Curiosidades

Cuspir sangue – Principais causas, sintomas e o que fazer

Cuspir sangue é uma condição clínica conhecida como Hemoptise, onde a pessoa expele sangue pela boca, seja através da saliva ou catarro.

Cuspir sangue pode ter como origem infinitas causas, mas seja qual for, é preciso ter atenção aos sintomas. Em resumo, qualquer sintoma pode indicar um sinal de alerta.

Cuspir sangue é a condição clínica conhecida como Hemoptise, onde a pessoa expele sangue pela boca, seja através da saliva ou do catarro durante a tosse. Ademais, o fato de cuspir sangue pode vir tanto de causas inofensivas quanto perigosas, como lesões ou doenças. Seja qual for à causa, pode indicar um alerta à saúde. Ou seja, algo no organismo não vai bem.

E é por isso, que é essencial que se procure orientação médica, para que a causa do sangramento seja detectada. E que o diagnóstico seja feito o quanto antes. Pois a origem pode vir dos pulmões, da laringe, dos brônquios, da traqueia, da gengiva, da garganta, do estômago, etc. Portanto, são muitas as possibilidades de causas de cuspir sangue.

Mas, antes de procurar ajuda médica, você pode tentar identificar a possível causa de estar cuspindo sangue. Para isso, listamos alguns casos que podem ajudar a identificar a origem do problema. Enfim, confira agora!

Possíveis causas que podem fazem cuspir sangue

Garganta inflamada

Fonte: Greenme Brasil

Devido ao processo inflamatório e infeccioso, que causa inflamação na garganta, é possível que saia saliva e secreções com a presença de sangue. Isso pode ocorrer devido à lesão que pode aparecer na mucosa do nariz ou da garganta, o que causa pequenos sangramentos.

Além disso, essa lesão pode ser causada ao forçar para tossir, causando o rompimento dos minúsculos vasos sanguíneos localizados na garganta.

Continua após a publicidade

O que fazer:

O fato de cuspir sangue, quando estiver com a garganta inflamada, não é preocupante. Para que a lesão se cure, é necessário fazer o uso de gargarejos e medicamentos receitados pelo médico. Sendo assim, os sintomas tendem a desaparecer assim que o quadro de infecção melhorar.

Gengivite

Fonte: AGNodontologia

Gengivite ocorre quando há uma inflamação nas gengivas, que podem ser causadas pelo acúmulo em excesso de placa bacteriana nos dentes. Consequentemente, causando sangramentos, além de dor, vermelhidão, inchaço e mau hálito.

O que fazer:

Para resolver esse problema, é essencial que se mantenha uma boa higiene dental. Como também, consumir menos alimentos ricos em açúcar ou cigarros, e procurar um dentista para fazer a limpeza e aplicação de flúor nos dentes.

Cuspir sangue – Origem respiratória

Fonte: Revista Galileu

Há casos em que cuspir sangue pode indicar doenças respiratórias. Como no caso de tosse com expectoração com sangue, que podem indicar que o sangramento pode vir dos pulmões ou vias aéreas. Alguns exemplos são:

  • Bronquite (aguda ou crônica): causada pela inflamação dos brônquios, provocando seu estreitamento, o que dificulta a respiração. Os sintomas são tosse, falta de ar, catarro com sangue, pernas inchadas e boca e mãos arroxeadas.
  • Bronquiectasia: causada por infecções bacterianas, é uma doença, ou um defeito genético, que dilata permanentemente os brônquios e bronquíolo. Os sintomas são tosse com ou sem sangue, falta de ar, cansaço, dor no peito, mal estar e mau hálito.
Fonte: Aqui há saúde
  • DPOC: conhecida como Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, tem como causa a inflamação e lesão dos pulmões. Os sintomas são dificuldades respiratórias e tosse com catarro, podendo ter sangue ou não. A DPOC não tem cura, porém os sintomas podem ser amenizados com medicamentos e um estilo de vida mais saudável.
  • Sinusite: é uma inflamação causada pelo acúmulo de secreções nos seios nasais. Os sintomas são dor de cabeça e garganta, perda do olfato e paladar, mau hálito, secreções nasais com sangue e sensação de peso nas áreas do nariz, testa e maçãs do rosto. Pois são nessas áreas que se encontram os seios nasais.

Doenças Respiratória Infecciosas

Fonte: Médico Responde
  • Embolia pulmonar: também conhecida como trombose pulmonar, é causada quando um vaso sanguíneo do pulmão entope, dificultando a passagem de sangue. Os sintomas são dor no peito ao respirar e tosse com sangue. O tratamento deve ser feito de imediato para evitar grandes sequelas.
  • Pneumonia: é causada através de infecção por vírus, que provoca a inflamação dos pulmões. No caso de pessoas com asmas ou bronquites, o tratamento envolve antibióticos, afim de que evite o avanço da doença.
  • Tuberculose: doença infecciosa nos pulmões, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que provoca febre, perda de peso e tosse secreções e cuspir sangue. Trata- se de uma doença contagiosa, transmitida através do ar.
  • Câncer de pulmão: considerado como uma das complicações mais severa, é causado pelo crescimento anormal de células malignas. Logo, os sintomas mais comuns são dor torácica, tosse prolongada e cuspir sangue.

Cuspir sangue – Origem gastrointestinal

Fonte: stoodi

Da mesma forma, as origens gastrointestinal podem fazer com que a pessoa comece a cuspir sangue. Eventualmente, é causado por sangramentos provenientes do estômago, esôfago ou duodeno.  Esses sangramentos podem ser causados por inflamações, úlceras ou até mesmo câncer, além de outros fatores. Assim, temos como exemplo:

  • Gastrite: é causada quando há uma inflamação da mucosa gástrica, que protege o estômago dos ácidos produzidos. E assim, pode causar dor abdominal, náuseas e vômitos. Eventualmente,  cuspir sangue, é um dos sintomas.
  • Úlcera péptica: é causada quando os ácidos produzidos pelo estômago, lesionam a mucosa que o reveste. Possivelmente, pode apresentar os mesmos sintomas da gastrite.
  • Câncer no estômago ou esôfago: com sintomas similares às outras doenças gastrointestinal, o câncer no esôfago e no estômago e nem ser confundidos com úlcera. Portanto, para um diagnóstico preciso, o médico deve ser procurado.

Sangramentos causados por medicamentos ou drogas

Fonte: UOL

Assim, como causado por lesões ou doenças, o fato de cuspir sangue pode estar relacionado ao uso de medicamentos anticoagulantes. Como também, em alguns casos, pelo uso de drogas. Sendo que, quando inalada, causa irritação das vias nasais, o que provavelmente causará o sangramento.

Continua após a publicidade

No caso do uso de remédios como varfarina, rivaroxabano ou heparina, o sangue é impedido de coagular, o que pode causar sangramentos ou até mesmo hemorragias.

Em síntese, seja qual for a causa ou origem, cuspir sangue é sinal de que algo está errado com sua saúde. Portanto, o ideal é que se procure orientação médica, para um melhor diagnóstico. Enfim, de acordo com o que foi exposto nesse post, já aconteceu de cuspir sangue alguma vez?

Então, se você gostou do nosso post, confira também: Sangue pelo nariz é normal? Causas e o que fazer

Fontes: minha vida, médico responde, Tua saúde, Onsalus

Imagens: Greenme Brasil, AGNodontologia, Revista Galileu, Aqui há saúde, Médico responde, Notícia ao minutoStoodi, UOL

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você