Curiosidades

Curiosidades sobre O Senhor dos Anéis, trilogia que completa 20 anos

A trilogia inspirada nas obra de Tolkien está completando 20 anos, mas muitas pessoas não conhecem as curiosidades sobre O Senhor dos Anéis.

A saga de filmes O Senhor dos Anéis é uma adaptação da famosa série de fantasia do escritor John Ronald Reuel Tolkien, conhecido mundialmente como J. R. R. Tolkien. Em suma, a história se desenrola em um lugar fictício chamado de Terra Média. E foi lançado nos cinemas em 2001, seguido por mais dois filmes fechando a trilogia. No entanto, existem algumas curiosidades sobre O Senhor dos Anéis bem interessantes. Por exemplo, a trilogia O Hobbit foi lançada em 2012, mas a história acontece antes de O Senhor dos Anéis.

Ademais, o enredo conta a história da criação de vinte anéis com grandes poderes, sendo um deles o ‘Um Anel’, forjado por Sauron, o Senhor das Trevas. Dessa forma, ele distribuiu os outros anéis entre os povos da Terra Média, para que pudesse ter controle sobre eles. E assim, dominar todas as raças, como anões, elfos, bruxos, etc. Entretanto, seu dedo o qual usava o anel foi decepado durante uma batalha, fazendo com que perdesse o anel. Enfim, começa então uma busca incessante pelo poderoso anel de Sauron.

Por fim, a trilogia O Senhor dos Anéis conquistou fãs e admiradores de diferentes gerações. Graças às aventuras, seus personagens cativantes e grandes mistérios e magia. Por isso, a adaptação produzida e dirigida por Peter Jackson é considerada como uma das franquias de maior sucesso de todos os tempos. Também considerado como um dos maiores projetos cinematográficos já executados.

A história d’O Senhor dos Anéis

Os Geeks

Uma curiosidade sobre O Senhor dos Anéis é que a franquia de filmes foi inspirada nos livros do escritor J. R. R. Tolkien, publicados entre 1954 e 1955. No entanto, a trilogia de O Hobbit foi publicada anteriormente, em 1937, o que deu início a um rico universo de aventuras na Terra Média.

Continua após a publicidade

Dessa forma, para quem pretende se aventurar na jornada de Frodo Bolseiro e seus amigos pela primeira vez, precisa entender sua cronologia. Primeiramente, é preciso entender o período que engloba toda a história, que vai desde os tempos em Arda até o desenvolvimento da Terra Média. Em suma, a história é dividida nos seguintes períodos:

  • O tempo antes da criação do mundo e o início dos tempos
  • Os anos de música
  • O início dos tempos
  • Anos de lâmpadas
  • Anos de árvores
  • A primeira Era
  • A segunda Era
  • A terceira Era
  • A quarta Era

Curiosidades sobre O Senhor dos Anéis: Principais fatos

Uol

Primeiramente, o universo de O Senhor dos Anéis tem início quando Eru Iluvatar, o pai de todos, criou seres chamados de Ainur. Dessa forma, durante os anos da música, Eru Iluvatar ensinou os Ainur a compor divinas melodias. No entanto, Melkor, o mais poderoso da raça, impaciente com o progresso do seu aprendizado, pretende se tornar criador. Por isso, ele é exilado. Posteriormente, o universo Eä é criado, juntamente com o mundo de Arda, o nascimento, a vida e a morta.

Continua após a publicidade

Em seguida, os Ainur se dividem entre os mais poderosos (Valar) e os menos poderosos (Maiar). E é nessa era que Melkor inicia seus planos para dominar o mundo, o que faz com que o mundo seja dividido entre Aman e a Terra Média. Com o tempo, surgem duendes e elfos e, Melkor é derrotado. Mas, seu primeiro tenente Sauron segue com seus planos.

Por fim, os elfos dão vida às Silmarils , três grandes gemas que começam a corromper Fëanor, seu criador. Que ao ameaçar matar seu irmão, é expulso de onde vive, levando as joias consigo. Então, Melkor escapa da prisão, destrói as duas árvores e rouba as Silmaris, voltando para a Terra Média, sendo renomeado para Morgoth.

Continua após a publicidade

Curiosidades sobre O Senhor dos Anéis: Principais acontecimentos

Quinta Capa

Já na primeira Era, os humanos são despertados, enquanto Morgoth e seus seguidores segue com seu objetivo de destruir Arda. Ademais, nessa época acontece uma última guerra entre Valar e Morgoth, onde ele é finalmente derrotado. E as Silmaris são perdidas para sempre.

Na segunda Era, Sauron inicia a construção da fortaleza de Barad-dûr. Após enganar os elfos, Sauron consegue que sejam criados os anéis do poder. Ao todo foram dados três anéis aos reis elfos, sete aos anões e nove aos humanos. No entanto, em segredo, Sauron criou o Um Anel, na Montanha da Perdição em Mordor, capaz de controlar todos os outros anéis. Mas, ao guerrear com os elfos, Sauron é derrotado.

Na terceira Era, os magos surgem na Terra média, e o espírito de Sauron se esconde na floresta de Mirkwood. Na mesma época, surge o condado dos hobbits e Gandalf começa sua investigação sobre o mal que espreita a região. Ademais, Smeagol encontra o Um Anel e, corrompido pela joia mata seu primo Déagol. Posteriormente, em sua jornada para conquistar a montanha de Smaug, Bilbo Bolseiro encontra o anel de Smeagol.

Por fim, Sauron é expulso de Mirkwood e vai para Mordor, reiniciando a construção de Barad-dûr. Aos 111 anos, Bilbo Bolseiro deixa o anel aos cuidados de seu sobrinho Frodo. Iniciando, assim, a trilogia de O Senhor dos Anéis.

Continua após a publicidade

Ordem correta para assistir os filmes

Gifs

Assim como os livros de J. R. R. Tolkien, a franquia dos filmes de O Senhor dos Anéis é composta por três filmes. Em suma, ambientado na fictícia Terra Média, o hobbit Frodo Bolseiro é responsável pela destruição do maligno anel. E para isso, ele recebe a ajuda de poderosos seres durante sua longa e perigosa jornada.

Entretanto, O Hobbit, escrito em 1937, é uma obra única que se passa antes de O Senhor dos Anéis. Onde conta a história de Bilbo Bolseiro e sua aventura após receber uma missão de Gandalf. Ademais, sua adaptação cinematográfica foi dividida em três filmes, lançada cronologicamente. Portanto, para quem quer assistir toda a franquia, a ordem correta é:

  1. O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2012)
  2. A Desolação de Smaug (2013)
  3. A Batalha dos Cinco Exércitos (2014)
  4. O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001)
  5. As Duas Torres (2002)
  6. O Retorno do Rei (2003)

Agora, para que deseja ler os livros, a história é dividida da seguinte forma:

Continua após a publicidade
  1. O Silmarillion (1977)
  2. Os Filhos de Húrin (2007)
  3. Beren e Lúthien (2017)
  4. A Queda de Gondolin (2018)
  5. Contos Inacabados (1980)
  6. O Hobbit (1937)
  7. O Senhor dos Anéis- A Sociedade do Anel (1954)
  8. As Duas Torres (1954)
  9. O Retorno do Rei (1955)

Curiosidades sobre O Senhor dos Anéis: Números importantes

Uol
  • A franquia de O Senhor dos Anéis é repleta de curiosidades interessantes. Por exemplo, para assistir a trilogia completa você levaria exatamente 12 horas e 1 minuto.
  • Ademais, a trilogia foi filmada de uma só vez, nas florestas da Nova Zelândia, terra natal do diretor Peter Jackson. Atualmente, o local é um ponto turístico famoso e muito visitado.
  • Durante as gravações, foram usadas cerca de 10 mil máscaras, 1200 armaduras, 2 mil armas, 48 mil objetos de luta, 10 mil flechas, 20.602 figurantes. Além de 1.600 pés protéticos para os hobbits, 15 mil trajes, 2.400 pessoas na equipe de produção e 68 cenários em miniatura para a gravação do longa.
  • Também foram usados 3 milhões de rolos de filme e 90 mil fotografias.
  • Os três filmes de O Senhor dos Anéis receberam ao todo 17 Oscars, onde 11 deles foi para o terceiro filme, O Retorno do Rei. Incluindo o de melhor filme.
  • Ademais, a cena dos humanos lutando no Abismo de Helm, contra os servos das trevas, foi filmada durante a noite em um local lamacento. E levou três meses para ser finalizada. No entanto, possui apenas 15 minutos de duração.
  • De acordo com o Rotten Tomatoes, o primeiro filme da trilogia O Senhor dos Anéis recebeu 91% de criticas positivas. Sendo considerado como um número quase espetacular.
  • Por fim, o orçamento gasto da trilogia foi de US$ 600 milhões nos sete anos que Peter Jackson trabalhou nele. Sendo que nunca nenhum outro cineasta antes teve tanto dinheiro na mão para uma produção. Ao todo, a trilogia faturou US$ 2.925.155.189.

Curiosidades sobre O Senhor dos Anéis: Filmagens

Uol
  • As Duas Torres, o segundo filme da trilogia O Senhor dos Anéis foi considerado pela equipe de produção como o mais difícil de ser adaptado.
  • No primeiro filme de O Senhor dos Anéis, a cena em que Pippin (Billy Boyd) pergunta a Aragorn sobre o segundo café da manhã. Como resposta, Aragorn joga maçãs no hobbit, onde uma acerta sua cabeça. No entanto, a cena teve que ser refeita diversas vezes, até que conseguissem acertar a cabeça de Billy.
  • Quando Gandalf chega na casa de Bilbo Bolseiro, o ator sem querer bate com a cabeça no teto ao entrar. No entanto, ele agiu como nada tivesse acontecido, e continuou a cena. Posteriormente, o diretor o elogiou pelo ótimo trabalho continuando após o erro.
  • Viggo Mortensen (Aragorn) fez todas as cenas de ação da trilogia, dispensando dublês.
  • Uma das frases mais marcantes da trilogia é dita por Gollum ao se referir ao anel: ‘Meu Precioso’. No entanto, a primeira vez que o personagem diz essa frase, o ator que o interpreta não estava no local. Então, a frase foi dita por Dominic Monaghan, que interpretou o personagem Meriadoc Brandebuque.
  • Ao final das filmagens, os atores Elijah (Frodo) e Andy Serkis (Gollum), ganharam do diretor Peter Jackson uma réplica do anel.
  • Orlando Bloom, o elfo Legolas, conseguiu o papel apenas dois dias após ter se formado na escola dramática.

Curiosidades sobre O Senhor dos Anéis: atores e personagens

1 – Orlando Bloom

Amino Apps

Uma das curiosidades sobre O Senhor dos Anéis está relacionado ao ator Orlando Bloom, que interpreta o elfo Legolas. De acordo com Orlando, todos os atores que interpretaram integrantes da irmandade fizeram uma tatuagem juntos. Cujo significado é ‘nove’ no idioma dos elfos.

Ademais, o ator fraturou as costelas enquanto gravava a cena em que era jogado de um cavalo, no segundo filme da franquia, As Duas Torres. No entanto, ele insistiu em continuar filmando no dia seguinte ao acidente.

2 – Acidentes durante as filmagens

Uol

Outro ator que se machucou durante as filmagens de O Senhor dos Anéis foi Viggo Mortensen, que interpretou Aragorn. Em suma, ele quebrou dois dedos e um dente. Também se machucou o ator Sean Astin, que deu vida a Samwise Gamgee, amigo de Frodo. Enfim, ele cortou o pé enquanto gravava a cena em que entrava na água atrás de Frodo. Consequentemente, ele precisou levar 20 pontos.

3 – Figurinos

Legião dos Heróis

A atriz Liv Tyler (Arwen Undómiel), contou que o processo para retirar as orelhas de elfo era bem dolorido. Pois, as orelhas eram coladas e pintadas na pele. Da mesma forma, o ator Elijah Wood (Frodo Bolseiro), precisava levantar todos os dias às 5 horas da manhã para colar os pés de hobbit. O que levava cerca de 1 hora e meia para ficar pronto. Entretanto, certo dia Elijah pisou em um pedaço de vidro sem perceber. Então, no final do dia, quando retirou a prótese do pé, percebeu que estava cheia de sangue.

Continua após a publicidade

4 – Gollum

Uol

Outra curiosidade sobre O Senhor dos Anéis é que mesmo o personagem de Andy Serkis (Gollum) ser digital, ele precisou contracenar com os atores de verdade. Pois precisava sincronizar seus movimentos faciais e corporais. Para isso, o ator vestiu um macacão de lycra com vários sensores ligados a um computador. Depois, gravava cada cena sozinho. Em seguida, gravava com seus colegas em um fundo azul. Por fim, gravava em um cenário real.

5 – Idiomas da Terra Média

Os Geeks

Provavelmente, uma das curiosidades sobre O Senhor dos Anéis mais interessante é o fato de que os idiomas usados foram todos criados pelo próprio J. R. R. Tolkien. Inclusive, alguns estudiosos desses idiomas foram contratados para caracterizar a fala dos personagens. Por exemplo, os anões, falam Khuzdul, idioma criado com base no hebraíco e em línguas semitas. Já os elfos conversam em várias línguas. Como o Quenya, que é inspirada na fonética do finlandês com uma mistura de galego-português, e o Sindarin, baseado no galês.

Por fim, o ator Viggo Mortensen (Aragorn), aprendeu a falar fluentemente a língua dos elfos para os filmes. Além disso, o ator já era fluente em inglês, italiano, francês, espanhol e dinamarquês.

6 – Tolkien não queria que suas obras virassem filmes

Legião dos Heróis

Uma curiosidade sobre O Senhor dos Anéis que poucos sabem é que Tolkien não queria que suas obras virassem filmes. De acordo com um testamento deixado pelo escritor, seus livros nunca podiam virar filmes. Principalmente se fosse feito pela Disney. Dessa forma, a Miramax chegou a demonstrar interesse em produzir o filme, mas acabou desistindo da ideia. Por fim, quem conseguiu fazer um filme baseado nas obras de Tolkien foi a New Line Cinema, em 1997. Posteriormente, em 1999, as gravações do primeiro filme de O Senhor dos Anéis começaram, terminando em 2001.

Continua após a publicidade

7 – Christopher Lee conheceu Tolkien

Legião dos Heróis

Entre os atores de O Senhor dos Anéis, o único que conheceu Tolkien foi Christopher Lee, que interpretou Sauruman. Em suma, o ator o conheceu em um pub de Oxford chamado The Eagle and Child. Além disso, Christopher Lee chegou a ler as obras de Tolkien em sua primeira edição.

Inclusive, algum tempo depois, enquanto trocavam correspondências, o próprio Tolkien disse que gostaria que o ator interpretasse Gandalf, caso um filme fosse feito. No entanto, quando a produção começou a ser feita, foi oferecido a ele o papel de Sauruman. E como ele era muito fã da obra, acabou aceitando mesmo assim. Acredita-se que o ator lia os livros de Tolkien pelo menos uma vez por ano, até a sua morte, em 2015, aos 93 anos.

8 – Atores que quase interpretaram Aragorn

Pinterest

Uma curiosidade sobre O Senhor dos Anéis é que antes do papel de Aragorn ser dado ao ator Viggo Mortensen, outros atores também foram cotados. Por exemplo, Vin Diesel, por ser muito fã das obras de Tolkien, Daniel Day Lewis, Russel Crowe e até Nicolas Cage foram cogitados para viver o herdeiro de Ilsidur. Inclusive, o ator Stuart Towsend chegou a ser confirmado para o papel. Mas, por diferenças criativas, ele abandonou a produção.

9 – Escolha dos atores

Uol

O papel de Aragorn não foi o único disputado. Da mesma forma, antes do ator Elijah Wood se consagrar fazendo o papel de Frodo Bolseiro, Jake Gyllenhaal foi cogitado para viver o hobbit. Assim como outros 150 atores, mas foi Elijah que acabou vencendo o teste. Pois, Jake não conseguiu produzir sotaque britânico, diferente de Elijah, que falava inglês britânico nos filmes.

Continua após a publicidade

Ademais, o papel de Gandalf foi oferecido inicialmente ao ator Sean Connery. No entanto, ele recusou, pois nunca tinha lido os livros e não compreendeu o roteiro. Além dele, o ator Patrick Stewart, que faz o Professor Xavier, também foi cogitado para dar vida ao mago.

Uol

Entretanto, que aceitou o papel foi Ian McKelle, que recebeu uma indicação ao Oscar 2002 por melhor ator coadjuvante. Já o ator Liam Neeson quase deu vida ao personagem Boromir, filho de Denethor. No entanto, o papel acabou sendo ocupado por Sean Bean.

Ademais, o anão Gimli, filho de Glóin, quase foi interpretado por um anão de verdade, o ator Warwick Davis. Inclusive, ele chegou a conversar com Peter Jackson, mas as negociações não foram concluídas. Da mesma forma, outros atores foram cogitados, como Timothy Spall e Billy Connolly. No entanto, foi Jonathan Rhys Davies o escolhido, mesmo sendo um dos mais altos, com 1,85 de altura.

Para o papel de Bilbo Bolseiro, o ator Sylvester McCoy era uma das escolhas pessoais do diretor, que o sondou por 6 meses. Mas, o papel ficou com Ian Holm. No entanto, posteriormente Sylvester McCoy foi o personagem Radagast na trilogia O Hobbit.

Continua após a publicidade

O ator e cantor David Bowie queria muito interpretar Elrond, o pai de Arwen, o grande responsável por criar a Sociedade do Anel. No entanto, Peter Jackson não o contratou, dando o papel para Hugo Weaving.

10 – Escolha das atrizes

Revista Galileu

Para o papel de Galadriel, o diretor estava interessado em contratar a atriz Lucy Lawless, a Xena. Entretanto, ela não pôde aceitar devido ter ficado grávida. Sendo substituída por Cate Blanchett, que ficou perfeita no papel.

Da mesma forma, Uma Thurman, cogitada para o papel de Arwen, a filha de Elrond e futura esposa de Aragorn, precisou recusar o papel. Pois, também estava grávida na época. Enfim, o papel ficou com Liv Tyler.

11 – O ‘Um Anel’

Manual dos Games

No anel da trilogia O Senhor dos Anéis, há uma inscrição: “Ash nazg durbatulûk, ash nazg gimbatul, ash nazg thrakatulûk agh burzum-ishi krimpatul”. Cujo significado é “Um anel para todos governar, um anel para encontrá-los, um anel para a todos trazer e na Escuridão aprisioná-los”.

Continua após a publicidade

Enfim, se após ler todas essas interessantes curiosidades sobre O Senhor dos Anéis, você ficou com vontade de assistir a trilogia. Saiba que a franquia está disponível na plataforma de streaming HBO GO. Enquanto que a trilogia de O Hobbit está disponível na Amazon Prime Vídeo.

Então, se você gostou dessa matéria, também pode gostar dessa: O Hobbit- Tudo que você não sabia sobre o livro e os próprios Hobbits. 

Fontes: Tecmundo, Tecnoblog, Uol, Estrelando

Imagens: Mundo dos Games, Revista Galileu, Os Geeks, Quinta Capa, Amino Apps, Legião dos Heróis, Pinterest

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você