Curiosidades

Curiosidades sobre a Copa do Mundo que valem conhecer

Não só o Brasil, mas o mundo inteiro tem uma grande paixão pela Copa do Mundo e pelo futebol; veja as maiores curiosidades sobre este evento.

As Copas do Mundo atuais são muito diferentes das suas origens. Com o tempo, este evento global evoluiu e foi regulamentado graças às instituições que nasceram com o propósito de viver do e para o futebol.

Em suma, a história do futebol mundial tem origem na fundação da “Associação de Futebol” em 1863. Outro acontecimento a destacar é a criação da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), em 21 de maio de 1904. Com efeito, essa instituição dirige as federações em torno o mundo e publica as regras atuais da Copa.

Neste artigo, contamos um pouco deste evento incrível que une o mundo a cada quatro anos e as principais seleções que se destacam nele.

Veja algumas curiosidades da Copa do Mundo

Curiosidades sobre a Copa do Mundo: quais são as seleções mais vezes campeãs?

No total, são oito países que ergueram o troféu da Copa do Mundo ao longo da história e viveram com ela a glória do futebol, como Brasil (5), Alemanha (4), Itália (4), Uruguai (2), Argentina (2 ), França (2), Inglaterra (1) e Espanha (1).

Continua após a publicidade

Por outro lado, com exceção de Espanha, Inglaterra e Uruguai, todos os campeões mundiais também foram vice-campeões mundiais na época, ao lado de países como Tchecoslováquia, Hungria, Holanda e Croácia. Nenhum outro time jogou uma final na história da Copa do Mundo.

Curiosidades sobre a Copa do Mundo: quais são os maiores artilheiros das Copas do Mundo?

1. Miroslav Klose

Todas as edições da Copa do Mundo trazem consigo um grande número de jogadores que sonham em realizar um sonho comum: fazer gols. No entanto, poucos conseguiram a grande façanha de se tornarem os maiores artilheiros da Copa do Mundo.

Até agora, o alemão Miroslav Klose lidera a lista dos maiores artilheiros da história da Copa do Mundo com 16 gols marcados apenas em Copas do Mundo.

Assim, Klose jogou como atacante e enquanto atuava nas quadras fez parte de 4 edições da Copa do Mundo: 2002, 2006, 2010 e 2014, época em que conseguiu ser o artilheiro da Copa do Mundo e até hoje não outro jogador conseguiu destroná-lo.

Continua após a publicidade

2. Ronaldo Nazario

Antes de Miroslav Klose se tornar o artilheiro do mundo, esse trono pertencia a Ronaldo Nazario. O brasileiro é considerado um dos melhores e mais prolíficos centroavantes de todos os tempos na história do futebol e até 2014 liderou a Copa do Mundo como artilheiro com 15 gols e média de 0,79 por jogo.

Entretanto, foi na Copa do Mundo de 2002 na Coreia do Sul e no Japão que ele não só terminou como campeão mundial, como também foi o artilheiro do torneio com 8 gols. Na edição de 2006 conseguiu marcar 3 bolas na rede.

3. Gerd Müller

Outro alemão que se destaca nesta lista é Gerd Müller, que graças ao seu talento como centroavante conquistou o reconhecimento como um dos melhores jogadores da história do futebol naquela demarcação.

Müller participou de dois torneios mundiais: México 1970 e Alemanha 1974. Em sua primeira participação conseguiu marcar 10 gols e em sua segunda participação marcou 4 gols e foi Campeão do Mundo com a seleção alemã.

Continua após a publicidade

Além de ser um dos artilheiros das Copas do Mundo, ele também está entre os 6 maiores artilheiros da história do futebol com 735 gols marcados.

4. Just Fontaine

O ex-jogador de futebol francês Just Fontaine fez história ao marcar 13 gols na Copa do Mundo da Suécia de 1958, naquele ano conseguiu a Chuteira de Ouro da Copa do Mundo, conquistou o terceiro lugar com sua equipe e conquistou uma Bola de Bronze.

Embora tenha se aposentado cedo da atividade de campo devido a uma lesão, Fontaine teve uma média de 2,17 gols por jogo na Copa do Mundo e marcou um total de 30 gols pela França.

5. Pelé

O craque brasileiro Pelé é considerado o melhor jogador de toda a história do futebol e se destaca na 5ª colocação como artilheiro do Mundo. Pelé participou de quatro edições da Copa do Mundo: 1958, 1962, 1966 e 1970, das quais se sagrou campeão em 3 ocasiões.

Continua após a publicidade

Assim, ele foi capaz de marcar 12 gols em 14 jogos. Ao longo de sua carreira, ele atingiu um recorde de 1284 gols.

Curiosidades sobre a Copa do Mundo: quais países que mais vezes chegaram à final?

Alemanha

A Alemanha é uma das principais potências do futebol e, por sua vez, a que mais disputou finais de Copas do Mundo em toda a história da competição.

Desse modo, a seleção alemã disputou oito (8) finais e conseguiu vencer metade delas, sendo campeã mundial quatro (4) vezes (1954, 1974, 1990, 2014). As finais que perderam ocorreram em 1966, 1982, 1986 e 2002 .

Brasil

Não há dúvida de que o Brasil é o melhor país do mundo quando o assunto é futebol . Ao longo da história, eles jogaram sete (7) finais de Copas do Mundo e venceram cinco (5) vezes (1958, 1962, 1970, 1994, 2002). O Brasil também disputou as semifinais da Copa do Mundo 11 vezes.

Continua após a publicidade

Itália

A Itália tem os mesmos títulos que a Alemanha (4), mas com melhor eficiência em seus registros, já que os italianos só chegaram às finais seis (6) vezes. Os títulos para esta seleção aconteceram em 1934, 1938, 1982 e 2006.

Argentina

A Argentina é um dos países mais importantes do mundo quando o assunto é futebol, com 5 finais e 2 títulos. No caso deles, chegaram à primeira final da Copa do Mundo de 1930, onde caíram (4 a 2) nas mãos do Uruguai no Estado Centenário.

No entanto, vários anos depois, em 1978, chegaria novamente à final da Copa do Mundo em seu país e lá a equipe ‘Albiceleste’ venceria a Holanda (3-1).

França

A seleção france tem 3 finais e 2 títulos. Em suma, ela chegou à final da Copa do Mundo pela primeira vez em 1998, edição que foi realizada em seu país . Lá, eles venceram o grande favorito, o Brasil, após vencerem por 0 a 3 em uma partida muito memorável da história.

Continua após a publicidade

Curiosidades sobre a Copa do Mundo: quais e quando foram as maiores goleadas da Copa do Mundo?

Estas foram as maiores goleadas da história da Copa do Mundo:

Hungria 10 – El Salvador 1: na Espanha 1982, a seleção húngara marcou 10 gols contra El Salvador, que estava em um grupo muito difícil, mas não fez muito para sair desta partida com dignidade.

Hungria 9 – Coreia do Sul 0: Os húngaros têm um recorde letal de gols em Copas do Mundo, como evidenciado pela goleada que também infligiu aos coreanos na Suíça 1954.

Iugoslávia 9 – Zaire 0: Atualmente conhecido como República Democrática do Congo, o Zaire foi o time mais fraco da Alemanha 1974, e um bom exemplo disso são os 9 gols marcados pelos iugoslavos.

Continua após a publicidade

Suécia 8 – Cuba 0: Os cubanos levaram 8 gols aos suecos na França 1938, embora seu desempenho na competição não tenha sido tão ruim quanto mostra esta figura. Chegaram às quartas de final.

Uruguai 8 – Bolívia 0: no Brasil, em 1950, os uruguaios fizeram um dos maiores gols da Copa do Mundo ao marcar 8 contra os bolivianos.

Alemanha 8 – Arábia Saudita 0: os alemães também marcaram oito gols contra um único rival na Copa do Mundo Coreia do Sul/Japão de 2002. Os alemães foram letais com jogadores como Michael Ballack ou Miroslav Klose, entre outros.

Brasil 1 – Alemanha 7: sem dúvida, é a maior vitória da história recente, que continua a doer, pois não é apenas que eles marcaram 7 contra um time como o Brasil, mas que fizeram isso em sua própria Copa do Mundo, em 2014.

Continua após a publicidade

Polêmicas envolvendo a Copa do Mundo

Copa de 1954

Em 1954, a Suíça era a sede da Copa, e um país dividido após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha Ocidental venceu na final a Hungria, favorita ao título. A unificação das Alemanha Oriental e Ocidental ocorreria somente, em 1990, após a queda do Muro de Berlim de 1989.

Na Suíça, foram marcados 140 gols em um total de 26 jogos, o que equivale a mais de 5 gols por jogo. Claro que só entre as duas equipes que chegaram à final, marcaram 52 golos ao longo do torneio. A Alemanha, campeã, somou 25 pontos enquanto a Hungria fez 27. O artilheiro foi o húngaro Sándor Kocsis com 11 conquistas.

Copa de 1978

Por fim, na polêmica Copa de 1978, os argentinos, em casa, derrotaram os holandeses, no último jogo, por 3 a 1. Por que polêmico? O Brasil esteve bem próximo da final, mas na vitória dos argentinos sobre o Peru por 6 a 0, que suscitou divergências, a seleção canarinha acabou perdendo a vaga no saldo dos gols.

7 curiosidades da copa do mundo de futebol

1. A FIFA mantém o troféu original, possivelmente porque não confia em mais ninguém para cuidar dele.

Continua após a publicidade

2. Um troféu de ouro maciço da Copa do Mundo pesaria cerca de 70 kg, tornando-o pesado demais para ser levantado.

3. A Copa do Mundo de 2014 no Brasil foi a mais cara da história.

4. A Copa do Mundo de 2022 será a mais sustentável da história dos Mundiais.

5. Pela 1ª vez em sua história, a Copa do Mundo será realizada no outono e inverno (de 21 de novembro a 18 de dezembro de 2022). Além disso, a 22ª Copa do Mundo será disputada pela primeira vez no Oriente Médio.

Continua após a publicidade

6. O logo da Copa do Mundo 2022 é uma fita que simboliza o infinito e a harmonia, assim como o formato das dunas de areia. A fita apresenta designs árabes tradicionais. No logotipo, você pode ver os números 2 e 0 (associados ao ano do evento). Ademais, ele é retratado nas cores da bandeira do Catar e roupas árabes tradicionalmente brancas. Qatar 2022 está escrito em alfabeto árabe antigo.

7. A cobertura da Copa do Mundo tornou-se tão popular que ultrapassou os Jogos Olímpicos para se tornar o evento esportivo mais visto de todos os tempos.

Fontes: Prepara Enem, Invest News, Meio e Mensagem, Metro World News, Somos fanáticos

Leia também:

Continua após a publicidade

30 curiosidades inusitadas sobre o futebol

Os 10 melhores jogadores de futebol do mundo em 2021

Bolas de futebol: história, versões das Copas e as melhores do mundo

Quem foi Garrincha? Biografia do craque do futebol brasileiro

Continua após a publicidade

Maradona – Origem e história do ídolo do futebol argentino

Jogador de futebol mais rico do mundo, quem é e quanto é sua fortuna?

Quem são os jogadores de futebol mais bem pagos da atualidade?

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você