O dente cariado é marcado pela presença de cáries. Elas são um tipo de bactéria que perfuram os dentes, provocando desconforto e dor, além de representarem risco de infecções.
Para eliminar as cáries, é preciso fazer um tipo de restauração, com um dentista. Além de remover as cáries, o profissional também deve tratar os tecidos infectados, como a gengiva, por exemplo.
No entanto, casos em que as cáries cheguem até a polpa do dente, um tratamento de canal pode ser necessário.
Tipos de cáries
As cáries podem ser classificadas em três tipos principais:
Coronárias: essas são as cáries localizadas entre os dentes e na região de mastigação, sendo comuns nos dentes posteriores de crianças.
Radiculares: o envelhecimento provoca a diminuição natural da gengiva e, portanto, o surgimento das cáries mais próximas às raízes do dentes de adultos.
Recorrentes: as cáries recorrentes são as que voltam a surgir pelo acúmulo de placas, mesmo em casos em que já houve algum tipo de restauração ou obturação
Sintomas de dente cariado
Dor de dente: as cáries podem atingir regiões próximas aos nervos do dente, ou seja, provocam dores com seu aparecimento. Dependendo da concentração, os níveis de dor podem ser leves, moderados ou intensos.
Sensibilidade: assim como provoca dor, a incidência de cáries também deixa os dentes mais sensíveis. Esses sintomas podem ser percebidos em vários momentos, como no consumo de alimentos quentes ou frios, ou mesmo com o toque no dente cariado, por exemplo.
Incômodo na mastigação: o aumento de sensibilidade também pode gerar outros efeitos, como dores durante a mastigação.
Mau hálito: as cáries fazem com que os alimentos fiquem acumulados com facilidade nas lesões e, por isso, ajudam a provocar mau hálito.
Manchas nos dentes: existem vários motivos que podem provocar o aparecimento de manchas nos dentes, sendo a presença de dentes cariados um deles.
Inchaço das gengivas: o não tratamento das cáries faz com que a infecção chegue até a polpa do dente, atingindo a raiz e contaminando as gengivas.
Tratamento
Quando o dente cariado não é tratado, a infecção pode atingir outros dentes e até mesmo ser transmitida para outras pessoas. Além disso, a proliferação de bactérias favorece o surgimento de outros problemas de saúde bucal, podendo levar à perda dos dentes.
A remoção de cáries é feita com a utilização de cureta ou motorzinho, dependendo do tipo da infecção. Logo após a remoção, pode ser necessário fazer a aplicação de resina para preencher a região removida. Apesar disso, o material é praticamente imperceptível na textura do dente.
Dependendo do tipo de tratamento, ele pode durar algumas horas e precisar de anestesia local. No entanto, quando ele é feito com o uso de gel Papacárie, pode ser feito com mais simplicidade, sem gerar desconfortos.
Caso o dente cariado esteja com lesões muito profundas, chegando até a polpa, pode ser necessário fazer um tratamento de canal. Nesse caso, o dente perde toda a sua terminação nervosa e, portanto, perde a capacidade de sentir dores ou incômodo vindo da infecção.
Fontes: Sorrisologia, Odonto Clinic