Curiosidades

35 curiosidades sobre a Rússia

Aqui estão 35 curiosidades e fatos interessantes sobre a Rússia, sua cultura, as pessoas, política e a história do maior país do mundo.

1. A Rússia é o maior país da Terra em termos de área terrestre. É tanto uma paisagem selvagem cheia de terrenos indomáveis ​​quanto o lar de algumas das maiores áreas metropolitanas do planeta. O enorme território se estende até a Noruega no noroeste e a China no sul. É separado do Alasca pelo Estreito de Bering.

2. Ao longo dos séculos, a Rússia foi ocupada por todos, desde os mongóis aos hunos. No entanto, não foi até a fundação do Império Russo em 1721 por Pedro, o Grande, que surgiu como uma superpotência.

3. A Rússia costumava ter 11 fusos horários, mas reduziu para nove em 2010. Com efeito, a divisão menos fracionária do país nos permitiu resolver uma série de problemas de transporte e comunicação, aumentando sua capacidade de gerenciamento e fortalecendo a posição do país como uma importante cadeia na infraestrutura global do mundo.

4. A Rússia cobre 1/7 da terra total do nosso planeta e tem mais países vizinhos do que qualquer outro país da Terra.

5. Na Rússia existem 9 milhões de mulheres a mais do que homens.

Mais curiosidades sobre a Rússia

6. O Kremlin de Moscou é o maior complexo fortificado medieval do mundo. Ele também tem o maior sino de igreja e canhão militar dentro do complexo do Kremlin.

Continua após a publicidade

7. O metrô de São Petersburgo é o sistema de metrô mais profundo do mundo. Sua profundidade média chega a 100 metros!

8. 20% da água doce descongelada do mundo está em um único lago: o Lago Baikal da Rússia.

9. A ferrovia Transiberiana é o sistema ferroviário mais longo do mundo que atravessa 8 fusos horários. Eles construíram ao longo de 25 anos com custos exorbitantes, luta desesperada e dificuldades duradouras.

10. São Petersburgo é a cidade mais ao norte com mais de 1 milhão de habitantes. Murmansk é a maior cidade da região polar. Volga é o maior rio e Elbrus na montanha mais alta da Europa.

Outros fatos sobre o maior país do mundo

11. A Rússia tem um Dia Nacional do Sexo, quando a população é incentivada a ficar em casa e não trabalhar para fazer bebês. É conhecido como o Dia da Conceição ou Dia da Procriação.

12. A cadela russa Laika foi o primeiro animal a orbitar a Terra e é homenageada com uma estátua em Moscou.

Continua após a publicidade

13. O permafrost ou Pergelissolo cobre 65% do território russo. A Sibéria ocupa 77% da Rússia. Além disso, o clima é muito frio e os invernos são extremamente longos por lá! A Sibéria é imensa, subpovoada, subdesenvolvida e naturalmente severa.

14. Outra das curiosidades sobre a Rússia é que o Tetris, o videogame mais vendido da história, foi criado pelo programador russo Alexei Pazhitnov em 1984.

15. No início da década de 1990, a Rússia vendeu à Pepsi uma frota de 17 antigos submarinos. Antes de a Pepsi vender os submarinos para sucata, eles tiveram brevemente a sexta maior frota de submarinos do mundo.

16. O Império Russo era tão grande e poderoso que os russos conquistaram a parte ocidental da América antes que a Grã-Bretanha o fizesse. Em 1867, os EUA compraram o Alasca por US$ 118 milhões no valor atual.

17. O Lago Karachay na Rússia é o lago mais radioativo e poluído do mundo.

18. O país abriga o maior restaurante McDonalds do mundo com 700 lugares.

Continua após a publicidade

19. Os oleodutos da Rússia, incluindo condensado, gás, gás liquefeito de petróleo, água petrolífera e produtos refinados, têm 259.913 quilômetros de extensão. Enquanto isso, a Terra tem 40.075 quilômetros de circunferência.

20. São Petersburgo é famosa por sua incrível cultura, ópera, teatros e o incrível museu Hermitage, com mais de 3 milhões de exposições.

Curiosidades sobre a história e política da Rússia

21. A guerra é sempre considerada uma tragédia, todavia a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) teve um papel especial nessa guerra. Aliás, foi a principal razão pela qual Hitler foi derrotado, mas pelo custo de 20 milhões de russos.

22. Os primeiros dias da guerra foram catastróficos para a URSS. O país perdeu cerca de 2 milhões de soldados e inúmeros tanques e aviões. Menos de 10% dos soldados que guerrearam durante 1941 sobreviveram até o fim da guerra. Apesar de todos os fatores negativos, a URSS foi o primeiro país que realmente prejudicou o exército alemão.

23. Na política moderna na Rússia, 80% das pessoas apoiam Putin.

24. Acredita-se que a Rússia tenha pelo menos 15 cidades secretas com seus nomes e localizações desconhecidas.

Continua após a publicidade

25. O maior país do mundo tem mais de 8.400 armas nucleares, mais do que qualquer outra nação.

26. Mikhail Gorbachev foi o primeiro e único presidente da URSS.

27. Quando os nazistas se renderam à União Soviética em 1945, as pessoas festejaram tanto que o país ficou sem vodka.

28. Cerca de 58% dos russos lamentam a queda da União Soviética-URSS, de acordo com um estudo de 2017.

29. O avô de Vladamir Putin trabalhou como chef tanto para Stalin quanto para Lenin.

30. Os principais parceiros comerciais da Rússia são Alemanha, Itália, China, Turquia, Polônia, Suíça, bem como Reino Unido, Estados Unidos e Finlândia.

Continua após a publicidade

Fatos gerais sobre a Rússia

31. Babushka é o termo russo para “avó”. Toda mulher idosa é uma babushka, na verdade. Mas as babushkas pós-URSS são tão especiais que se tornaram um fenômeno cultural. Além disso, dá nome as famosas bonecas russas, também chamadas de matrioshkas.

32. 20 milhões de russos ainda não têm banheiros normais, ou seja, eles usam algumas estranhas cabanas de madeira com buracos no chão e paredes muitas vezes inclinadas.

33. A Rússia é o país das igrejas; eles estão em todo lugar. Por exemplo, Suzdal tem 1 igreja para cada 200 pessoas. Aliás, a religião era muito importante na Rússia antiga. Desse modo, os mosteiros funcionavam como fortificações, para que as pessoas sempre pudessem se esconder em suas paredes. Os czares deram privilégios aos mosteiros para terem seu apoio, e muitos peregrinos apoiaram o comércio local.

34. O fuzil russo AK-47 é o fuzil militar mais popular do mundo. Mais de 100 milhões de AK-47 foram produzidos a partir de 1947.

35. Por fim, a Rússia tem um dos vulcões mais ativos do mundo, o Klyuchevskaya Sopka. Em suma, ele explodiu regularmente durante os últimos 7.000 anos. Fica na península de Kamchatka. Além disso, é o vulcão ativo mais alto da Europa.

Então, gostou de conhecer todas essas curiosidades sobre a Rússia? Pois, leia também: Apollo 11 – Origem e missão que levou o homem à Lua

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você