos de forma eficaz. Dependendo da intensidade e da técnica, o resultado pode ser melhor que o feito em aparelhos convencionais.

Rapidez do resultado

CrossFit - o que é, origem, principais benefícios e riscos
Unsplash

Aliás, quando se trata de ganho de condicionamento e perda de gordura, a prática realizada em alta intensidade pode trazer resultados mais rapidamente do que um treino comum.

Diversidade

Unsplash

É comum que os exercícios de academia se tornem repetitivos e cansativos. No CrossFit, entretanto, os treinamentos mudam diariamente, evitando o marasmo e garantindo o desafio frequente do corpo.

Estresse

CrossFit - o que é, origem, principais benefícios e riscos
Unsplash

Uma vez que apresentar uma rotina variada de exercícios, com treinos montados separadamente por dia, o CrossFit exige muita concentração. Ao focar na prática, então, o exercício ajuda a tirar a mente de outras preocupações e eliminar o estresse.

Continua após a publicidade

Preparação do corpo

Unsplash

Como os exercícios do CrossFit estão ligados a movimentos funcionais, repetidos no dia a dia, ajudam a preparar o corpo para todo tipo de situação. Desse modo, um treino completo desenvolve aptidões como resistência cardiovascular e respiratória, resistência muscular, força, potência, bem como precisão, agilidade, coordenação, flexibilidade e equilíbrio.

Riscos do CrossFit

CrossFit - o que é, origem, principais benefícios e riscos
Unsplash

Por fim, assim como qualquer prática física, o CrossFit também pode oferecer riscos. Segundo uma pesquisa feita no Reino Unido, lesões são comuns no CrossFit durante a exercícios de alta complexidade ou por repetição até a fadiga.

De acordo com o estudo, 3/4 dos 132 voluntários relataram lesões na coluna e nos ombros após a prática. Dentre eles, nove apresentaram necessidade de cirurgia para recuperação.

Já um outro estudo, realizado por pesquisadores da Santa Casa de São Paulo, no Brasil, analisou a participação do professor nas lesões. De acordo com a pesquisa, o nível de envolvimento do profissional está diretamente ligada ao risco de lesões. Por outro lado, o estudo também aponta que o CrossFit pode ser considerado inofensivo em comparação com o número de lesão em outros esportes.

Continua após a publicidade

As comparações, no entanto, ainda são preliminares, já que as práticas comparadas carregam muitas diferenças.

Fontes: Dicas de Treino, Minha Vida, Big Tires, Curiosidades, Veja Rio, Super, Autoridade Cross

Imagens: Unsplash

Bibliografia

MEYER, Jena; MORRISON, Janet; ZUNIGA, Julie. The Benefits and Risks of CrossFit: A Systematic Review. Workplace Health & Safety. Vol 65. 12 ed; 612-618, 2017

Continua após a publicidade

CLAUDINO, João Gustavo et al. CrossFit Overview: Systematic Review and Meta-analysis. Sports Medicine. Vol 11. 4 ed; 2018

TIBANA, Ramires A.; SOUSA, Nuno Manuel F. Are extreme conditioning programmes effective and safe? A narrative review of high-intensity functional training methods research paradigms and findings. BMJ Open Sport Exerc Med. Vol 4. 2018

Próxima página »

Escolhidas para você