Saúde

15 benefícios surpreendentes da água para a sua saúde

Se você acha que precisa beber mais água, aqui estão algumas dicas para aumentar sua ingestão de líquidos e colher os benefícios desse hábito.

Antes de continuar a leitura desse artigo, por que você não bebe um pouco de água? Em suma, beber água limpa e potável oferece mais benefícios à saúde do que você pensa. Juntamente com bons hábitos alimentares e uma dieta equilibrada, a água potável tem um grande e positivo impacto na saúde humana.

Aliás, uma boa saúde não requer padrões alimentares elevados, pois beber bastante água por dia dá conta do recado. Se você não acredita, confira abaixo os principais benefícios da água para a sua saúde.

15 benefícios da água para a sua saúde

Beber 2 litros água por dia parece muito? Muitos estudos sugerem que as pessoas se beneficiariam ao beber exatamente essa quantidade de água. O truque é tomar aos poucos, ou seja, 8 copos distribuídos ao longo do dia. Se você puder manter essa prática por um período de tempo, irá desfrutar dos muitos benefícios de beber água, que incluem.

1. Fornece mais energia

Continua após a publicidade

A maioria das pessoas lida regularmente com a falta de energia. Outras simplesmente se sentem cansados ​​o tempo todo. Entretanto, este não é necessariamente um problema causado por falta de sono.

Isso pode ser ocasionado por uma leve desidratação, portanto, beber mais água todos os dias, provavelmente fará com que você se sinta mais energizado e irá melhorar a qualidade de seu sono a noite.

Continua após a publicidade

2. Mantém o equilíbrio dos fluidos corporais

15 benefícios surpreendentes da água para a sua saúde

Quando o corpo não está recebendo líquidos suficientes, o cérebro ativa o mecanismo da sede. É como um sistema de alerta precoce que diz ao corpo que é hora de beber água.

Continua após a publicidade

Desse modo, a ingestão de 8 copos de água por dia significa menos casos de boca seca porque o corpo pode produzir mais saliva. Ser suficientemente hidratado também alivia a secura no nariz e na garganta por causa da produção de muco.

Com efeito, os fluidos que lidam com a digestão, circulação e absorção de vitaminas e minerais também são auxiliados pela ingestão de dois litros de água por dia.

3. Hidrata a pele

15 benefícios surpreendentes da água para a sua saúde

Muitos estudos sugerem que alguns dos melhores cuidados que a pele pode receber vêm de dentro. A pele adequadamente hidratada fica menos seca e enrugada.

Continua após a publicidade

Além disso, os pontos de descamação e coceira diminuem no momento em que todo o corpo está recebendo líquidos suficientes. Dessa forma, muitas pessoas que experimentaram beber um litro de água por dia relatam que sua pele brilha e parece mais lisa graças à hidratação extra.

4. Evita dores de cabeça

Um dos primeiros sintomas de desidratação é a dor de cabeça, e muitos médicos consideram a desidratação um fator crucial para pacientes com enxaqueca. Desse modo, manter-se hidratado bebendo dois litros de água por dia é uma maneira saudável de prevenir dores de cabeça antes que elas comecem.

5. Combate o inchaço

15 benefícios surpreendentes da água para a sua saúde

Continua após a publicidade

O inchaço pode acontecer por vários motivos. Todavia, independente da causa, beber água todos os dias pode realmente ajudar a melhorar isso. No entanto, é importante não beber muita água de uma única vez. Distribua bem os intervalos do consumo de água para aliviar o inchaço e evitar causá-lo.

6. Auxilia a perda de peso

Um corpo desidratado envia e recebe sinais confusos. Além disso, a desidratação pode causar sensação de fome, mesmo logo após uma refeição. Ou, a falta de líquidos adequados pode levar ao desejo por açúcar.

Contudo, quando o corpo está recebendo fluidos suficientes, as pontadas de fome diminuem, assim como o desejo por doces. Além disso, as pessoas que bebem ao menos dois litros de água por dia geralmente sentem menos fome em geral. Isso pode significar comer menos lanches gordurosos e desfrutar de refeições menores.

Continua após a publicidade

7. Auxilia na digestão

15 benefícios surpreendentes da água para a sua saúde

O corpo simplesmente não pode funcionar normalmente quando está desidratado. Isso leva a problemas digestivos e prisão de ventre. Esses problemas não são apenas inconvenientes, mas também incômodos. Dessa forma, beber dois litros de água por dia trará uma mudança quase imediata nessas condições.

8. Diminui olheiras

15 benefícios surpreendentes da água para a sua saúde

Muitas pessoas têm olheiras e parte dessa descoloração é hereditária, mas também pode ser causada por desidratação. Então, experimente tomar oito copos de água por dia para ver esses círculos escuros começarem a clarear.

Continua após a publicidade

9. Melhora a função cerebral

Um cérebro hidratado é aquele que pode raciocinar, pensar e criar memórias; bem como é alerta, flexível e capaz de perceber as circunstâncias com precisão. Portanto, um dos benefícios de beber água é o aprimoramento da cognição.

10. Melhora o desempenho do corpo

15 benefícios surpreendentes da água para a sua saúde

A desidratação torna o corpo desajeitado e lento para responder. Mas, a hidratação adequada permite agilidade e reflexos rápidos, bem como articulações lubrificadas que são menos propensas a ficarem rígidas e doloridas.

Continua após a publicidade

11. Melhora o sistema imunológico

15 benefícios surpreendentes da água para a sua saúde

Diz-se que quem bebe muita água tem menos probabilidade de adoecer. Como a água é essencial para o funcionamento saudável das células, tecidos e órgãos, quando consumida regularmente, ela também pode ajudar seu corpo a evitar doenças.

12. Aumenta o metabolismo

15 benefícios surpreendentes da água para a sua saúde

Estudos têm mostrado que existe uma correlação direta entre o consumo de água e a taxa na qual seu metabolismo queima os alimentos que você consome.

Continua após a publicidade

13. Retarda o processo de envelhecimento

A falta de água no corpo contribui para o aparecimento de rugas prematuras, portanto beba se quiser evitar linhas de expressão e pés de galinha. Ademais, beber 2 litros de água por dia também dá luminosidade ao rosto e ajuda a evitar pele oleosa, acne e cravos pretos.

14. Previne infecções do trato urinário

15 benefícios surpreendentes da água para a sua saúde

A água ajuda o sistema urinário a se livrar das toxinas. Então, beber 2 litros de água por dia ajuda a diluir a urina e também significa que você vai urinar com frequência, eliminando as bactérias nocivas do trato urinário antes que uma infecção comece.

Continua após a publicidade

15. Combate a ansiedade

De modo geral, 85% do tecido cerebral é composto de água. Considerando que a água é fundamental para a nossa sobrevivência, a falta de hidratação pode ser causa suficiente para sentimentos de medo, ansiedade e pânico.

Portanto, se hidratar restaura a ordem e a funcionalidade do cérebro. Ao eliminar as mesmas toxinas que causam dores de cabeça, o simples fato de beber um copo d’água pode nos trazer de volta a um estado de equilíbrio e harmonia.

Como beber água corretamente?

15 benefícios surpreendentes da água para a sua saúde

Continua após a publicidade

Para aumentar a ingestão de água e colocar em prática o seu novo hábito saudável, você pode seguir estes passos simples e sem fazer nenhum esforço:

Compre uma nova garrafa de água: hoje em dia, há uma grande quantidade de garrafas de água reutilizáveis ​​que são ecológicas, fáceis de transportar e têm uma ótima aparência. Ao encontrar um de que realmente goste, também pode funcionar como um lembrete útil para você se hidratar.

Defina lembretes para si mesmo: ao definir lembretes para si mesmo usando o alarme do celular, por exemplo, pode ajudá-lo a formar um hábito e regular a ingestão de água.

Distribua a ingestão de água entre as refeições: beber água pode ajudar na perda de peso porque muitas vezes comemos em excesso porque pensamos que estamos com fome, mas na verdade estamos com sede.

Continua após a publicidade

Não tome água em excesso: frequentemente, é o próprio corpo que nos diz quando beber água. Portanto, beba para refrescar o corpo e não fique obcecado com os ‘8 copos’ como um regime obrigatório.

Além disso, beber muita água em um curto espaço de tempo pode causar náuseas, dores de cabeça e tonturas devido à passagem de uma quantidade excessiva de água pelo sistema nervoso.

Beba mais água nos dias quentes: nos dias que faz muito calor você perde mais líquidos devido ao aumento da temperatura. Portanto, durante os meses de verão, aumente a ingestão de água para se manter hidratado.

Agora que você sabe quais são os principais benefícios da água, leia a seguir: Quem criou e o que é o mapa de sabores na língua?

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você