Curiosidades

Deiveson Figueiredo, quem é? História do lutador de MMA

Deiveson Figueiredo é um lutador brasileiro de MMA e também ex-campeão geral da categoria peso-mosca do Ultimate Fighting Championship.

Deiveson Figueiredo é um lutador brasileiro de artes marciais mistas, também popular pelo nome de MMA. Nesse sentido, o nome completo do atleta é Deiveson Alcântara Figueiredo. Além disso, compete como peso-mosca, ou seja, pertence à categoria de lutadores com até 57kg.

Antes de mais nada, o lutador é o ex-campeão da categoria no Ultimate Fighting Championship. Em outras palavras, conquistou o Cinturão Peso Mosca do UFC, mas participou de duas defesas de cinturão anteriormente. Ademais, é ainda campeão de jiu-jitsu e luta marajoara na categoria peso-mosca e dos Lutadores Nativos.

A princípio, o natural de Soure, no Pará no dia 18 de dezembro de 1987. Porém, aos 33 anos, Deivesen Figueiredo compete desde 2017 na categoria peso-mosca do UFC. Curiosamente, conhece-se o lutador como Deus da Guerra, por conta de um estilo agressivo e confiante. Por fim, conheça mais a seguir:

Deiveson Figueiredo, quem é? História do lutador de MMA
Fonte: GE

História de Deiveson Figueiredo

Primeiramente, a história de Deiveson Figueiredo envolve outros fatores antes de chegar até sua carreira na luta. Curiosamente, o atleta domava búfalos na sua infância em Soure, no Pará. Ou seja, por ser uma região com rica e protegida flora além de uma fauna peculiar, o atleta começou a vida em contato com a natureza.

Mais especificamente, o lutador de MMA é original de um dos municípios da Ilha de Marajó, a maior ilha fluvial do mundo. Além disso, durante as férias escolares, Deiveson auxiliava o pai no trabalho rural, o que envolvia amansar os búfalos assim como outras atividades no campo.

Posteriormente, interessou-se pela capoeira como esporte principal. Desse modo, o som do berimbau e a turma da escola fizeram parte da adolescência e da formação de sua identidade. Contudo, a partir da tutela de Iuri e Idemar Marajó, lutadores do UFC, Deiveson Figueiredo passou a entrar no MMA.

Nesse sentido, mudou-se para Belém na juventude enquanto iniciava os treinos. Mais ainda, trabalhou como sushiman e auxiliar de cabeleireiro para complementar a renda durante o processo. Por outro lado, além disso ainda trabalhou como pedreiro e mototaxista.

Deiveson Figueiredo, quem é? História do lutador de MMA
Fonte: Esportelandia

Carreira no esporte

Antes de mais nada, Deiveson Figueiredo estreou no UFC no dia 3 de junho de 2017. Mais ainda, participou da 212ª edição do evento, com sede no Rio de Janeiro. Além disso, a primeira luta aconteceu contra o mexicano Marco Beltrán, com vitória do lutador brasileiro por nocaute técnico no fim do segundo round.

Logo em seguida, Deiveson Figueiredo mostrou um estilo com habilidade para nocautes, agressividade e uma presença de palco durante as lutas. Sendo assim, chamou atenção dos responsáveis pelo torneio e entrou na disputa pelo cinturão após um combate. Mais especificamente, em uma luta contra o brasileiro Alexandre Pantoja, levando o bônus de Luta da Noite.

Posteriormente, o combate contra o estadunidense Joseph Benevidez marcou a sexta luta do brasileiro no UFC, mas já pelo título dos peso-mosca dentro do campeonato. Apesar disso, o atleta dominou o oponente e o nocauteou no segundo round, seguindo seu estilo de luta que o rendeu o apelido Deus da Guerra.

Entretanto, o cinturão aconteceu por meio de uma revanche, tendo em vista que Deiveson Figueiredo não conseguiu bater o peso. Porém, Benevidez acabou caindo em um mata-leão no primeiro round e perdendo o cinturão para o novato brasileiro. Ainda assim, Joseph Benevidez tornou-se o adversário principal do lutador até os dias atuais.

E aí, aprendeu sobre o atleta? Então leia sobre Sangue doce, o que é? Qual a explicação da Ciência.

Fontes: Wiki | Esportelandia | GE | AG Fight

Imagens: GE | Esportelandia

Próxima página »

Escolhidas para você