Na última década, os jogos competitivos experimentaram um aumento meteórico na cultura popular e seu valor econômico. Isso ocorreu principalmente por causa da ascensão dos videogames e e-sports.
No entanto, no cenário físico, ou seja, no mundo dos jogos tradicionais eles já existem há séculos, com o xadrez, a dama e os jogos de cartas sendo alguns exemplos de jogos de competição.
Vamos dar uma olhada na definição mais comum de jogo competitivo e quais os principais exemplos dessa categoria.
O que são jogos competitivos?
Em suma, o jogo competitivo pode ser definido basicamente como disputar contra outros dentro ou fora de um sistema de classificação; na definição estrita do termo, pode ser qualquer jogo em que você tenha a chance de superar outra pessoa.
Nesse sentido, torneios e ligas são muito populares entre os espectadores. Portanto, podemos resumir “jogos competitivos” como disputar em torneios, ligas e eventos de alto nível, visando uma fatia dos prêmios.
Além disso, esse tipo também têm categorias de base, a fim de nutrir e formar mais jogadores de alto nível, criando assim um ecossistema.
Quais foram os primeiros jogos competitivos?
Os jogos de tabuleiro como Mahjong ou Xadrez são os primeiros exemplos de jogos competitivos. Em outras palavras, eles também tiveram competições formais muito antes do advento dos dispositivos eletrônicos.
No entanto, a verdadeira popularização desses jogos como um conceito semelhante ao que conhecemos hoje começou apenas após os anos 70. As empresas de desenvolvimento de jogos começaram a lançar seus títulos e pequenas cenas competitivas começaram a se formar em torno desses games eletrônicos.
Desse modo, o primeiro torneio que chamou a atenção dos primeiros ‘gamers‘ foi o “Torneio de Spacewar”, uma competição que ocorreu na Universidade de Stanford em 1972.
Disputado pelo então popular título “Spacewar!”, é considerado um dos primeiros torneios de jogos competitivos eletrônicos da história. Aliás, o prêmio foi um ano de assinatura da revista Rolling Stone.
No entanto, os games de competição tornaram-se cada vez mais proeminentes. Com efeito, no cenário virtual, “Space Invaders” se tornou o primeiro dessa categoria de todos os tempo. Aliás, a desenvolvedora Atari, até começou uma liga profissional que durou três anos, sendo a primeira liga de “esports” a existir.
Então, a partir desse ponto, a tecnologia evoluiu bastante rápido e a indústria de jogos rapidamente se adaptou a essa evolução.
Qual a diferença entre e-sports e jogos tradicionais?
Aqui vale saber que a principal diferença entre esports e jogos tradicionais é que os e-sports têm uma estrutura competitiva definida, com premiação em dinheiro e eventos, e são multiplayer.
Enquanto o jogo competitivo pode ter um significado mais simples – tentar vencer qualquer jogo, por exemplo –, o e-sports resume todo o ambiente de competição e o comportamento dos atletas, sendo uma indústria por si só.
35 jogos competitivos mais populares
E-sports
Jogos de arena de batalha online multijogador:
1. Dota 2
2. League of Legends
3. Heroes of the Storm
4. Smite
Jogos de tiro em primeira pessoa:
5. Counter-Strike: Global Offensive
6. Call of Duty
7. Rainbow Six Siege
8. Overwatch
9. Team Fortress
Jogos competitivos de batalha real:
10. Fortnite
11. PUBG
Jogos de esporte
12. FIFA
13. Pro Evolution Soccer
14. NBA2k League
Jogos competitivos de luta
15. Street Fighter
16. Mortal Kombat
17. Tekken
18. Soulcalibur
Jogos competitivos tradicionais
Por fim, alguns exemplos de jogos competitivos tradicionais incluem algumas brincadeiras de infância e jogos de tabuleiro como:
19. Pique-bandeira
20. Acerte o alvo
21. Cabo de guerra
22. Corrida com obstáculos
23. Caça ao tesouro
24. Corte
25. Xadrez
26. Uno
27. Jogos de Baralho
28. Pique-pega ou pique-esconde
29. Poker
30. Dominó
31. Dama
32. Jogo da Velha
33. Queimada ou Jogo do Mata
34. Esportes (futebol, vôlei, basquete, tênis de mesa, judô…)
35. Stop, Adedonha ou Adedanha
Então, curtiu saber mais sobre o universo dos jogos? Pois, leia também: Jogos de RPG, o que são? Origem e lista de jogos imperdíveis