Olimpíadas: 25 fatos e curiosidades sobre os Jogos Olímpicos

Saiba mais sobre os Jogos Olímpicos, e algumas curiosidades que envolvem essa disputa que conta com participantes do mundo inteiro!

Neste ano, nós teremos novamente a oportunidade de acompanhar de novo os Jogos Olímpicos que acontecerão em Paris. A cidade recebe pela terceira vez os jogos que têm data para começar: dia 26 de julho.

Talvez você não seja tão fã de esportes, mas um fato importante sobre as Olímpiadas é sobre a sua história e muitas curiosidades que envolvem esse evento esportivo. Você vai ver, na nossa lista, que até o ator de Tarzan já participou da competição. Dá para acreditar?

E aí, vamos ver algumas curiosidades sobre os Jogos Olímpicos? Continue com a gente!

25 fatos e curiosidades sobre as Olimpíadas

1- Os primeiros jogos ocorreram em VIII A.C.

Os primeiros Jogos Olímpicos da Antiguidade aconteceram por volta de 776 aC, mais especificamente na cidade grega de Olímpia, de acordo com os registros históricos.

2- Os atletas competiam nus

É dito que, em 404 a.C., uma mulher chamada Calipatira se disfarçou de homem para assistir seu filho Psídoro competir no ginásio. Ele venceu, e na empolgação da vitória, o disfarce dela caiu, revelando que era uma mulher. Por ser de uma família de campeões olímpicos, foi perdoada. Mas a partir daí, os treinadores também passaram a se apresentar nus nas competições.

4- Os jogos duravam de 5 a 6 meses

Uma das curiosidades importantes é a duração dos jogos antigamente. Segundo registros, na Antiguidade, as competições duravam até seis meses.

3- Duração dos Jogos Olímpicos atuais

Diferente do que acontecia antigamente, os jogos atuais têm uma duração menor. Os Jogos Olímpicos modernos, realizados a cada quatro anos, têm duração aproximada de 16 dias.

5- Línguas oficiais das Olímpiadas

As línguas consideradas oficiais no evento são três: o inglês, o francês e a língua do local em que o evento esportivo acontece.

6- A Tocha Olímpica já viajou para o espaço

Sim, parece estranho. No entanto, dentre os locais que esse símbolo já passou, o espaço é um deles. E o mais curioso: já foi diversas vezes!

7- As mulheres só começaram a competir em 1900

Sim, infelizmente os Jogos Olímpicos não eram para as mulheres, ou pelo menos era nisso que as pessoas acreditavam. No entanto, em 1900, finalmente, elas ocuparam esse lugar. Além disso, vale dizer que a primeira mulher brasileira a competir em nome do Brasil Foi Maria Lark, em 1932.

8- O ator de Tarzan já participou das Olímpiadas

Por mais inusitado que isso pareça, é verdade. O ator de Tarzan, Johnny Weissmuller consegui a façanha de conquistar 5 medalhas de ouro nas competições de 1920. O seu esporte escolhido foi a natação. Nada mal, não é?

9- A Tocha Olímpica é iluminada à moda antiga

Isso quer dizer que a cerimônia acontece na Grécia, mais especificamente no templo de Hera. Lá, algumas atrizes são selecionadas para acender a Tocha usando espelho e os raios solares. Bem interessante, né?

10- A Tocha Olímpica precisa ficar acesa durante todo evento

Esse símbolo foi desenvolvido especificamente para manter a chama acesa, independentemente das condições climáticas, para que o fogo sagrado não se apague durante o revezamento e a cerimônia de abertura. Essa tradição de manter a chama acesa é fundamental para representar o espírito olímpico da unidade e a paz que os Jogos buscam transmitir.

11- Pintores, escultores, arquitetos, escritores e músicos também já competiram em suas respectivas áreas

Essas competições artísticas, que incluíam categoria como pintura, escultura, arquitetura, literatura e música, foram parte oficial dos Jogos Olímpicos entre 1912 e 1948, mas foram posteriormente desconsideradas e não fazem mais parte da contagem oficial dos países.

12- Só em 2012 que todos os países enviaram mulheres para a competição

Após décadas de pressão do Comitê Olímpico Internacional, os Jogos Olímpicos de Londres 2012 marcaram um marco histórico na participação feminina. Pela primeira vez na história, todos os países participantes enviaram mulheres para competir nas Olimpíadas.

Países como Arábia Saudita, Brunei e Catar, que anteriormente se recusavam a enviar atletas femininas, finalmente cederam à pressão internacional e compareceram com mulheres em Londres 2012.

13- O significado do símbolo Olímpico

Esse design simples dos 5 anéis, mas poderoso, representa a união e a conexão entre os cinco continentes do mundo, simbolizando o espírito de competição e respeito que faz parte dos Jogos Olímpicos.

14- O significado das cores

O símbolo olímpico é composto por cinco anéis entrelaçados, cada um de uma cor diferente: azul, amarelo, preto, verde e vermelho. Essas cores foram escolhidas em 1913 pelo Barão Pierre de Coubertin, fundador dos Jogos Olímpicos modernos, e representam a união dos cinco continentes e a amizade entre os povos de todo o mundo.

15-Esportes que não fazem parte dos Jogos Olímpicos

Os esportes que não fazem mais parte das Olímpiadas são:

  • Cabo de guerra
  • Balão de ar quente
  • Mergulho a distância
  • Nado sincronizado individual
  • Duelo de pistola

16- Primeiro mascote oficial

O primeiro mascote oficial dos Jogos Olímpicos foi Waldi, um cachorro dachshund idealizado pela designer gráfica Elena Winschermann para os Jogos Olímpicos de Munique em 1972. O mascote tinha a cabeça e cauda azul clara, com lentes verticais em seu corpo com pelo menos três das cinco cores olímpicas.

17- Já foi sediado por 23 países

Os Jogos Olímpicos já foram sediados em 23 países diferentes ao longo de sua história moderna, desde sua retomada em 1896. Até 2028, os Jogos Olímpicos serão disputados em 44 cidades em 23 países, com a maior parte das sedes localizadas na Europa e América do Norte.

18- Entre 1924 e 1992 as Olímpiadas de verão e inverno eram realizadas no mesmo ano

Entre 1924 e 1992, os Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno foram realizados no mesmo ano, com exceção de 1936, quando os Jogos de Verão foram realizados em Berlim e os Jogos de Inverno em Garmisch-Partenkirchen.

Diante disso, essa prática continuou até a quarta edição, em 1936, e foi interrompida por duas edições canceladas devido à Segunda Guerra Mundial. Após a guerra, os Jogos começaram a ser realizados no mesmo ano, até que em 1986 o Comitê Olímpico Internacional decidiu intercalar os Jogos de Verão e de Inverno, passando a realizar os Jogos de Inverno em anos ímpares e os Jogos de Verão em anos pares , a partir de 1994.

19- Vai ser a terceira vez que Paris vai sediar os Jogos Olímpicos

Paris já sediou os jogos em 1900, 1994 e agora em 2024. Londres também já sediou por três vezes, a primeira em 1908, a segunda em 1948 e a última em 2012.

20- Nos jogos de Paris, cada medalha vai ter um pedaço de ferro da Torre Eiffel

Sim, é isso mesmo que você está lendo. Cada medalha (ouro, prata ou bronze) terá um pedacinho da Torre Eiffel. Isso será possível por conta das manutenções feitas na torre, e os pedaços que foram extraídos serão parte das medalhas.

21- Esportes que vão ter começado antes da abertura oficial

Alguns esportes vão iniciar suas disputas antes mesmo da cerimônia que dá início aos Jogos Olímpicos. Dentre eles, estão futebol, tiro com arco, rúgbi e handebol.

22- Corredores amadores poderão participar pela primeira vez

Esse é um fato histórico, já que em nenhum outro momento os corredores amadores puderam participar. Para isso, foi realiza uma seleção dos corredores que participaram do evento. Sendo assim, os profissionais estarão competindo no percurso durante o dia, na parte da manhã, enquanto os amadores participarão nesse mesmo percurso à noite.

23- A cerimônia de abertura de 2024 vai acontecer no rio Sena

Acredite, pela primeira vez na história a cerimônia de abertura não vai acontecer em um estádio. Em 2024, o rio Sena, em Paris, vai ser o grande palco que dará início à festa.

24- As competições de Surfe vão acontecer em outro local

Uma das justificativas para isso é a de que Paris não é exatamente conhecida pelas grandes ondas. Portanto, o local escolhido fica a 15 mil km, na ilha da polinésia francesa, no Taiti.

25- Atleta que conquistou mais medalhas Olímpicas

Por fim, você deve estar se perguntando quem foi o atleta que mais ganhou medalhas na história dos jogos. O nome dele é Michael Phelps, o nadador americano que conquistou 28 medalhas no total.

E aí, o que achou do nosso conteúdo? Conta pra gente! Aproveite e leia também: Tocha Olímpica – Origem, significado do símbolo das Olímpiadas

Fonte: EF, Impulsiona, Brasil Escola

Outras postagens