Existem inúmeras curiosidades sobre o sono, que você provavelmente não imagina. A primeira delas é que até a década de 1950, acreditava-se amplamente que o sono era apenas um período passivo de descanso inconsciente. Todavia, agora sabemos que é um processo complexo, essencial para o rejuvenescimento do corpo e da mente.
Dessa forma, nos últimos anos, foram descobertas diversas coisas interessantes sobre a ciência do sono. E não é apenas sobre dormir! Cientistas apontam que não dormir o suficiente pode causar efeitos colaterais estranhos, como fazer você ser mais atraído pelas pessoas ou até mesmo ficar preocupado com as finanças, por exemplo.
Além disso, existem diversas outras curiosidades sobre o sono, conforme listamos abaixo.
20 curiosidades sobre o sono
1. Passamos em média 25 anos dormindo
Em primeiro lugar, claro que essa regra pode não se aplicar para quem sofre de insônia, por exemplo. Mas, passamos um terço de nossas vidas na cama. Portanto, certifique-se de que sua cama seja confortável e macia.
2. Os cientistas ainda não sabem por que precisamos dormir
Em segundo lugar, a ciência concorda que dormir bem é essencial para a saúde, mas do ponto de vista evolutivo, o sono não faz muito sentido. Desse modo, ele força as pessoas a passarem um terço de suas vidas fazendo o que parece não ser nada. No entanto, apesar de tudo isso, a necessidade de dormir permanece conosco ao longo das gerações – por isso, deve ter alguma função.
3. Dormir evita rugas é outra curiosidade sobre o sono
Para evitar rugas ou pés de galinha, durma com o rosto para cima. Estudos mostram que dormir de bruços ou de lado exerce pressão repetida sobre os músculos faciais, o que leva à degradação do colágeno, e consequentemente às rugas.
4. Pessoas cegas sonham com sons
Aqueles que nascem cegos têm uma experiência um pouco diferente do sono. Aliás, seus sonhos consistem principalmente em sons, mas também em cheiros e emoções. Contudo, se a cegueira ocorrer mais tarde (geralmente após os 5 ou 6 anos de idade), é possível visualizar imagens durante o sonho.
5. Pegar no sono pode levar de 10 a 20 minutos
Especialistas dizem que você estará na terra dos sonhos dentro de 10 a 20 minutos após colocar a cabeça no travesseiro. Porém, se você adormecer dentro de cinco minutos estará privado de sono. Por outro lado, se demorar mais de 15 minutos, você poderá estar sofrendo de insônia.
6. É um mito que você não pode acordar um sonâmbulo
Pelo menos 15% da população mundial é de sonâmbulos. Embora não seja uma sensação agradável ser acordado abruptamente, é improvável que seja perigoso. Como resultado, muitos acreditam erroneamente que podem causar um ataque cardíaco, ou mesmo um coma, ao acordar um sonâmbulo.
7. Ficar sem dormir é mais prejudicial que ficar sem comer
O maior período de tempo registrado de uma pessoa sem dormir foi de 11 dias. Mas ficar sem dormir por mais do que alguns dias é extremamente perigoso. Ou seja, a privação de sono pode causar alucinações, ganho de peso, enfraquecimento do sistema imunológico, bem como redução da tolerância à dor e até mesmo a morte.
8. Seu cérebro pode ser tão ativo durante o sono quanto quando está acordado
Um equívoco comum é dizer que o cérebro desliga durante o sono. Ao contrário do que muita gente acredita, especialistas dizem que há muita atividade metabólica ocorrendo enquanto você dorme.
9. Você esquece 50% do seu sonho em 5 minutos
Já teve problemas para se lembrar de um sonho? Você não está sozinho. Pesquisadores afirmam que é muito comum sonhar e pouco tempo depois não se lembrar de nada.
10. O sono “limpa” o cérebro é mais uma curiosidade interessante sobre o sono
Durante o sono, o corpo recarrega, principalmente o cérebro, que elimina as toxinas para prevenir o acúmulo delas. Os pesquisadores acreditam que esse processo reduz o risco de Alzheimer e melhora a memória.
11. Dormir ajuda a perder peso
Se você está tentando perder alguns quilos, dormir uma quantidade razoável de sono (de 7 a 9 horas, por exemplo) é tão importante quanto fazer dieta e exercícios físicos.
12. Não é possível compensar totalmente a perda de sono nos fins de semana
Algumas pessoas tentam dormir menos durante a semana – talvez para ampliar os horários de trabalho – e então tentam recuperar o sono perdido no fim de semana. Mas pesquisadores apontam que isso não funciona.
13. Ficar sem dormir causa o mesmo efeito de ingerir bebidas alcóolicas
De acordo com a ciência, ficar acordado por 18 horas é o mesmo que ter um nível de álcool no sangue de 0,05%.
14. A paralisia do sono não é perigosa
Uma interessante curiosidade sobre o sono e um dos fatos estranhos sobre o assunto, é a paralisia do sono. Certamente, você já ouviu falar deste fenômeno. Ele é, inclusive, considerado um dos distúrbios mais estranhos e assustadores. Para esclarecer, aqueles que sofrem com isso estão conscientes, mas não conseguem se mover. Embora seja apavorante, não é perigoso.
15. Não conseguir sair da cama de manhã pode ser um problema de saúde
Se você está achando difícil se separar do travesseiro pela manhã, pode estar com uma doença chamada disania. Como resultado, ela pode ser causada por deficiência nutricional, transtornos alimentares, bem como ansiedade, depressão ou outros problemas.
16. Gatos passam dois terços de suas vidas dormindo
Acha que seu gato passa muito tempo dormindo? Você provavelmente está certo! Com efeito, os gatos passam dois terços da vida dormindo, e eles são mais ativos durante à noite.
17. Dormir demais aumenta o risco de demência
Vários estudos mostram que dormir regularmente mais de nove horas aumenta o risco de demência. Em outras palavras, dormir em excesso pode ser muito prejudicial, podendo causar danos a parte imunológica e principalmente, ocasionar distúrbios cognitivos, bem como a perda gradual da memória.
18. Roncar pode aumentar o risco de doenças cardíacas
Roncar pode ser o sinal de uma condição séria chamada apneia do sono, que é um distúrbio respiratório que aumenta o risco de doenças cardiovasculares. Na verdade, o ronco é sinal de que existe algo errado com sua respiração enquanto você dorme. Sendo assim, cerca de 45% dos adultos normais roncam esporadicamente e 25% tem o ronco como algo habitual.
19. Homens e mulheres sonham de maneira diferente
Estudos apontam que homens têm sonhos mais violentos e agressivos do que as mulheres. Além disso, as mulheres tendem a ter sonhos mais complexos e com grandes apelos emocionais.
20. O Google foi inventado durante o sono
Por fim, a ideia do Google surgiu de Larry Page quando sonhava! Então, como visto, esta é apenas uma das grandes inovações inspiradas pelo sono. Outros feitos incluem a máquina de costura e a tabela periódica, por exemplo.
Então, gostou da lista e quer saber outras curiosidades sobre o sono? Pois clique e leia: Comer e dormir faz mal? Consequências e como melhorar o sono
Fontes: Sono Quality, Ativita
Fotos: Pexels