Curiosidades

Maior toboágua do Brasil: onde fica e quais são as medidas

O maior toboágua do Brasil e do mundo chama-se Kilimanjaro, construído com 49,9 metros de altura sendo maior que a Estátua da Liberdade.

O maior toboágua do Brasil está localizado no Aldeia das Águas Park Resort, na cidade de Barra do Piraí. Nesse sentido, refere-se a uma construção de 49,9 metros de altura, com uma inclinação de 60º. Ademais, a medida supera a Estátua da Liberdade dos Estados Unidos e atinge uma velocidade de 100 km/h em cerca de segundos.

Além disso, considera-se a estrutura como o maior toboágua do mundo, com recorde estabelecido pelo Guinness Book. Por outro lado, o Brasil também detém o segundo e terceiro maiores, localizados em Fortaleza e em Goiás, respectivamente. No geral, a atração é visitada por turistas que querem sentir a adrenalina de uma queda veloz.

Curiosamente, o país também detém outros recordes aquáticos, com o maior fluxo de água do mundo sendo o Rio Amazonas e a maior extensão, com o Pantanal Matogrossense. Desse modo, há um histórico de construções e formações naturais brasileiras no Livro dos Recordes.

Continua após a publicidade

Origem do maior toboágua do Brasil

A princípio, concebeu-se o Kilimanjaro como o maior toboágua do Brasil a partir da sua construção em 1999. Sendo assim, o projeto previa que a obra superasse a Estátua da Liberdade e o Cristo Redentor em tamanho. Contudo, concedeu-se o prêmio de maior do mundo a partir de 2005, consolidando o projeto como complexo de relevância internacional.

Desse modo, consiste em um importante cartão postal, localizado a 120 km da capital carioca em uma extensão de mais de 330 mil metros quadrados. Ademais, a região da Aldeia das Águas conta com outras atrações que mantém o turismo na região durante todo ano.

Antes de mais nada, o nome é inspirado na montanha localizada ao norte da Tanzânia. Curiosamente, considera-se esse monte como o ponto mais alto da África, com uma altura de 5.895 metros. Além disso, trata-se de um antigo vulcão com o topo coberto de neve com rica fauna e um importante parque nacional.

Sendo assim, o maior toboágua do Brasil tem inspiração na riqueza cultural e turística do Quênia. Mais ainda, existem algumas regras de utilização da atração desenvolvidas especialmente por conta de suas dimensões. Sobretudo, o final do toboágua deságua em uma piscina com profundidade de recuo de 1,20 metros, desenvolvida tendo em vista a velocidade da queda.

Continua após a publicidade

Por outro lado, somente aqueles com mais de 1,30 metros de altura e abaixo dos 00 kg podem utilizar do brinquedo. Ademais, gestantes, pessoas com labirintite, cardiopatias, problemas na coluna e afins estão proibidas da utilização por conta dos riscos intrínsecos ao toboágua. Desse modo, mantém-se a segurança dos visitantes e a integridade da estrutura.

Outras estruturas famosas no país

Como citado anteriormente, o Brasil também detém o segundo e o terceiro maior toboágua do mundo. Nesse sentido, o Insano ocupa a segunda posição no pódio, com o título de maior toboágua do Brasil até reconhecimento do Kilimanjaro em 2005. Basicamente, está localizado no Beach Park em Fortaleza, com uma estrutura equivalente a um prédio de 14 andares.

Em outras palavras, o Insano é um toboágua de 41 metros de altura com recorde de velocidade, pois a queda atinge 105 km/h em cerca de cinco segundos. Nesse contexto, o passeio veloz oferece a vista paradisíaca da praia do Porto das Dunas, sendo uma das atrações aquáticas mais visitadas e gravadas no país.

Continua após a publicidade

Ademais, outro competidor no pódio é o XPirado, localizado no Beach Park em Goiás. Em resumo, trata-se de uma estrutura de 32 metros de altura com um escorregador de 142 metros de comprimento.

Curiosamente, utilizou-se no XPirado cerca de 40 toneladas de cimento e 400 metros cúbicos de concreto. Mais ainda, consiste em uma área construída de mais de 3.300 metros quadrados. Além disso, estima-se que o visitante desça em uma velocidade média de 8,3 metros por segundo.

E aí, conheceu o maior toboágua do Brasil? Então leia sobre Cidades medievais, quais são? 20 destinos preservados no mundo.

Fontes: Folha Estado | Hypeness | Blog E-Destinos | Hapfun | G1 Globo | Aldeia das Águas Resort | Hype

Continua após a publicidade

Imagens: Aldeia das Águas Resort

Próxima página »

Escolhidas para você